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RESUMO:Este trabalho trata do desenvolvimento e aplicação de um jogo educacional utilizado como recurso didático para o Ensino de Física no Ensino Médio. A proposta tem como objetivo geral desenvolver um jogo educacional como recurso didático que possibilite a participação ativa do aluno no processo de ensino e aprendizagem de conceitos básicos de Eletricidade. O problema que este estudo procurou responder foi: Que benefícios a utilização de um jogo educacional pode proporcionar aos alunos da terceira série do Ensino Médio da escola Centro de Ensino Professor Antônio Nonato Sampaio? O jogo de tabuleiro tem o título de Eletro trilha, o desenvolvimento e implementação desse produto educacional está fundamentada na Teoria Sociointeracionista de Lev Vygotsky, com enfoque direcionado ao método da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), alinhado ao ensino por investigação, sendo de natureza aplicada, com abordagem qualitativa. A experiência pedagógica ocorreu em duas turmas do turno matutino dessa escola pública da rede estadual na cidade de Coelho Neto, no estado do Maranhão. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários, sendo um pré-teste para verificar os conhecimentos prévios dos alunos, um pós-teste para consolidar a aplicação do jogo e um questionário de opinião para avaliar os potenciais lúdicos e pedagógicos do jogo. A aplicação do jogo ocorreu a partir de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) que aborda conteúdos básicos de Eletricidade para o Ensino Médio e abrange como foi feita a construção do jogo Eletro trilha, os materiais utilizados e suas regras adotadas. Verificou-se que o jogo de tabuleiro favorece o trabalho em equipe e que teve uma aceitação pela maioria dos alunos, principalmente pela sua ludicidade, deixando as aulas mais divertidas e despertando a curiosidade dos alunos. Assim, o jogo educacional Eletro trilha mostrou ser um recurso lúdico que proporcionou uma aprendizagem mediada pelo professor/pesquisador, despertou interessenos alunos e deixou as aulas mais prazerosas.ABSTRACT:This work deals with the development and application of an educational game used as a didactic resource for Physics Teaching in High School. The purpose of the proposal is to develop an educational game as a didactic resource that enables the active participation of the student in the process of teaching and learning basic concepts of Electricity. The problem that this study sought to answer was: What benefits can the use of an educational game provide for students in the third grade of the high school? The board game is entitled Electro Trail, the development and implementation of this educational product is based on Lev Vygotsky's Socio-interactionist Theory with a focus on the Problem-Based Learning (ABRP) method aligned with research teaching. applied in nature, with a qualitative approach. The pedagogical experience occurred in two classes of the morning shift of this state school public school in the city of Coelho Neto in the state of Maranhão. The data were obtained through the application of questionnaires, being a pre-test to verify the students' previous knowledge, a post-test to consolidate the application of the game and an opinion questionnaire to evaluate the playful and pedagogical potentials of the game. The application of the game took place from an Investigative Teaching Sequence (SEI) that addresses basic content of Electricity for High School and covers how was made the construction of the game Electro trail, the materials used and its adopted rules. It was found that the board game favors teamwork and was accepted by most students, especially for its playfulness, makes the classes more fun and arouses the curiosity of students. Thus, the educational game Electro trail is a playful resource that provided a learning mediated by the teacher / researcher, aroused interest in students and made the lessons more enjoyable. |
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