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BARALHO DA TERMOLOGIA:O USO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS FÍSICOS SOBRE TERMOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

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dc.contributor.author SILVA, Aurilene Alves da.
dc.date.accessioned 2020-03-24T12:42:44Z
dc.date.available 2020-03-24T12:42:44Z
dc.date.issued 2020-03-24
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2090
dc.description Orientadora:Profª. Drª. Cláudia Adriana de Sousa Melo.Examinador Interno: Prof. Dr. Francisco Ferreira Barbosa Filho.Examinador Interno: Prof. Dr. Valdemiro da Paz Brito.Examinador Externo: Prof. Dr Lazaro Luis de Lima Sousa (UFERSA). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:A Física é uma ciência que faz parte do nosso cotidiano, portanto, é essencial que os conhecimentos sobre essa ciência sejam abordados de forma a demonstrar sua real importância para a formação dos estudantes, e assim despertar-lhes o interesse pelo estudo da mesma. Os jogos didáticos por possuírem um caráter lúdico podem ser uma boa ferramenta auxiliar, dentro do processo de ensino e aprendizagem, pois os aspectos de diversão e prazer podem despertar o interesse dos alunos em aprender os conteúdos propostos pelo jogo, bem como estimular sua criatividade e seu senso crítico. Dessa forma destacamos como problema “Como o uso do jogo Baralho da Termologia pode contribuir para melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de física relacionados à termologia”? Partindo deste princípio este trabalho teve como objetivo principal desenvolver e aplicar o jogo “Baralho da Termologia” com o intuito de proporcionar uma melhor compreensão dos conteúdos de Física que fazem parte do currículo do segundo ano do ensino médio relacionados à termologia. Para o desenvolvimento do trabalho buscamos aliar a teoria de aprendizagem sociointeracionista de Vygotsky à teoria de Brougèr e Oliveira sobre jogos didáticos dentro do processo de ensino e aprendizagem. Os participantes dessa pesquisa foram alunos de uma turma da 2ª série do Ensino Médio da Escola Santo Afonso Rodriguez, localizada na cidade de Teresina- PI. A pesquisa desenvolvida foi de abordagem qualitativa, exploratória e de natureza aplicada. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizamos como instrumentos para coleta dos dados dois questionários, um pré-teste e um pós-teste, além das observações registradas. Por meio do pré-teste foi possível caracterizar o perfil dos alunos e verificar seus conhecimentos prévios sobre o conteúdo abordado no jogo e por meio do pós-teste podemos avaliar o potencial do jogo enquanto ferramenta didática. Tivemos um resultado positivo no que diz respeito a aceitação do produto como recurso didático por parte dos alunos, pois 100% consideraram que o jogo desenvolvido tem um potencial didático facilitador de aprendizagem. Como complemento do resultado positivo para o jogo desenvolvido, contamos com um percentual de 95,2% dos alunos que consideraram a aula com o uso do jogo como boa ou excelente e 100% dos alunos afirmaram que o jogo proporcionou uma melhor aprendizagem dos conteúdos. ABSTRACT:Physics is a science that is part of our daily life, so it is essential that knowledge about the same are approached in order to demonstrate its real importance for the formation of students, and thus to arouse them the interest in the study of itself. The didactic games, because of ludic character, can be a good auxiliary tool inside the teaching - learning process, since the aspects of fun and pleasure can arouse the students' interest in learning the contents proposed by the game, as well as stimulate its creativity and its critical sense. So, we highlighted as a problem “How the use of the game "Deck of Thermology" can contribute to improve the teaching – learning process of the physics concepts related to thermology”? Starting from this principle, this work aimed to develop and apply the game "Deck of Thermology" in order to provide a better understanding of the contents of physics that are part of the curriculum of high school related to thermology. For the work development we seek to combine the Vygotsky socio-interactionist learning theory with the theory of Brougèr and Oliveira about didactic games inside the teaching and learning process. The participants of this research were students from the second year class of the Santo Afonso Rodriguez High School, located in the city of Teresina-PI. The developed research was qualitative, exploratory approach and of applied nature. For the development of the research we used as instruments for data collection two questionnaires, one pre test and one post test, besides the observations registered. Through the pre test it was possible to characterize the students' profile and verify their previous knowledge about the content addressed in the game and through the post test we can evaluate the potential of the game as a didactic tool. We had a positive result regarding the acceptance of the product as a didactic resource by the students, because 100% considered that the developed game has a didactic potential that facilitates learning. As a positive result complement for the developed game, we counted with a percentage of 95.2% of the students who considered the class using the game as good or excellent and 100% of the students said that the game provided a better learning of the contents. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Jogos Didáticos pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Termologia pt_BR
dc.subject Didactic Games pt_BR
dc.subject Teaching and learning pt_BR
dc.subject Thermology pt_BR
dc.title BARALHO DA TERMOLOGIA:O USO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS FÍSICOS SOBRE TERMOLOGIA NO ENSINO MÉDIO pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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