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RESUMO;Este trabalho tem como ponto de partida as correlações entre os componentes da composição narrativa de Meridiano de sangue, de Cormac McCarthy, e o processo de secularização por ele representado, a fim de observar de que modo o enredo transforma a perspectiva racionalista moderna pelo uso de elementos estilísticos pertencentes a uma tradição anterior, de natureza mítico-religiosa. A partir da averiguação desses dados, o objetivo desta dissertação é analisar o processo de redução estrutural realizado pela narrativa, na qual está presente a combinação do discurso racionalista e de elementos do discurso religioso, algo que demonstra a tensão existente na cultura de transição dos Estados Unidos no período em que a narrativa ocorre, de 1849 a 1878, o que nesse romance histórico inclui o reconhecimento do ideal puritano em paralelo aos paradigmas iluministas, direcionados para legitimação da violência contra outras culturas, relação que permanece mais visível na observação das ações e falas das personagens centrais kid, juiz Holden e Tobin, o ex-padre, bem como nos comentários realizados pelo narrador através de símiles que indicam a tensão acima referida. Essa leitura justifica-se por uma lacuna na fortuna crítica sobre as obras do autor, já que os textos dedicados a isso direcionam-se para conteúdos específicos sem desenvolver o diálogo que existe entre tópicos como história, religião e filosofia, os quais são percebidos de maneira integralizada através da fundamentação teórica desenvolvida a partir de autores como Erich Auerbach (2015) e Georg Lukács (2009), (2011), e Antonio Candido (1993) que apresentam as mudanças nos parâmetros de representação literária enquanto fenômeno adjacente à moldura sócio-histórica, continuamente em transformação, mas em constante interação com uma tradição representacional. Meridiano de sangue demonstra algumas das transformações da tradição, mas mais que isso desenvolve o problema de relacionar dois discursos de aparente oposição, o histórico e o moral, representados quer pelas ações das personagens quer pelo ambiente da narrativa. O processo de redução estrutural do livro encontra uma melhor exemplificação nos argumentos do juiz Holden, que tenta unir as duas formas de discurso, mas, anteriormente a esse exemplo, o narrador elabora comparações entre a violência das personagens e o espaço degradado que as cercam.
ABSTRACT:This work has as its starting point the correlations between the components of Cormac McCarthy’s Blood Meridian narrative composition and the process of secularization he portrays in order to observe how the plot transforms the modern rationalist perspective by the use of stylistic elements belonging to an earlier tradition, of a mythical-religious nature. Starting from the analysis of these data, the aim of this dissertation is to analyze the structural reduction process carried out by the narrative, in which the combination of rationalist discourse and elements of religious discourse is present, which demonstrates the tension existing in the transitional culture of the United States in the period in which the narrative takes place, from 1849 to 1878, which in this historical novel includes the recognition of the Puritan ideal in comparison to the Enlightenment paradigms, aimed at legitimizing violence against other cultures, a relationship that remains most visible in the observation of actions and speeches of the central characters kid, Judge Holden and Tobin, the ex-priest, as well as in the comments made by the narrator through similes that indicate the tension previously referred . This reading is justified by a gap in the review collection on the author's works, since the texts dedicated to this are directed to specific contents without developing the dialogue that exists between topics such as history, religion and philosophy, which are perceived integrally through the theoretical background developed from authors such as Erich Auerbach (2015) and Georg Lukács (2009), (2011), and Antonio Candido (1993) which present the changes in the parameters of literary representation as an adjacent phenomenon to the socio-historical framework, continuously in transformation, but in constant interaction with a representational tradition. Blood meridian demonstrates some of the transformations of tradition, but furthermore, develops the problem of connecting two discourses of apparent opposition, historical and moral, represented both by the actions of the characters and by the environment of the narrative. The process of structural reduction of the book finds a better exemplification in Judge Holden's arguments, which try to unite the two forms of discourse, but prior to this example, the narrator formulates comparisons between the violence of the characters and the degraded space that surrounds them. |
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