Abstract:
RESUMO:Esta pesquisa mensura as influências da qualidade percebida na satisfação dos
discentes de graduação na utilização do Sistema SIGAA - Portal do Discente da UFPI. A
abordagem metodológica é quantitativa, com pesquisa do tipo survey de uma amostra
transversal com 330 alunos de seis cursos de graduação, no Campus Ministro Petrônio
Portella, em Teresina - PI, considerando um curso por cada Centro de Ensino. A pesquisa
considera análise descritiva do SIGAA Portal do Discente e apresenta as principais
funcionalidades. Os dados foram coletados através de um instrumento estruturado com 33
variáveis, adaptado a partir do estudo de Ainin, Banhi e Ahmad (2012). Os formulários foram
aplicados pelo pesquisador, após instruir os alunos em sala de aula, com prévio agendamento
da coordenação de cada curso, nos meses de maio e junho de 2019. A análise foi suportada
por Análise Fatorial Exploratória (AFE), utilizando o software Statistical Package for Social
Sciences (SPSS®) versão 23 e Modelagem de Equações Estruturais (MEE) com mínimos
quadrados parciais com software SmartPLS® versão 3.2.8. Em relação ao objetivo do estudo,
os resultados sugerem que os construtos “qualidade do sistema”, “qualidade da informação” e
“qualidade do serviço” impactam positivamente na satisfação, porém com relação fraca; já o
construto “utilidade percebida” tem o mesmo impacto de influência só que com uma relação
forte, corroborando com hipóteses sinalizadas por estudos anteriores. A presente pesquisa visa
contribuir com a temática, ao mensurar os conceitos da qualidade percebida e satisfação de
usuários em um sistema acadêmico de informação, no âmbito das Instituições Federais de
Ensino Superior.
ABSTRACT:This research measures the perceived quality influences on the satisfaction of
undergraduate students in the use of the SIGAA System - UFPI Student Portal. The
methodological approach is quantitative, with survey research of a cross - sectional sample
with 330 students from six undergraduate courses, at Campus Ministro Petrônio Portella,
Teresina - PI, considering one course in each Teaching Center. The research considers
descriptive analysis of the SIGAA Student Portal and presents its main features. Data were
collected through a 33-variable structured instrument adapted from the study by Ainin, Banhi
and Ahmad (2012). The forms were applied by the researcher, after instructing the students in
the classroom, with previous scheduling by each course coordination, in May and June 2019.
The analysis was supported by Exploratory Factor Analysis (AFE), using the Statistical
Package for Social Sciences (SPSS®) software, version 23, and the Structural Equation
Modeling (MEE) with Partial Least Squares, with the SmartPLS® software version 3.2.8.
Regarding the objective of the study, the results suggest that the constructs “system quality”,
“quality of information” and “quality of service” have a positive impact on satisfaction, but
with a weak interaction. The construct “perceived utility”, on the other hand, has the same
impact on influence but with a strong interaction, corroborating hypotheses signaled by
previous studies. This research aims to contribute to the theme by measuring the concepts of
perceived quality and user satisfaction in an academic information system, within the Federal
Higher Education Institutions.