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RESUMO Este trabalho tem como objeto de estudo "o ensino de energia mecânica mediado por um jogo de tabuleiro orientado". Assim, a hipótese defendida com base nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, é a de que, intencionalmente, uma Sequência Didática com atividades teórico-práticas a alunos do Ensino Médio, mediada pelo jogo de tabuleiro orientado, se apresenta como possibilidade de apropriação do conceito de energia mecânica. Nessa perspectiva, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo geral de desenvolver aulas de Física em uma turma de ensino médio sobre energia mecânica, utilizando-se do jogo de tabuleiro orientado, produzido manualmente, de modo a possibilitar a aprendizagem desse conceito. Foram realizados encontros, em que, inicialmente se propôs um diagnóstico com os alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de ensino de Teresina, a partir da aplicação de um questionário (pré-teste), a fim de se reconhecer os conhecimentos prévios desses alunos acerca do conceito energia mecânica, bem como de suas estratégias de resolução de problemas. Feito isso, foi aplicada e desenvolvida uma Sequência Didática (Produto Educacional) – teste - com atividades teórico-práticas, mediadas pelo jogo de tabuleiro orientado envolvendo a energia mecânica, como proposta de organização do ensino de Física. E, por último, foram analisadas as significações produzidas pelos alunos colaboradores desta pesquisa, envolvendo o conceito de energia mecânica, mediada pelo jogo tabuleiro orientado, por intermédio da aplicação de um questionário (pós-teste). Desse modo, ao se considerar o objetivo geral e a base teórico-metodológica deste estudo, esse foi compreendido como pesquisa de campo de abordagem qualitativa e explicativa. Teve como colaboradores alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual localizada em Teresina-PI. Sobre as técnicas e instrumentos de produção de dados, a opção foi por questionários (pré-teste e pós-teste), pela observação participante e pelo diário de campo. Os dados foram analisados à luz do referencial teórico que orientou este estudo - a Teoria Histórico-Cultural e do dispositivo analítico Análise de Conteúdo com a ideia do sistema categorial em Bardin. Em linhas gerais, os resultados desta pesquisa revelam que a Sequência Didática, mediada pelo jogo orientado de tabuleiro, contribuiu no desenvolvimento da comunicação e dos diálogos dos alunos, contribuindo para a superação da timidez. É uma perspectiva metodológica que se apresenta não só como possibilidade de mediar a aprendizagem, mas também de fazer com os alunos desenvolvam sua capacidade de analisar, de criar estratégias, de produzir significados, de abstrair e de generalizar fenômenos da realidade.ABSTRACT: This work has as object of study "the teaching of mechanical energy mediated by a board game oriented". Thus, the hypothesis defended based on the assumptions of the Historical-Cultural Theory, is that, intentionally, a Didactic Sequence with theoretical-practical activities to high school students, mediated by the oriented board game, presents itself as a possibility of appropriation of the concept. of mechanical energy. From this perspective, this work was developed with the general objective of developing physics classes in a high school class on mechanical energy, using the oriented board game, produced manually, in order to enable the learning of this concept. Meetings were held in which initially a diagnosis was proposed with the students of the first year of high school of a public school of the state school of Teresina, from the application of a questionnaire (pretest), in order to Recognize these students' prior knowledge of the concept of mechanical energy as well as their problem solving strategies. After that, a Didactic Sequence (Educational Product) - test - was applied and developed, with theoretical and practical activities, mediated by the oriented board game involving mechanical energy, as a proposal for the organization of physics education. Finally, we analyzed the meanings produced by the collaborating students of this research, involving the concept of mechanical energy, mediated by the oriented board game, through the application of a questionnaire (post-test). Thus, considering the general objective and the theoretical-methodological basis of this study, it was understood as a field research of qualitative and explanatory approach. Its collaborators were first year high school students from a state public school located in Teresina-PI. Regarding the techniques and instruments of data production, the choice was questionnaires (pre-test and post-test), participant observation and field diary. The data were analyzed in the light of the theoretical framework that guided this study - the Historical-Cultural Theory and the analytical device Content Analysis with the idea of the categorical system in Bardin. In general, the results of this research reveal that the Didactic Sequence, mediated by the board oriented game, contributed to the development of communication and dialogues of the students, contributing to overcoming shyness. It is a methodological perspective that presents itself not only as a possibility to mediate learning, but also to make students develop their ability to analyze, create strategies, produce meanings, abstract and generalize phenomena of reality. |
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