Abstract:
RESUMO: Esse trabalho investigou as memórias dos trabalhadores dos rios e dos mangues do povoado Morros da Mariana sobre os anos de 1970 e 1980. Para tanto, usou-se a metodologia da história oral na busca por compreender modos de viver, trabalhar, formas de ser e agir desses sujeitos. Como referencial teórico dialogou-se com Halbawachs, Catroga, Verena Alberti, Lucilia Delgado e outros, entendendo que as memórias são uma forma de compreensão e representação do passado vivido, e o tempo, da mesma maneira, é uma dimensão concreta na vida dos sujeitos. Além disso, estudou-se as técnicas corporais, as subjetividades por meio das dores, ferimentos e as marcas do trabalho. Deparamo-nos, assim, não só com um passado vivido, mas um espaço habitado e praticado, que pode ser o povoado, as ilhas ou o mercado. Privilegiou-se a história de vida, levando em consideração a infância, as memórias da escola, as experiências e aprendizagens dos gestuais do trabalho; as identidades e suas demarcações de semelhanças e diferenças. Por fim, a pesquisa versa sobre as sociabilidades, as maneiras como os trabalhadores lembram e representam festas, festejos, danças, e como cuidavam de si, as práticas de cura, levando em consideração as condições sociais da época. ABSTRACT: This work investigates the memories of workers rivers and Morros da Mariana village mangroves between 1970 and 1980. For this purpose, we used the methodology of oral history in the quest to understand ways of living, working, ways of being and acting these historical subjects. As theoretical dialogued with Halbawachs, Catroga, Verena Alberti, Lucilia Delgado and others, understand that memories are a way of understanding and representation of the lived past, and the time, in the same way, is a concrete dimension in the lives of individuals . In addition, it was also examined the body techniques and the ways in which these agents have appropriated and took care of the body, taking into account the social conditions of the time. Thus, we are faced not only with a time lived, but with a living space. It is clear, yet, how these guys lived their childhood, as they play, how they learned the techniques of work, they forward the craft. Furthermore, they will encounter hazards, as they react opposite pain and injury. Finally, the work deals with the healing practices faith healing, festivals, religious celebrations and dances.