Abstract:
RESUMO: O brincar é a atividade da criança no mundo para apropriação e objetivação da cultura
humana, por ser atividade guia para o desenvolvimento infantil. Na Educação Infantil esta
atividade é normatizada em documentos oficiais como as Diretrizes Curriculares Nacionais
para Educação Infantil - DCNEI (2010) e validada pelas pesquisas sobre infância,
desenvolvimento infantil e Educação Infantil. Em face destes argumentos, emerge a seguinte
questão: Quais possibilidades da prática pedagógica da Educação Infantil ser mediada pelo
brincar como atividade guia do desenvolvimento da criança? Para discutir essa questão, a
proposta de tese é: A prática pedagógica da Educação Infantil mediada pelo brincar tem
possibilidade de desenvolvimento integral da criança quando as significações sobre o brincar,
produzidas pelas professoras, são de atividade guia geradora de aprendizagem e
desenvolvimento. O objetivo geral é: Investigar os processos constitutivos da prática
pedagógica da Educação Infantil mediada pelo brincar. O Materialismo Histórico Dialético e
a Psicologia Histórico-Cultural são as bases teóricas, que orientam este estudo, por serem
teorias que consideram a realidade como movimento gerado por contradições, como o próprio
processo de constituição da Educação Infantil, que gerou mudanças na forma de pensar a
criança e o profissional que trabalha com sua formação; e pela possibilidade de estudar a
consciência ligada, indissoluvelmente, ao meio material em que vive o ser humano. A
pesquisa empírica foi da modalidade pesquisa formação, envolveu a pesquisadora e mais três
professoras da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC) do município de Teresina/PI e foi
desenvolvida em três momentos: Entrevista Reflexiva Coletiva, Oficinas de Brincar e registro
escrito reflexivo na forma de Memorial Reflexivo do Processo Formativo e de Cartas
Pedagógicas. E como procedimento analítico foi utilizado os Núcleos de Significação. As
sinalizações da pesquisa evidenciaram a atividade de brincar como estratégia de
ensino/aprendizagem com objetivo de alfabetizar, mas um desejo de mudança da prática
pedagógica mediada pelo brincar, expressas pelas professoras partícipes da pesquisa
formação, por meio de novas significações de brincar como atividade guia geradora de
aprendizagem, e de desenvolvimento infantil como processo produzido socialmente. Os
conhecimentos produzidos por meio da pesquisa formação criaram condições de reflexão crítica sobre a prática e evidenciaram tomada de consciência sobre a necessidade das
professoras de formação contínua e da mediação da atividade de brincar com objetivo de
desenvolvimento integral da criança. Ao significarem à atividade do brincar como atividade
guia do desenvolvimento infantil, ao conhecer o que significa desenvolvimento infantil para a
Psicologia Histórico-Cultural, as professoras evidenciam que podem fazer diferente, que
sabem como o brincar pode gerar o desenvolvimento infantil.----------------ABSTRACT
Playing is an activity of the child in the world for appropriation and objetification of the
human culture, for being a conducting activity for the child development. In Child Education
this activity is regulated in official documents such as the National Curricular Guidelines for
Child Education – (DCNEI, 2010) and validated by the researches on childhood, child
development and Child Education. In view of these arguments, the following question is
emerged: What possibilities from the pedagogic practices of Child Education are mediated by
playing as a conducting activity for the child development? To discuss this issue, the thesis
proposal is: The pedagogical Child Education practice mediated by playing has possibility of
the integral development of the child when the significances of playing produced by the
teachers belong to conducting generative activity of learning and development. The general
objective is to investigate the constitutive processes of the pedagogical Child Education
mediated by playing. The Dilectical Historical Materialism and the Cultural and Historical
Psychology are the theoretical basis that guide this study for being theories that consider
reality as a movement generated by contradictions just as the constitutive process of the Child
Education itself that have generated changes of mindsets to the child and the professional who
works with the formation; and for the possibility of studying the consciousness indissolubly
linked to the material environment where the human being lives. The empirical research was
by means of formation research involved the researcher and three more teachers from the
Secretariat of Education and Culture (SEMEC) in the city of Teresina/PI and it was developed
in three moments: Reflective and Collective Interview, Playing workshops and reflective
written record in the form of Reflective Memorial of the Formation Process and Pedagogical
Letters. As an analytical procedure the Signification Nuclei were used. The signals of the
research have highlighted the playing activity as a teaching and learning strategy aiming to
literate, but a desire of change from the pedagogical practice mediated by playing expressed
by the teachers who have participated in the formation research by means of new
significations of playing as a conducting activity and learning generator, and child
development as a process socially produced. The knowledge produced through the formation research have created conditions of a critical reflection on the practice and have emphasized
awareness of the teachers‟ need for continuous training and the mediation of the playing
activity with the objective of integral development of the child. Assigning meaning to the
playing activity as a conducting activity for the child development, knowing what child
development means for the Cultural and Historical Psychology, the teachers show they can do
different and know how playing can generate the child development.-----------------RESUMEN
El jugar es una actividad del niño em el mundo para apropriación y objetivación de la cultura
humana, por ser actividad guia para el desarrollo infantil. En la Educación Infantil esta
actividad es normatizada en documentos oficiales como las Directrices Curriculares
Nacionales para la Educación Infantil- DCNEI (2010) y validada por las investigaciones sobre
infancia, desarrollo infantil y Educación Infantil. En base a estos argumentos, emerge la
siguiente pregunta: ¿ Cuáles son las posibilidades de la práctica pedagógica de la Educación
Infantil a ser mediada por el jugar como actividad guia del desarrollo del niño? Para discutir
esa pregunta, la propuesta de la tesis es: La práctica pedagógica de la Educación Infantil
mediada por el jugar tiene posibilidad de desarrollo integral del niño cuando las
significaciones sobre el jugar, producidas por las profesoras, son de actividad guía generadora
de aprendizaje y desarrollo. El objetivo general es Investigar los procesos constitutivos de la
práctica pedagógica de la Educación Infantil mediada por el jugar. El Materialismo Histórico
Dialéctico y la Psicología Histórico-Cultural son las bases teóricas que orientan este estudio
por ser teorías que consideran la realidad como movimiento generado por contradicciones,
como el propio proceso de constitución de la Educación Infantil, que generó cambios en la
forma de pensar del niño y el profesional que trabaja con su formación; y por la posibilidad de
estudiar la conciencia ligada indisolublemente al medio material en el que vive el ser humano.
La investigación empírica fue de la modalidad investigación formación, envolvió a la
investigadora y más tres profesoras de la Secretaria de Educación y Cultura- SEMEC del
Municipio de Teresina/PI y fue desarrollada en tres momentos: Entrevista Reflexiva
Colectiva, Taller de Jugar y registro escrito reflexivo en la forma de Memorial Reflexivo del
Proceso Formativo y de Cartas Pedagógicas. Y como procedimiento analítico fue utilizado los
Núcleos de Significación. Las señalizaciones de la investigación evidenciaron la actividad de
jugar como estrategia de enseñanza aprendizaje con el objetivo de alfabetizar, pero un deseo
de cambio de la práctica pedagógica mediada por el jugar, expresas por las profesoras
participantes de la investigación formación, por medio de nuevas significaciones de jugar
como actividad guía generadora de aprendizaje, y de desarrollo infantil como proceso producido socialmente. Los conocimientos producidos por medio de la investigación
formación crearon condiciones de reflexión crítica sobre la práctica y evidenciaron tomada de
conciencia sobre la necesidad de las profesoras de formación continua y de mediación de la
actividad de jugar con el objetivo de desarrollo integral del niño. Al significar la actividad de
jugar como actividad guía del desarrollo infantil, al conocer lo que significa desarrollo infantil
para la Psicología Histórico-Cultural, las profesoras evidenciaron que pueden hacer diferente,
que saben como el jugar puede generar el desarrollo infantil.