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FÍSICA MEDIEVAL: UMA PROPOSTA DE JOGO DIGITAL PARA ENSINAR QUEDA LIVRE

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dc.contributor.author OLIVEIRA, Francisco das Chagas.
dc.date.accessioned 2020-03-24T11:41:15Z
dc.date.available 2020-03-24T11:41:15Z
dc.date.issued 2020-03-24
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2085
dc.description Orientadora: Prof.. Dr. Ildemir Ferreira dos Santos.Examinador Interno: Prof. Dr. Maurisan Alves Lino.Examinador Interno: Prof. Dr. Marcos Antonio Tavares Lira.Examinador Externo: Prof.Dr. José Ricardo Rodrigues Duarte (IFPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:Este trabalho tem como objeto de estudo os novos paradigmas da educação ligados ao uso de jogos aplicados ao ensino de Física no ensino médio (BRASIL, 2002). Iniciamos nossa pesquisa movidos pelo questionamento: qual a relevância da aplicação de um jogo digital como estratégia, no ensino de Física? A hipótese levantada, é de que o uso da sistemática aplicada em jogos poderia potencializar o aprendizado. Com o objetivo de usar a atenção e persistência que um jogo pode exigir, aliada a satisfação e aprendizado que ele pode proporcionar, criamos o jogo Física Medieval. O jogo, criado no Game Maker, é uma ferramenta projetada para auxiliar no ensino da cinemática. Neste jogo, o jogador precisa acertar seus inimigos com projéteis para pontuar e vencer. Saber aplicar as equações que regem o movimento em uma dimensão, é fundamental para o êxito. Para tornar o estudo exequível, o jogo foi usado com alunos do ensino médio, que foram reunidos em grupos. Os alunos eram livres para interagir, debater e agregar conhecimentos acerca da atividade desenvolvida, uma vez que a sequência didática foi estruturada pedagogicamente na perspectiva da teoria da aprendizagem de Vygotsky (SOUZA e ROSSO, 2011). As turmas que participaram das atividades responderam a questionários e relataram a experiência de estudar Física usando um recurso diferente. Os resultados obtidos, revelam evolução do processo de ensino, mostrando que a aplicação de jogos digitais no ensino de Física pode ser eficaz. Podemos entender com os resultados, que a intervenção do professor ainda é determinante para que o aluno tenha melhor desempenho. ABSTRACT:This work has as object of study the new paradigms of education related to the use of games applied to the teaching of Physics in high school (BRASIL, 2002). We started our research driven by the question: what is the relevance of the application of a digital game as a strategy in the teaching of physics? The hypothesis lifted is the use of the systematic applied in games could enhance learning. In order to use the attention and persistence that a game may require, coupled with the satisfaction and learning which can provide, we created the game Medieval Physics. The game, created in Game Maker, is a tool designed to assist in teaching kinematics. In this game, the player needs to hit his enemies with projectiles to score and win. Knowing how to apply the equations that govern motion in one dimension is critical to success. In order to become the study feasible, the game was used with high school students who were gathered in groups. Students were free to interact, debate and aggregate knowledge about the activity developed since the didactic sequence was pedagogically structured from the perspective of Vygotsky's theory of learning (SOUZA and ROSSO, 2011). The classes that participated in the activities answered questionnaires and reported the experience of studying physics using different resources. The results show the evolution of the teaching process, showing that the application of digital games in physics teaching can be effective. We can understand from the results that the teacher's intervention isstill decisive for the student to perform better. pt_BR
dc.description.sponsorship Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cinemática pt_BR
dc.subject Movimento Unidimensional pt_BR
dc.subject Jogos digitais pt_BR
dc.subject Física Medieval pt_BR
dc.subject Kinematics pt_BR
dc.subject One-dimensional motion pt_BR
dc.subject Digital games pt_BR
dc.subject Medieval Physics pt_BR
dc.title FÍSICA MEDIEVAL: UMA PROPOSTA DE JOGO DIGITAL PARA ENSINAR QUEDA LIVRE pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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