Repositório Institucional da UFPI

GUARDIÕES DO PATRIMÕNIO CULTURAL

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author MORAES, Francisco dos Santos.
dc.date.accessioned 2020-03-23T12:56:48Z
dc.date.available 2020-03-23T12:56:48Z
dc.date.issued 2020-03-23
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2081
dc.description Orientadora:Prof.ª Dra. Áurea da Paz Pinheiro.Examinador Interno:Prof.ª Dra. Prof.ª Dra. Luciana Matias Cavalcante.Examinador Externa:Prof.ª Dra. Sandra Pelegrini (USP). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:Apresentamos o projeto-ação “Guardiões do Patrimônio Cultural”, associado ao Projeto Matriz “Ecomuseu Delta do Parnaíba”, do Programa de Pós-graduação em Artes, Patrimônio e Museologia, Campus Ministro Reis Veloso da Universidade Federal do Piauí, com sede na cidade de Parnaíba. O espaço e tempo eleitos para estudos e intervenções são o presente e o Bairro Coqueiro, Luís Correia, um dos dez municípios que integram a Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba. O Bairro abriga a sede do Mestrado e um núcleo do Ecomuseu, o Museu da Vila, sob a gestão da Universidade Federal do Piauí e Associação de Moradores. Realizamos um conjunto de estudos e intervenções no campo da Educação Patrimonial e Museal, com foco na Museologia e Inovação Social, que nos permitiu compreender de forma participativa os sentidos e significados da paisagem cultural do lugar, dos sentimentos de pertença - identidade, de uma comunidade de pescadores artesanais. Para este projeto elegemos como públicos a comunidade escolar, 16 alunos do 6º ao 9º anos, com faixa etária entre 11 a 16 anos, estudantes da Unidade Escolar Carmosina Martins da Rocha e residentes no próprio Bairro, para a constituição de formação de um grupo de mediadores do Patrimônio Cultural, para atuar como multiplicadores de estudos e ações voltadas à pesquisa, documentação, comunicação, preservação e promoção do patrimônio cultural do lugar que habitam. Objetivo é sensibilizar para uma consciência política e cidadã, permitindo-os ampliar a importância social, econômica e educativa do patrimônio que detém. Como técnicas de pesquisa aplicamos a pesquisa-ação, a educação e interpretação patrimonial, com destaque para o Manual de Aplicação dos Inventários Participativos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, associado ao conceito de Tecnologia Social da Memória, sobretudo o estudo publicado pelo Museu da Pessoa, com o apoio da Fundação Banco do Brasil. ABSTRACT:We present the action project “Guardiões do Patrimônio Cultural”, associated with the Matrix Project “Ecomuseu Delta do Parnaíba” from Program of Postgraduate in Arts, Heritage and Museology, Campus Ministro Reis Veloso of the Federal University of Piauí, with headquarters in the city of Parnaíba. The space and time that were chosen for studies and interventions are the present and Bairro Coqueiro, Luís Correia. It is one of the ten cities that integrates the Delta Environmental Protection Area of Parnaíba. The District houses the headquarters of the Masters and a nucleus of the Ecomuseum, the Museum of the Village, under the management of the Federal University of Piauí and Residents’ Association. We carried out a series of studies and interventions in the field of Heritage and Museology Education. It has been focused on Museology and Social Innovation, which allowed us to understand in a participatory way the meanings and meanings of the cultural landscape of the place, the feelings of belonging - identity, of artisanal fishermen. For this project, we elected as public the school community, 16 students from the middle school, with ages ranging from 11 to 16, students from the Carmosina Martins da Rocha School and residents in the neighborhood, for the formation of a group of mediators of Cultural Heritage. They act as multipliers of studies and actions focused on research, documentation, communication, preservation and promotion of the cultural patrimony of the place they inhabit. The objective is to raise awareness of political and citizen awareness, allowing them to increase the social, economic and educational importance of the assets they hold. As research techniques we apply action research, heritage education and interpretation, especially the Manual of Application of Participatory Inventories of the Institute of National Historical and Artistic Heritage, associated to the concept of Social Technology of Memory. It is especially about the study published by the Museum da Pessoa, with the support of the Banco do Brasil Foundation. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Museologia Social pt_BR
dc.subject Museu da Vila pt_BR
dc.subject Educação Patrimonial pt_BR
dc.subject Inventário pt_BR
dc.subject Social Museology pt_BR
dc.subject Vila’s Museum pt_BR
dc.subject Patrimonial Education pt_BR
dc.subject Inventory pt_BR
dc.title GUARDIÕES DO PATRIMÕNIO CULTURAL pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Artes, Patrimônio e Museologia
    Nesta Coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Artes, Patrimônio e Museologia, do Campus Ministro Reis Veloso - Parnaíba

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account