Abstract:
RESUMO
O objetivo central deste trabalho é apresentar uma análise realizada em quatro livros didáticos (LD) aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático 2015 (PNLD). Nesta análise a preocupação central verificar as imagens contidas nos LD em relação ao conteúdo equilíbrio químico. Cada imagem encontrada foi interpretada e classificada de acordo com o conceito nas seguintes categorias, fotografias, desenho figurativo, desenho figurativo com signo, desenho figurativo com signo normalizado, desenho esquemático, desenho esquemático com signo, desenho esquemático com signo normalizado, inoperantes, operativas elementares, sintáticas, conotativa, denotativa, sinóptica, sem etiqueta, nominativa e relacionável. Nem todos os LD apresentaram imagens em todas as categorias. Os que tiveram imagens representadas de acordo com a categoria fizeram um bom uso, assim possibilitará ao aluno uma compreensão adequada do conteúdo equilíbrio químico. Assim os resultados deste estudo apontam que em relação ao uso das imagens, todos os LDs analisados tiveram um bom desempenho. O LD necessita de uma reflexão mais profunda com o intuito de promover um ensino de qualidade e que cada vez mais, os responsáveis pelo o ensino de química devem, a cada dia, buscar refletir e aprender sobre material didáticoABSTRACT
The main objective of this work is to present an analysis carried out in four didactic books (LD) approved by the National Plan of the Didactic Book 2015 (PNLD). In this analysis the central concern is to verify the images contained in the LD in relation to the chemical equilibrium content. Each image found was interpreted and classified according to the concept in the following categories, photographs, figurative drawing, figurative drawing with sign, figurative drawing with normalized sign, schematic drawing, schematic drawing with sign, schematic drawing with normalized sign, inoperative, elementary operative , Syntactic, connotative, denotative, synoptic, untagged, nominative and relatable. Not all LDs showed images in all categories. Those who had images represented according to the category have made good use, so will enable the student an adequate understanding of the content chemical balance. Thus the results of this study indicate that in relation to the use of the images, all LDs analyzed performed well. The LD needs a deeper reflection in order to promote a quality education and that more and more, those responsible for the teaching of chemistry must, every day, seek to reflect and learn about didactic material