Repositório Institucional da UFPI

SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO PROPOSTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO TERESINA -

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author BACELAR, Jonielton Pinheiro.
dc.date.accessioned 2020-03-24T11:56:47Z
dc.date.available 2020-03-24T11:56:47Z
dc.date.issued 2020-03-24
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2086
dc.description Orientadora Prof. :Dra. Edina Maria de Sousa Luz.Membros da Banca:Prof ª Dra. Edina Maria de Sousa Luz, Prof. Dr. Gladstone Alencar Alves,Prof ª Dra. Claudia Adriana de Sousa Melo,Prof Dr. Agmael Mendonça Silva. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:O presente trabalho surgiu do seguinte questionamento: de que forma podemos desenvolver o ensino e aprendizagem da Astronomia no Ensino Médio a partir de uma sequência didática? Assim delineamos o seguinte objetivo geral; desenvolver uma sequência didática para o ensino e aprendizagem da astronomia para ensino médio. A sequência didática foi fundamentada e organizada com base nos princípios da teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A sequência didática como proposta para o ensino e aprendizagem da astronomia no ensino médio foi desenvolvida e aplicada na escola pública, Centro de Tempo Integral Didácio Silva, localizado em Teresina-PI. A metodologia de caráter qualitativa foi desenvolvida na sequência didática em três fases distintas; (1) aplicação de um pré-teste que norteou os conhecimentos prévios dos alunos sobre os conceitos básicos da Astronomia; (2) o passo seguinte foi a aplicação de seis atividades referentes ao tema Astronomia: questionário pré-teste, oficina de construção de lunetas, leitura do texto sobre como Galileu desenvolveu a ciência moderna, música e astronomia, uso do aplicativo “sky map” e pós testes. As atividades foram aplicadas durante o calendário escolar de 2018 e 2019.1. Em todas as intervenções pedagógicas a sequência didática foi apresentada de forma ordenada e articulada com o plano de curso da escola e se indagando sobre as possibilidades facilitadoras da aprendizagem dentro da necessidade e realidade dos alunos pesquisados. Pôde-se perceber, por meio da aplicação da sequência didática, que os alunos foram motivados ao aprendizado da Astronomia, pois as diferentes atividades propostas possibilitaram diferentes ações pedagógicas. Os resultados evidenciaram de forma exitosa a motivação dos discentes em se envolver com as atividades propostas a partir de curiosidades que a própria temática astronomia propiciou. A aprendizagem significativa se evidenciou por meio da participação dos alunos em suas construções, permitindo a interação entre eles e também propiciando a troca de informações a partir de seus conhecimentos prévios sobre a temática proposta. ABSTRACT:The present work started across to asking the question: How can we develop the teaching and learning of Astronomy in High School from a didactic sequence? Thus we have outlined the following general objective, to develop a didactic sequence for teaching and learning astronomy for high school. The development of the didactic sequence was organized based on David Ausubel's theory of Meaningful Learning. The didactic sequence as a proposal for teaching and learning astronomy in high school was developed and applied in the public high school: Centro de Tempo Integral Didácio Silva , located in Teresina-PI. The qualitative methodology was developed in the didactic sequence in three distinct phases; (1) application of a pretest that guided students' previous knowledge of the basic concepts of astronomy; (2) The next step was the application of six astronomy activities: pre-test questionnaire, telescope-making workshop, reading how Galileo invented modern science, music and astronomy, using the sky map application and post tests. The activities were applied during the school calendar 2018 and 20019. In all pedagogical interventions the didactic sequence was presented in an orderly and articulated manner and asking about the facilitating possibilities of learning within the needs and reality of the students surveyed. It was possible to realize through the application of the didactic sequence that the students were motivated to learn Astronomy, because the different proposed activities allowed different pedagogical actions. The results successfully demonstrated the motivation of the students to get involved with the proposed activities based on curiosities that the astronomy theme itself provided. The students' participation was described through their constructions, allowing the interaction between them and also providing information exchange from their previous knowledge about the proposed theme. pt_BR
dc.description.sponsorship Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Física pt_BR
dc.subject Sequência Didática pt_BR
dc.subject Ensino de Astronomia pt_BR
dc.subject Physics Teaching pt_BR
dc.subject Following teaching pt_BR
dc.subject Astronomy Teaching pt_BR
dc.title SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO PROPOSTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO TERESINA - pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account