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NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.

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dc.contributor.author CUNHA, Sandra da Conceição
dc.date.accessioned 2020-05-19T12:19:35Z
dc.date.available 2020-05-19T12:19:35Z
dc.date.issued 2020-05-19
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2161
dc.description Orientador: Prof.. Dr. José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho. Examinador Externo: Prof.ª Dra Lélia Cristina Silveira de Moraes (UFMA).Examinadora Interna: Profª. Dra. Maria da Glória Carvalho Moura. Examinadora Interna: Profª. Dra. Hilda Maria Martins Bandeira. Examinadora Interna: Profª. Dra. Antonia Edna Brito. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:As necessidades formativas de professores têm papel valoroso no processo de planificação das ações voltadas para formação continuada de professores, bem como para a tomada de decisões diante das mudanças que têm ocorrido de forma acelerada no seio da sociedade, dificultando o acompanhamento de tal processo. Nesse sentido, apresentamos o seguinte problema de pesquisa: Quais são as necessidades formativas de professores da prática docente na Educação Profissional? Julgamos necessário para o processo de investigação termos como norte as seguintes questões: Como os professores concebem suas necessidades formativas na prática docente?; Quais necessidades formativas emergem no cotidiano de sua prática docente?; Como a formação continuada tem contribuído para atender as necessidades formativas que emergem no cotidiano da prática docente da Educação Profissional? O estudo objetiva de forma geral analisar as necessidades formativas de professores da prática docente na Educação Profissional. Especificamente: a) Descrever como os professores concebem suas necessidades formativas; b) Identificar as necessidades formativas emergidas no cotidiano da prática docente; c) Compreender como a formação continuada tem contribuído para atender as necessidades formativas evidenciadas da prática docente na Educação Profissional. O percurso metodológico firma-se numa abordagem qualitativa, com adoção do método biográfico para trazer à tona os elementos para a discussão das narrativas dos professores. O campo empírico é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPI), Campus Piripiri. Os interlocutores são docentes da Educação Profissional dos curso de Vestuário, Administração e Informática. Para o procedimento de produção de dados serão utilizados o questionário e a técnica da entrevista narrativa. Para o tratamento dos dados coletados faremos uso da análise de conteúdo defendida por Bardin (2011). Para o desenvolvermos deste estudo buscamos nos fundamentar em autores que têm estudos direcionados para formação inicial como: Garcia (1999), Giroux (1997), Pacheco e Flores (1999), Gatti (2009), Contreras (2012), Pimenta, Almeida e Leite (2008), Cunha (2010), Pimenta (2005), Rodrigues e Freitas ( 2016), Sousa e Moura (2019); sobre a formação continuada em: Nóvoa (1992), Gatti (2008, 2016), Pimenta e Ghedin (2002), Imbernón (2009), Cunha e Mendes Sobrinho (2018), Pimenta e Anastasiou (2014), Moura (2008), Mariconi (2017), Araújo e Rodrigues (2018), Prada, Freitas e Freitas (2010), Resolução nº 02/2015 e quanto as necessidades formativas à luz de Rodrigues e Esteves (1993), Princepe (2010), Ramalho e Nuñez (2011), Carvalho (2017), Bandeira (2014), Oliveira (2016), Pena (2018) dentre outros. A pesquisa permite explicitarmos que as necessidades formativas dos professores se concentram, principalmente, no campo pedagógico e na formação de pós-graduação em nível de stricto sensu. Além disso, o estudo aponta para a necessidade de sistematização na formação continuada de professores que venha atender aos bacharéis docentes da Educação Profissional, levando em consideração as necessidades formativas que emergem a partir da prática docente. Logo, reafirmam a expressiva necessidade de uma formação pedagógica mediante o ingresso para o exercício como docentes nessa modalidade. ABSTRACT:The teacher's formative needs have a valorous roll in the planification process of the actions headed to the continuous formation of teachers, just as in the decision making facing the changes that have occurred in a fast way in the society, making the following of such process harder. In this meaning, we present the following research problem: What are the teacher's teaching practice formative needs in the professional education? We judged necessary to the process of investigation to have as compass the following questions: How do teachers conceive their formative needs in the teaching practice? How do the the continuous formation contribute to attend the formative needs that emerge in the teaching practice daily basis of the Professional Education? This study aims, in general, to analyze the teacher's formative needs of the teaching practice in the Professional Education. Specifically: a) Describe how teacher's conceive their formative needs; b) Identify the formative needs that emerge in the teaching practice's daily basis; c) Comprehend how the continuous formation has contributed to attend the formative needs showed of the teaching practice in the Professional Education. The methodological path is based on a qualitative approach, with adoption of the biograffic method to bring up the elements to the discussion of the teacher's narrative. The empirical field is Federal Institute of Education, Science and Technology (IFPI), campus Piripiri. The interlocutors are Professional Education professors, in the majors of Clothing, Administration and Information Technology. To the procedure of data production, there will be utilized a questionnaire and the technique of narrative interview. To the treatment of the collected data we will use the content analysis defended by Bardin (2011). To the development of this study we searched for authors that have studies directed to the initial formation, such as: Gracia (1999), Giroux (1997), Pacheco and Flores (1999), Gatti (2009), Contreras (2012), Pimenta, Almeida and Leite (2008), Cunha (2010), Pimenta (2005), Rodrigues and Freitas (2016), Sousa and Moura (2019); about the continuous formation: Nóvoa (1992), Gatti (2008, 2016), Pimenta and Ghedin (2002), Imbernón (2009), Cunha and Mendes Sobrinho (2018), Pimenta and Anastasious (2014), Moura (2008), Mariconi (2017), Araújo e Rodrigues (2018), Prada, Freitas and Freitas (2010), Brasil (2015) and about the formative needs: Rodrigues and Esteves (1993), Princepe (2010), Ramalho and Nuñez (2011), Carvalho (2017), Bandeira (2014), Oliveira (2016), Pena (2018) among others. The research allow us to explicit that the teacher's formative needs concentrate, mostly, in the pedagogical field and in the formation of the post-graduation in stricto sensus level. Besides that, the study points to the need of systematization in the continuous formation of teachers, that comes to attend the teaching bachelors of the Professional Education, considering the formative needs that emerge from the teaching practice. Therefore, they reaffirm the expressive need for a pedagogical formation by entering the exercise as teachers in this modality. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Necessidades formativas pt_BR
dc.subject Educação profissional pt_BR
dc.subject Formação inicial pt_BR
dc.subject Formative needs pt_BR
dc.subject Professional Education pt_BR
dc.subject Initial Formation pt_BR
dc.subject Continuous Formation pt_BR
dc.title NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

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