Repositório Institucional da UFPI

ESTUDO DO PLANO INCLINADO: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO NA PERSPECTIVA TEÓRICA DE DEWEY E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SANTOS, Ricardo Abreu.
dc.date.accessioned 2020-03-24T13:14:31Z
dc.date.available 2020-03-24T13:14:31Z
dc.date.issued 2020-03-24
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2092
dc.description Orientador: Prof.º. Dr. Francisco Ferreira Barbosa Filho.Examinador Externo: Profº Dr. Lazaro Luis de Lima Sousa (UFERSA).Examinador Interno: Prof. Dr. Alexandre de Castro Maciel. Examinador Interno: Prof. Dr. Neuton Alves de Araújo. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:Devido a grande dificuldade envolvendo conceitos físicos e matemáticos e entendendo a necessidade da escola de se adequar à nova realidade da educação, mais próxima do corpo discente e de sua realidade social, o estudo de outras formas de abordagem da Física se faz necessário. Nesse trabalho é relatado um arranjo experimental em forma de Sequência de Ensino Investigativo (SEI) a fim de verificar em que medida essa proposta contribuiu para o aprendizado com alunos da 1ª Série do Ensino Médio da escola CEJA Lúcia Bayma localizada na cidade de Codó-MA. Para tal foram utilizados sensores de reflexão do Arduino® acoplados a um plano inclinado com o intuito de medir o tempo da passagem de um móvel e posterior à verificação desses dados, a análise desses para calcular os valores de velocidade, aceleração em relação ao ângulo de inclinação sem esquecer essa relação com a altura, tudo isso as vistas do conteúdo programado de Cinemática, Dinâmica e Energia. O objetivo da proposta descrita não é de comprovar leis ou fórmulas e sim ver a aceitação e a interatividade dos alunos de modo que possam interpretar os conceitos estudados e aplica-los em seu cotidiano através da experimentação e situações problemas em sala de aula. Mas, será que esta abordagem contribui para facilitar o ensino/aprendizagem de conteúdos mais profundamente, tornando-os significativos? Tomando como base a teoria pragmatista de John Dewey e o método ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas) através de uma pesquisa de natureza aplicada de objetivo descritiva analisada qualiquantitativamente chegou-se a parâmetros conclusivos que esta forma de metodologia ativa possibilitou um alto grau de envolvimento dos estudantes, resultando em ótimos índices nas avaliações aplicadas.ABSTRACT:Due to the great difficulty involved in physical and mathematical concepts and understanding the need of the school to adapt to the new reality of education, closer to the student body and its social reality, the study of other forms of approach to physics becomes necessary. In this work, an experimental arrangement in the form of a Sequence of Investigative Teaching (SEI) is reported in order to verify the extent to which this proposal contributed to the learning with students of the 1st Grade of the school CEJA Lúcia Bayma, located in the city of Codó-Ma. For that, Arduino reflexive sensors were coupled to an inclined plane in order to measure the time of passage of a piece of furniture and subsequent to the verification of these data, the analysis of these to calculate the values of velocity, acceleration in relation to the angle of inclination without forget about this relationship with height, all this the views of the programmed content of Kinematics, Dynamics and Energy. The purpose of the proposal described is not to prove laws or formulas but rather to see students' acceptance and interactivity so that they can interpret the concepts studied and apply them in their daily lives through experimentation and problem situations in the classroom. But does this approach help to facilitate the teaching / learning of content more deeply, making them meaningful? Based on John Dewey's pragmatist theory and the ABP (Problem Based Learning) method through a research of applied nature of descriptive objective analyzed quantitatively, it was reached conclusive parameters that this form of active methodology allowed a high degree of involvement of the students, resulting in excellent ratings in applied assessments. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino Investigativo pt_BR
dc.subject Arduino pt_BR
dc.subject Experimento pt_BR
dc.subject Plano inclinado pt_BR
dc.subject Investigative Teaching pt_BR
dc.subject Arduino pt_BR
dc.subject Experiment pt_BR
dc.subject Inclined Plane pt_BR
dc.title ESTUDO DO PLANO INCLINADO: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO NA PERSPECTIVA TEÓRICA DE DEWEY E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account