Abstract:
RESUMO: O presente estudo investiga a prática do Coordenador Pedagógico no contexto da Escola de
Tempo Integral na cidade de Teresina. O objetivo é analisar a prática do Coordenador
Pedagógico no contexto da Escola de Tempo Integral diante dos desafios da educação integral
e integrada, uma vez que a mesma se constitui na atualidade como prioridade da política de
educação do Governo Federal. A escolha desse tema surgiu das inquietações geradas pelas
visitas às Escolas de Tempo Integral como integrante do OBEDUC (Observatório da
Educação), da Universidade Federal do Piauí, desenvolvido pelo NIPEPP (Núcleo
Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional), quando se
perceberam as variadas tarefas das coordenadoras pedagógicas nessas escolas. Para
compreender o coordenador pedagógico e sua construção, contextualizou-se o processo
histórico da formação do pedagogo, fundamentada em autores como Brzezinski (2012),
Libâneo (2013), Silva (2006). Para tratar da Escola de Tempo Integral, definiram-se como
aporte teórico autores como Azevedo (2010), Freire (1996), Gadotti (2009), Moll (2012),
Teixeira (1999) dentre outros. A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo sua abordagem
etnometodológica. Neste caso utilizou-se a concepção de Coulon (1995) para definir o
coordenador pedagógico como membro e ator social, na perspectiva de compreender o seu
papel no desenvolvimento de sua prática voltada para a construção social dos sujeitos que
compõem a Escola de Tempo Integral. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram o
questionário fechado e a entrevista aplicada a duas coordenadoras pedagógicas, colaboradoras
da pesquisa. O lócus de investigação foram duas Escolas de Tempo Integral, da rede estadual
de ensino, localizadas na zona leste da cidade de Teresina- PI. Para análise dos dados tomouse
como subsídio Bardin (2011) para orientar a análise de conteúdo. Os resultados
evidenciaram que o Coordenador Pedagógico das Escolas de Tempo Integral é um gestor,
articulador e orientador do processo educativo que realiza uma prática multidimensional
visando à formação integral do aluno. Porém, diante da multiplicidade de tarefas que
desenvolve, incluindo as de caráter burocrático, vivencia conflitos no exercício de seu papel
profissional. Os resultados contribuíram para ampliar as reflexões acerca da prática do
Coordenador Pedagógico e sua atuação na perspectiva da Educação Integral, bem como para
desvelar a realidade da Escola de Tempo Integral em Teresina. ABSTRACT: This study investigates the practice of Educational Coordinator in the context of Full-Time
School in Teresina. The objective is to analyze the practice of Educational Coordinator in the
context of Full Time School on the challenges of a comprehensive and integrated education,
since it is constituted today as a priority of education policy of the Federal Government. The
choice of this theme emerged from the concerns generated by visits to Full-Time Schools as a
member of OBEDUC (Education Centre) of the Federal University of Piauí developed by
NIPEPP (Interdisciplinary Center for Research in Education and Epistemology of
Professional Practice), when we realize the varied tasks of pedagogical coordinators in these
schools. To understand about the pedagogical coordinator and its construction contextualize
the historical process of formation of the pedagogue. Based on authors such as Silva (2006),
Brzezinski (2012), Libaneo (2013). To treat the Full Time School defined as the theoretical
authors as Freire (1996), Teixeira (1999), Gadotti (2009), Azevedo (2010), Moll (2012),
among others. The research is qualitative in nature, and its etnonometodologica approach. In
this case we use the concept of Coulon (1995) to define the pedagogical coordinator as a
member and social actor with a view to understanding the role of it in the developmentoriented
practitioners for the social construction of subjects that make up the Full Time
School. The data collection techniques used were closed questionnaire and the interview
applied to two pedagogical coordinators, research collaborators. The research locus were two
Full Time Schools, the state education system, located on the east side of the city of Teresina
PI. For data analysis we take as subsidy Bardin (2011) to guide the content analysis. The
results showed that the Pedagogical Coordinator Full-Time Schools is a manager, articulating
and guiding the educational process that performs a multidimensional practice aimed at the
integral formation of the student. However, given the multitude of tasks that develops,
including bureaucratic character, experiences coping with conflicts in the exercise of their
professional role. The results helped to expand the reflections on the practice of Educational
Coordinator and its performance in the perspective of Integral Education, as well as to unveil
the reality of Full Time School in Teresina.