Abstract:
RESUMO:Neste trabalho foi construído e utilizado um aplicativo desenvolvido para sistema
Android como ferramenta didática com objetivo de facilitar o processo ensino e
aprendizagem de eletrodinâmica no ensino médio, denominado Eletrofis. Teve como
propósito responder à questão “É possível que a utilização do aplicativo Eletrofis como
ferramenta didática para o ensino e aprendizagem da eletrodinâmica melhore a
qualidade do processo?” Para isso, recorremos aos estudos sobre a teoria sóciohistórico- cultural de Lev Semenovich Vygotsky. Este aplicativo foi o produto
educacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) da
Universidade Federal do Piauí (UFPI). Essa pesquisa foi aplicada no Centro Estadual
de Tempo Integral CETI Candido Borges Castelo Branco no município de Campo
Maior-PI, para alunos da 3º série do Ensino médio, no qual os alunos foram divididos
em grupos de três, e participaram de um pré-teste, utilização do aplicativo, um pósteste e uma avaliação do aplicativo. Este trabalho teve uma abordagem qualitativa e
quantitativa que juntas forneceram resultados de todo processo. Portanto, verificouse que houve melhora expressiva no processo ensino e aprendizagem mediada por
esse recurso, no qual obtivemos um aumento da quantidade de alunos com notas
superiores em relação ao primeiro teste, elevando a média de 5,0 para 8,4.
ABSTRACT:In this work we construct and use a mobile app developed for Android systems as a
didactic tool to facilitate the teaching and learning process of electrodynamics in high
school, called Eletrofis. Its purpose was to answer the question "Is it possible that the
use of the Eletrofis mobile app as a didactic tool for teaching and learning
electrodynamics improves the quality of the process?" For this reason, we turn to
studies on the social-historical-cultural theory of Lev Semenovich Vygotsky. This
mobile app was the educational product of the Mestrado Nacional Profissional em
Ensino de Física (MNPEF) of the Universidade Federal do Piauí (UFPI). This research
was applied in a Centro Estadual de Tempo Integral CETI Candido Borges Castelo
Branco Branco in Campo Maior-PI, for students in the 3rd grade of High School, in
which students were divided into groups of three, and participated in a pre- testing,
mobile app usage, a post-test, and a mobile app evaluation. This research had a
qualitative and quantitative approach that together provided results of the whole
process. Therefore, it was verified that there was expressive improvement of the
teaching-learning process mediated by this resource, in which we obtained an increase
in the number of students with higher grades in relation to the first test, elevating on
average from 5.0 to 8.4.