Abstract:
RESUMO;O ensino de Antropologia em outros cursos - aqueles que não são as graduações em Ciências Sociais nem as pós-graduações em Antropologia – é uma preocupação da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) por mais de sessenta anos, no sentido de compreender como a Antropologia é ensinada para alunos que não serão antropólogos. Assim, o presente trabalho se trata de uma pesquisa sobre o ensino de Antropologia no curso de Design de Moda, cujo locus consiste nos cursos da Universidade Federal do Piauí e do campus Teresina Zona Sul do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. Com este objetivo, foram estudados legislação pertinente e documentos institucionais, observadas dezenas de aulas e entrevistados coordenadores, professores e alunos de ambos os cursos. Como resultado, o trabalho reúne informações sobre unidades curriculares, conteúdos abordados, metodologias de ensino, referencial teórico e docentes responsáveis pelo ensino de Antropologia nestes cursos, bem como indicações de ajustes possivelmente necessários para melhor aproveitamento do conhecimento antropológico na atuação profissional dos designers de Moda.
ABSTRACT:The teaching of Anthropology in other courses - those that are not undergraduate in Social Sciences or postgraduate in Anthropology - is a concern of the Brazilian Association of Anthropology for over sixty years, which seeks to understand how Anthropology is taught to students who will not be anthropologists. Thus, the present work is a research about the teaching of Anthropology in the undergraduate course in Fashion Design, whose locus consists of the Federal University of Piauí and the Teresina South Zone campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Piauí courses. With this goal, relevant legislation and institutional documents were studied, dozens of classes were observed and coordinators, teachers and students from both courses were interviewed. As a result, the work gathers information about curricular units, contents covered, teaching methodologies, theoretical framework and teachers responsible for teaching Anthropology in these courses, as well as indications of adjustments possibly necessary for better use of anthropological knowledge in the professional performance of Fashion designers.