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RESUMO
Esta Dissertação apresenta resultado de pesquisa realizada no curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal do Piauí. Tem como tema “Sequência Didática para o estudo da Cinemática Escalar: velocidade e aceleração média e instantânea” apresenta como objetivo geral elaborar uma sequência didática com os conceitos básicos da Cinemática Escalar (velocidade e aceleração média e instantânea) com a finalidade de proporcionar a compreensão destes conceitos e suas aplicações no cotidiano dos estudantes da 1ª série do série do Ensino Médio (PROEJA) com várias atividades encandeadas de questionamentos, atitudes, procedimentos e ações que os estudantes desempenharam com a mediação do professor, contemplando a Cinemática Escalar com expectativa de uma aprendizagem significativa. Os conteúdos trabalhados foram dois tópicos velocidade e aceleração escalar média e instantânea, a partir da percepção das dificuldades dos estudantes em relação ao estudo Cinemática e de forma especifica, identificar os conhecimentos prévios dos estudantes acerca dos conceitos básicos de Cinemática Escalar, velocidade e aceleração média e instantânea, relacionar os conhecimentos prévios aos conhecimentos científicos por meio da aplicação da sequência didática, identificar o desenvolvimento de aprendizagem dos estudantes mediante a aplicação e o desenvolvimento da sequência didática. O desenvolvimento pautou-se na pesquisa qualiquantitativa aplicada, com apoio de metodologias ativas, embasada em autores como Silberman (1996), Ribeiro (2005), Meyers e Jones (1993 e Morán (2015), Moreira (2011), e outros. Buscou-se para incentivar a interação dos estudantes com a tecnologia, o produto educacional consta com questões que têm a exibição da resposta por meio do uso de um smartphone ou qualquer outro dispositivo capaz de ler o código QR. A sequência didática foi elaborada e fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel (1973) que teve o Centro de Educação Básica Professor James Azevedo (CEB), foi o local da pesquisa tendo como sujeito desta, estudantes da primeira série do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), na cidade de Teresina - PI, no curso de Agente Comunitário de Saúde. A pesquisa foi organizada em conformidade com os objetivos que queríamos alcançar para a aprendizagem dos estudantes, e para facilitar o estudo desses conceitos com o objetivo de promover interação entre os conhecimentos prévios do estudante e o conhecimento a ser construído no processo ensino aprendizagem. Sua elaboração se deu através de revisão de literatura da Cinemática Escalar no ensino da Física, e da aplicação de questionários aos estudantes. Por meio da análise desses dos dados produzidos com aplicação da primeira e da segunda avaliação os dados mostram um bom desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos de Cinemática Escalar e uma boa aceitação do produto educacional. Evidenciando assim, que a utilização da sequência didática fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa favoreceu a aprendizagem dos conteúdos de velocidade e aceleração escalar média e instantânea.ABSTRACT
This dissertation presents the result of research conducted in the National Professional Master in Physics Teaching course at the Federal University of Piauí. Thematic theme “Didactic Sequence for the Study of Scalar Kinematics: Average and Instantaneous Velocity and Acceleration” presents the general objective of elaborating a didactic sequence with the basic concepts of Scalar Kinematics (average and instantaneous Velocity and Acceleration) in order to provide understanding. of these concepts and their applications in the daily life of students in the 1st grade of the High School series (PROEJA) with various activities dazzled by questions, attitudes, procedures and actions that the students performed with the teacher's mediation, contemplating the Scalar Kinematics with expectation of a meaningful learning. The contents worked were two topics velocity and average and instantaneous scalar, from the perception of the students difficulties in relation to the Kinematic study and specifically, to identify the students previous knowledge about the basic concepts of Scalar Kinematics, speed and average acceleration. and instantaneous, relate previous knowledge to scientific knowledge through the application of the didactic sequence, identify the learning development of students by applying and developing the didactic sequence. The development was based on applied qualitative and quantitative research, supported by active methodologies, based on authors such as Silberman (1996), Ribeiro (2005), Meyers and Jones (1993 and Morán (2015), Moreira (2011), and others. In order to encourage students to interact with technology, the educational product consists of questions that have the display of the answer through the use of a smartphone or any other device capable of reading the QR code. David Ausubel's Meaningful Learning Theory (1973), which had the Professor James Azevedo Center for Basic Education (CEB), was the site of the research having as its subject, students of the first grade of the National Program for the Integration of Vocational Education with Basic Education in Youth and Adult Education (PROEJA), in the city of Teresina - PI, in the course of Community Health Agent. The research was organized in accordance with the objectives we wanted to achieve for student learning, and to facilitate the study of these concepts in order to promote interaction between the student's prior knowledge and the knowledge to be built in the teaching-learning process. It was elaborated through a literature review of Scalar Kinematics in Physics teaching, and the application of questionnaires to students. Through the analysis of these data produced with the application of the first and second evaluation data show a good performance of students in relation to the contents of Scalar Kinematics and a good acceptance of the educational product. Thus evidencing that the use of the didactic sequence based on the Theory of Meaningful Learning favored the learning of the contents of speed and average and instantaneous scalar acceleration. |
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