Repositório Institucional da UFPI

ELETROFIS: um aplicativo didático em eletrodinâmica para ensino médio

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SANTOS, Reges Carvalho dos.
dc.date.accessioned 2020-05-26T12:48:55Z
dc.date.available 2020-05-26T12:48:55Z
dc.date.issued 2020-05-26
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2182
dc.description Orientador: Profº Dr. Célio Aécio Medeiros Borges. Examinador Interno: Prof. Dr. Alexandre de Castro Maciel. Examinadora EXterna: Profª Dra.Janete Batista de Brito (UESPI) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:Neste trabalho foi construído e utilizado um aplicativo desenvolvido para sistema Android como ferramenta didática com objetivo de facilitar o processo ensino e aprendizagem de eletrodinâmica no ensino médio, denominado Eletrofis. Teve como propósito responder à questão “É possível que a utilização do aplicativo Eletrofis como ferramenta didática para o ensino e aprendizagem da eletrodinâmica melhore a qualidade do processo?” Para isso, recorremos aos estudos sobre a teoria sóciohistórico- cultural de Lev Semenovich Vygotsky. Este aplicativo foi o produto educacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Essa pesquisa foi aplicada no Centro Estadual de Tempo Integral CETI Candido Borges Castelo Branco no município de Campo Maior-PI, para alunos da 3º série do Ensino médio, no qual os alunos foram divididos em grupos de três, e participaram de um pré-teste, utilização do aplicativo, um pósteste e uma avaliação do aplicativo. Este trabalho teve uma abordagem qualitativa e quantitativa que juntas forneceram resultados de todo processo. Portanto, verificouse que houve melhora expressiva no processo ensino e aprendizagem mediada por esse recurso, no qual obtivemos um aumento da quantidade de alunos com notas superiores em relação ao primeiro teste, elevando a média de 5,0 para 8,4. ABSTRACT:In this work we construct and use a mobile app developed for Android systems as a didactic tool to facilitate the teaching and learning process of electrodynamics in high school, called Eletrofis. Its purpose was to answer the question "Is it possible that the use of the Eletrofis mobile app as a didactic tool for teaching and learning electrodynamics improves the quality of the process?" For this reason, we turn to studies on the social-historical-cultural theory of Lev Semenovich Vygotsky. This mobile app was the educational product of the Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) of the Universidade Federal do Piauí (UFPI). This research was applied in a Centro Estadual de Tempo Integral CETI Candido Borges Castelo Branco Branco in Campo Maior-PI, for students in the 3rd grade of High School, in which students were divided into groups of three, and participated in a pre- testing, mobile app usage, a post-test, and a mobile app evaluation. This research had a qualitative and quantitative approach that together provided results of the whole process. Therefore, it was verified that there was expressive improvement of the teaching-learning process mediated by this resource, in which we obtained an increase in the number of students with higher grades in relation to the first test, elevating on average from 5.0 to 8.4. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Eletrodinâmica pt_BR
dc.subject Aplicativo pt_BR
dc.subject Eletrofis pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Física pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Electrodynamics pt_BR
dc.subject Mobile App pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Physics pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.title ELETROFIS: um aplicativo didático em eletrodinâmica para ensino médio pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account