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A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E EMPREGABILIDADE DOS EGRESSOS DO PRONATEC: análise do caso IFPI - Campus Teresina Central

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dc.contributor.author NASCIMENTO, Sandra Portela do.
dc.date.accessioned 2020-03-18T11:48:46Z
dc.date.available 2020-03-18T11:48:46Z
dc.date.issued 2020-03-18
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2059
dc.description Orientador: Profª Dra. Monique de Menezes. Examinador Interno: Profº Dr. Ricardo Alaggio Ribeiro. Examinadora Externa: Profº Dra. Ana Célia Furtado Orsano (IFPI) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:Entende-se que as políticas públicas são formuladas por autoridades do governo federal na tentativa de resolver problemas públicos, buscando o equilíbrio nas heterogeneidades sociais. Sob essa ótica, esta pesquisa direciona seu olhar para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC. O programa em pauta configura-se como política pública educacional criada para a ampliação da oferta de cursos de qualificação profissional, como meio de garantir o acesso e a permanência dos alunos na escola, bem como oportunizar a empregabilidade. Este estudo buscará responder as seguintes problemáticas: os cursos do PRONATEC contribuem para a empregabilidade de egressos concludentes? e a qualificação profissional via PRONATEC proporciona alguma mudança na vida desses egressos? Desse modo, tem por hipótese que a formação profissional auxilia na inserção das pessoas no mercado de trabalho. Logo, enfocará a etapa da avaliação de políticas públicas, por ser uma das etapas menos exploradas em estudos existentes. Embora pouco estudada, é imprescindível como meio de prover a administração pública de instrumentos para a tomada de decisão, possibilitando maior eficiência à execução de políticas públicas. Diante do exposto, tem como objetivo principal avaliar o impacto do programa em estudo sobre o público-alvo, na perspectiva do usuário, usando o IFPI Campus Teresina Central como estudo de caso. Para operacionalizar os fins propostos, esta dissertação se beneficiará de um estudo de caso com abordagem qualitativa, utilizando-se das técnicas de entrevistas em profundidade, individuais aplicadas de forma presencial, e análise documental, do tipo análise de conteúdo para a coleta e tratamento dos dados. Classificam-se como sujeitos deste estudo, os egressos concludentes do programa no período de 2015.2 a 2017, cujo corpus abrangeu 8 participantes. Os sujeitos foram selecionados com base em critérios referentes a gênero, idade e tipo de curso concluído no intuito de garantir a representatividade. Acredita-se que este estudo possui relevância acadêmica e social, na medida em que pretendeu estimular discussões e reflexões a respeito das políticas públicas voltadas para a oferta da educação profissional, bem como dos desafios vivenciados no processo de qualificação na perspectiva de uma formação humana integral. Logo, pretendeu-se trazer repercussão não só acadêmica, mas direcionada à eficiência dos serviços públicos. Os dados permitem concluir que o PRONATEC do IFPI Campus Teresina Central atingiu seu propósito de capacitar pessoas, oportunizando-as para o emprego. No entanto, identificou-se como fatores desafiadores a consolidação de parcerias efetivas no cumprimento das exigências necessárias ao encaminhamento de estágio. Com isto, os beneficiários obteriam valiosas experiências, como o contato prévio com a área de atuação profissional, enriquecendo o conhecimento apreendido em sala de aula ao estimular o desenvolvimento de habilidades.ABSTRACT:It is understood that public policies are formulated by federal government authorities in an attempt to solve public problems, seeking a balance in social heterogeneities. From this perspective, this research directs your gaze to the National Program for Access to Technical Education and Employment - PRONATEC. The program in question is configured as an educational public policy created to expand the offer of professional qualification courses, as a means of ensuring access and permanence of students in school, as well as providing opportunities for employability. This study will seek to answer the following issues: do PRONATEC courses contribute to the employability of graduating graduates? and does professional qualification via PRONATEC bring about a change in the lives of these graduates? Thus, it is hypothesized that vocational training assists in the insertion of people in the labor market. Therefore, it will focus on the public policy evaluation stage, as it is one of the least explored stages in existing studies. Although little studied, it is essential as a means of providing the public administration with tools for decision making, enabling greater efficiency in the execution of public policies. Given the above, its main objective is to evaluate the impact of the program under study on the target audience, from the user's perspective, using IFPI Central Teresina Campus as a case study. To operationalize the proposed purposes, this dissertation will benefit from a case study with qualitative approach, using in-depth interviews techniques, individual applied in person, and document analysis, such as content analysis for data collection and treatment. The subjects of this study are the graduating graduates of the program from 2015.2 to 2017, whose corpus covered 8 participants. The subjects were selected based on criteria related to gender, age and type of course completed in order to ensure representativeness. It is believed that this study has academic and social relevance, as it intended to stimulate discussions and reflections about public policies aimed at providing professional education, as well as the challenges experienced in the qualification process from the perspective of integral human formation. Therefore, it was intended to bring not only academic repercussions, but also directed to the efficiency of public services. The data allow us to conclude that the IFPI Central Teresina Campus PRONATEC achieved its purpose of empowering people, providing them with opportunities for employment. However, it was identified as challenging factors the consolidation of effective partnerships in the fulfillment of the necessary requirements for internship referral. With this, the beneficiaries would gain valuable experiences, such as previous contact with the professional area, enriching the knowledge learned in the classroom by stimulating the development of skills. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Política pública educacional pt_BR
dc.subject PRONATEC pt_BR
dc.subject Avaliação de impacto pt_BR
dc.subject IFPI Campus Teresina Central. pt_BR
dc.subject Educational public policy pt_BR
dc.subject Impact assessment pt_BR
dc.title A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E EMPREGABILIDADE DOS EGRESSOS DO PRONATEC: análise do caso IFPI - Campus Teresina Central pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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