Abstract:
RESUMO: Esta pesquisa discute, entre outros pontos, aspectos relativos ao contexto de formação e de vivência da prática pedagógica de 11(onze) professores que trabalham em escolas do eixo rural no município de Oeiras – Piauí e que representam o campo empírico da investigação. Para tanto, coloca como objeto de estudo a vivência da prática pedagógica e a reelaboração de concepções sobre docência, ensino e aprendizagem, dispondo como objetivo geral investigar a vivência da prática pedagógica de professores rurais e, em que esta possibilita a reelaboração de suas concepções sobre docência, ensino e aprendizagem. Estabelecendo a seguinte questão norteadora: como a vivência da prática pedagógica possibilita aos professores rurais a reelaboração de suas concepções sobre docência, ensino e aprendizagem? Para responder a esta questão, deu voz e espaço aos professores interlocutores escolhidos, seguindo três critérios: a) ser professor da rede municipal; b) estar em efetivo exercício da docência em escolas do eixo rural; c) ter cursado o ensino superior, que expressaram sua narratividade (auto) biográfica por meio de memoriais escritos, entrevista semiestruturada e rodas de conversa, na condição de principais instrumentos de produção de dados. Do ponto de vista teórico-conceptual apoia-se, entre outras, em discussões sobre: a) (auto) biografias e questões de narratividade, segundo Souza (2006), Galvão (2005), Josso (2004), Nóvoa (1997, 1999, 2010), Abrahão (2004), Ferrarotti (2010); b) concepções de professores, conforme Porlán Ariza, Rivero Garcia e Martin del Pozo (1997), Lima (2003); c) formação de professores, saberes e práticas pedagógicas, na perspectiva de Nóvoa (1999), Pimenta (1999), André (1995), Tardif (2002), Perrenoud (1993); d) educação rural, segundo Leite (2002), Rodrigues (2001), Therrien e Damasceno (1993). Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa com abordagem narrativa, pelas histórias de vida. Organiza e analisa os dados empregando a perspectiva de Poirrier, Clapier-Valadon e Raybaut (1999), denominada análise de conteúdo, partindo de eixos estabelecidos em conformidade com os dados do estudo. Como principais compreensões conclusivas evidencia, não obstante algumas limitações, lacunas, continuidades e descontinuidades no processo, confirmação da tese de que a vivência da prática pedagógica e as trajetórias de formação inicial e continuada propiciam aos professores a reelaboração de suas concepções sobre docência, ensino e aprendizagem, o que conduz os interlocutores à tomada de consciência sobre o ser professor e suas aprendizagens formativas. ABSTRACT: This research discusses, among other points, aspects related to the context of formation and pedagogical practical living of 11 (eleven) teachers that work in schools of the rural area of Oeiras – Piauí and that represent the empirical field of the investigation. To do so, I put the pedagogical practical living and the re-elaboration of teaching and learning concepts as a study object, having as a general objective to investigate the pedagogical practical living of rural teachers and, how it gives the teacher the possibility to re-elaborate conceptions about teaching and learning. I establish, though, the guiding question: how the pedagogical practical living gives the rural teachers the possibility to re-elaborate conceptions about teaching and learning? To answer this question, I give the opportunity to the chosen interlocutor teachers speak, following three criteria: a) to be a county teacher; b) to be teaching in rural schools; c) to have attended college. Those teachers expressed their (auto) biographic narration through written memorials, semi structured interviews and table talks, as the main instruments of data production. From a theoretical-conceptual point of view, the discussions are supported, among others, by: a) (auto) biographies and narrative questions, according to Souza (2006), Galvão (2005), Josso (2004), Nóvoa (1997, 1999, 2010), Abrahão (2004), Ferarotti (2010); n) teachers‟ conceptions, according to Porlàn Ariza, Rivero Gracia and Martin del Pozo (1997), Lima (2003); c) rural education, knowledge, pedagogical practices, in the perspective of Novóa (1999), Pimenta (1999), André (1995), Tardif (2002), Perrenoud (1993); d) rural education, according to Leite (2002), Rodrigues (2001), Therrien and damascene (1993). It is characterized as a qualitative research with a narrative approach, by the life stories. I organize and analize the data applying the perspective of Poirrier, Clapier-Valadon and Raybaut (1999), named content analysis, according to the established area and the study data. As the main conclusive understandings reveal, even though some limitations, gaps, continuities and discontinuities in the process, the thesis confirmation that living the pedagogical practice and the initial and continuous formation paths provide teachers the re-elaboration about teaching, and learning concepts, what guides the interlocutors to be conscious about being a teacher and their formative learning.