dc.description.abstract |
RESUMO:O presente trabalho tem como temática principal o processo de construção de identidades negras na contística de Cristiane Sobral. Nesse sentido, selecionou-se os contos “Pixaim”, “O tapete voador” e “Metamorfose”, presentes na obra O tapete voador (2016), de autoria da referida autora. A abordagem das particularidades inerentes à repercussão do racismo sobre as construções de identidades negras femininas é uma constante nas narrativas, o que justifica a escolha do corpus. Assim, objetiva-se compreender o caráter processual das construções das identidades de mulheres negras, a partir do recorte das ações das protagonistas das narrativas citadas. Especificamente, pretende-se apresentar o atual estado do campo no tocante à investigação, no Brasil, da contística negra feminina contemporânea; discutir a contribuição de um conceito de lugar de fala para a compreensão das construções identitárias femininas negras nos contos e analisar as ações de enfrentamento ao racismo e as estratégias discursivas, por parte das protagonistas das referidas narrativas. O aporte teórico baseia-se, sobretudo nas noções de crioulização e de rizoma expostas por Édouard Glissant, em Introdução a uma poética da diversidade (2005), além de trabalhos como os de Achille Mbembe (2014), Frantz Fanon (2008), Stuart Hall (2015, 2003), Neusa Santos Souza (1983). É importante mencionar ainda, enquanto alicerce para o marco teórico, as noções implementadas pelo feminismo negro a partir dos trabalhos de bell hooks (1995, 2005), Conceição Evaristo (2009, 2005), Djamila Ribeiro (2017), Joice Berth (2018), Patrícia Hill Collins (2015, 2016), Kimberlé Crenshaw (2002). No que se refere à metodologia da pesquisa, considera-se o modelo rizomático proposto por Glissant por meio do qual os contos em análise são tomados como prefácio para dialogar com outras obras pertencentes a um quadro mais amplo de literatura negra brasileira, pressupondo a formação de um campo literário como ato político. Ademais, considera-se a leitura da autora na dupla dimensão: ficcionalidade (contística) e ensaio. As protagonistas de Sobral são marcadas pelos embates e pelo racismo presentes no meio social onde estão inseridas. Em decorrência desse fato, cada conto apresenta uma personagem alimentando a ideia de brancura. Tomadas as devidas peculiaridades de cada protagonista, suas construções identitárias passam pela autonegação da negritude, pela consciência de si e pelo empoderamento.
ABSTRACT:This work has as main theme the construction process of black identities in the Cristiane Sobral’s tales collection. In this sense, there was selection of the tales "Pixaim", “O tapete voador” and “Metamorfose” present in the work O tapete voador (2016) by the mentioned author. The approach of the peculiarities inherent to the racism repercussion on the feminine identities constructions is a constant in the narratives, which justifies choice of the corpus. Thus, it aims to comprehend procedural character of the black women identities constructions starting from protagonists actions cropping in the mentioned narratives. Specifically, it intends to present the current state of the field regarding the investigation of the contemporary tales collection about feminine black in Brazil; to discuss contribution of a speech place concept to the understanding of feminine black identity constructions in the tales and to analyze the racism confronting actions and discursive strategies by the protagonists of referred narratives. The theoretical support is based, above all, on the rhizome and creolization notions presented by Édouard Glissant, in Introdução a uma poética da diversidade (2005), besides works such like those of Achille Mbembe (2014), Frantz Fanon (2008), Stuart Hall (2015, 2003) and Neusa Santos Souza (1983). It is important to mention, as a foundation for the theoretical framework, the notions implemented by black feminism from the bell hooks’ (1995, 2005) works, Conceição Evaristo (2009, 2005), Djamila Ribeiro (2017), Joice Berth , Patricia Hill Collins (2015, 2016) and Kimberlé Crenshaw (2002). With regard to the research methodology is concerned the rhizomatic model proposed by Glissant through which the tales in analysis are taken as a preface to dialogue with other works associated to a wider picture of Brazilian black literature, presupposing a formation of a literary field as a political act. Also, it considers autor reading on the double dimension: fictionality (tales collection) and essay. The Sobral’s protagonists are marked by the conflicts and racism present in the social environment where they are inserted. As a result of this fact, each tale presents a character feeding an idea of whiteness. Taking the due peculiarities of each protagonist, their identity constructions pass by self-negation of blackness, self-awareness and empowerment. |
pt_BR |