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RESUMO:O atendimento à queixa escolar do ensino superior pelo psicólogo exige dos profissionais
novas práticas de atuação e uma visão crítica acerca desse fenômeno. Nesse sentido, deve-se
conhecer a queixa escolar do universitário a partir do processo de escolarização característico
da educação superior. Esta pesquisa discutiu esse fenômeno através da psicologia escolar
crítica. Dessa forma, objetivou revelar a atuação do psicólogo no atendimento à queixa
escolar do ensino superior na Universidade Federal do Piauí (UFPI). O materialismo
histórico-dialético subsidiou esta pesquisa teoricamente e metodologicamente. Nove
psicólogos (técnico-administrativos) participaram desse estudo. Realizaram-se análise
documental e trabalho de campo. A análise dos dados consistiu em descrição empírica e
teórica, estabelecimento da unidade de análise e explicação após retorno à realidade. Os eixos
analíticos são quatro: o Perfil profissional do psicólogo mostrou prevalência do sexo
feminino, média de idade de 34 anos, inserção recente na UFPI, maioria formada em
instituição pública, profissionais com pós-graduação Lato Sensu e/ou Stricto Sensu em
diversas áreas; a Caracterização das queixas escolares evidenciou uma queixa escolar ampla,
complexa, multideterminada e específica no ensino superior; o Atendimento à queixa escolar
tornou claros os desafios e as limitações para o psicólogo atender à queixa escolar, do ensino
superior, e as características, habilidades e conhecimentos necessários ao atendimento; os
Modelos de atuação no ensino superior consistiram em três: clínico, institucional e psicologia
escolar e educacional. Os resultados revelaram uma queixa escolar que é específica do ensino
superior. Portanto, produzida em virtude dos fatores relacionados a esse ambiente que envolve
processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento humano diferenciados de outro nível ou
modalidades de ensino. Diante disso, na UFPI, as práticas dos psicólogos ocorrem no âmbito
do atendimento individual e institucional e envolvem diversos atores da comunidade
acadêmica. Conclui-se que essa atuação desafia os profissionais quanto a sua incipiência e
escassez de estudos.
ABSTRACT:The attendance to the school complaint in higher education by the psychologist demands from
the professional new practices and a critical view about this phenomenon. Therefore, it is
necessary to know the college students’ school complaint from the characteristic schooling
process of higher education. This research discussed this phenomenon through Critical School
Psychology. This way, it aimed to reveal the role of the psychologist in answering the school
complaint of higher education at the Federal University of Piauí (UFPI). Historical-dialectical
materialism has subsidized this research in a theoretical and methodological way. Nine
Psychologists (technical-administrative staff) participated in this study. It was performed
Documentary analysis and fieldwork. Data analysis consisted of empirical and theoretical
description, establishment of the analysis’ unit and explanation after return to reality. There
are four analytical axes. First, Psychologist’s professional profile showed female prevalence,
average age of 34 years, a recent insertion at UFPI, most of them graduated from public
institutions and professionals with lato sensu and/or stricto sensu postgraduate studies in
several areas. The characterization of school complaint showed a broad, complex,
multifactorial and specific school complaint in higher education. Attending school complaint
made clear the challenges and limitations for the psychologist to address school complaint,
from higher education, and the characteristics, skills, and knowledge required for the service.
Finally, the actuation models in higher education were three: Clinical, Institutional, and
School and Educational Psychology. The results revealed a specific school complaint from
higher education. Therefore, produced by factors that are related to this environment that
involves teaching-learning process and human development different from another level or
modalities of teaching. Given this, at UFPI, psychologists’ practices occur within the scope of
individual and institutional care and involve different actors from academic community. In
conclusion, it is noticed that this performance challenges the professionals regarding their
studies’ incipience and scarceness. |
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