Repositório Institucional da UFPI

AS IMPLICAÇÕES DA QUALIDADE PERCEBIDA NA SATISFAÇÃO DOS DISCENTES DA UFPI CAMPUS MINISTRO PETRÔNIO PORTELA: uma análise empírica da utilização do Sistema SIGAA – Portal do Discente

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author CARVALHO, Rigoberto Veloso de.
dc.date.accessioned 2020-05-14T11:36:30Z
dc.date.available 2020-05-14T11:36:30Z
dc.date.issued 2020-05-14
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2154
dc.description Orientador: Prof.º. Dr. Francisco Mesquita de Oliveira.Examinador Interno: Prof.º. Dr. Alexandre Rabelo Neto. Examinador Interno : Prof.º. Dr. André Macedo Santana. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:Esta pesquisa mensura as influências da qualidade percebida na satisfação dos discentes de graduação na utilização do Sistema SIGAA - Portal do Discente da UFPI. A abordagem metodológica é quantitativa, com pesquisa do tipo survey de uma amostra transversal com 330 alunos de seis cursos de graduação, no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina - PI, considerando um curso por cada Centro de Ensino. A pesquisa considera análise descritiva do SIGAA Portal do Discente e apresenta as principais funcionalidades. Os dados foram coletados através de um instrumento estruturado com 33 variáveis, adaptado a partir do estudo de Ainin, Banhi e Ahmad (2012). Os formulários foram aplicados pelo pesquisador, após instruir os alunos em sala de aula, com prévio agendamento da coordenação de cada curso, nos meses de maio e junho de 2019. A análise foi suportada por Análise Fatorial Exploratória (AFE), utilizando o software Statistical Package for Social Sciences (SPSS®) versão 23 e Modelagem de Equações Estruturais (MEE) com mínimos quadrados parciais com software SmartPLS® versão 3.2.8. Em relação ao objetivo do estudo, os resultados sugerem que os construtos “qualidade do sistema”, “qualidade da informação” e “qualidade do serviço” impactam positivamente na satisfação, porém com relação fraca; já o construto “utilidade percebida” tem o mesmo impacto de influência só que com uma relação forte, corroborando com hipóteses sinalizadas por estudos anteriores. A presente pesquisa visa contribuir com a temática, ao mensurar os conceitos da qualidade percebida e satisfação de usuários em um sistema acadêmico de informação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino Superior. ABSTRACT:This research measures the perceived quality influences on the satisfaction of undergraduate students in the use of the SIGAA System - UFPI Student Portal. The methodological approach is quantitative, with survey research of a cross - sectional sample with 330 students from six undergraduate courses, at Campus Ministro Petrônio Portella, Teresina - PI, considering one course in each Teaching Center. The research considers descriptive analysis of the SIGAA Student Portal and presents its main features. Data were collected through a 33-variable structured instrument adapted from the study by Ainin, Banhi and Ahmad (2012). The forms were applied by the researcher, after instructing the students in the classroom, with previous scheduling by each course coordination, in May and June 2019. The analysis was supported by Exploratory Factor Analysis (AFE), using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS®) software, version 23, and the Structural Equation Modeling (MEE) with Partial Least Squares, with the SmartPLS® software version 3.2.8. Regarding the objective of the study, the results suggest that the constructs “system quality”, “quality of information” and “quality of service” have a positive impact on satisfaction, but with a weak interaction. The construct “perceived utility”, on the other hand, has the same impact on influence but with a strong interaction, corroborating hypotheses signaled by previous studies. This research aims to contribute to the theme by measuring the concepts of perceived quality and user satisfaction in an academic information system, within the Federal Higher Education Institutions. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Satisfação do usuário pt_BR
dc.subject Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) pt_BR
dc.subject Gestão Pública pt_BR
dc.subject User satisfaction pt_BR
dc.subject Integrated System of Management of Academic Activities (SIGAA) pt_BR
dc.subject Public management pt_BR
dc.title AS IMPLICAÇÕES DA QUALIDADE PERCEBIDA NA SATISFAÇÃO DOS DISCENTES DA UFPI CAMPUS MINISTRO PETRÔNIO PORTELA: uma análise empírica da utilização do Sistema SIGAA – Portal do Discente pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account