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RESUMO:No contexto de avanço de propostas de revisão do papel do Estado na sociedade, como
esforço para a superação da crise do capitalismo, fomentou-se a construção de um novo
projeto ideológico mundial, constituído por estratégias políticas, econômicas e jurídicas que
se materializaram em reformas no âmbito da gestão pública. Nesse cenário, reconfigurou-se o
papel do Estado na promoção de políticas sociais em um intenso movimento de
descentralização que envolve “parcerias” com a esfera privada. A educação, enquanto parte
integrante dessas políticas, vivencia um processo de privatização, mediante “parcerias”
público-privadas decorrentes da adoção de sistemas de ensino concebidos pelos gestores
como soluções educacionais para o alcance da qualidade. Em Teresina, a Secretaria Municipal
de Educação estabelece contrato com o Instituto Alfa e Beto, voltado à aquisição de sistemas
privados de ensino – o que tem afetado as condições de trabalho dos docentes da rede
municipal. A presente pesquisa tem por objetivo analisar as convergências e/ou divergências
existentes entre as proposições do Programa Alfa e Beto e o Estatuto e Plano de Cargos e
Salários do Magistério da Rede Municipal de Educação de Teresina-PI, no que se refere às
garantias e aos direitos para o exercício do labor docente. Apoiada em uma abordagem crítica
sobre a temática em foco, esse estudo promove a discussão sobre o contexto histórico-político
e econômico que fundamenta a privatização das redes educacionais públicas brasileiras, a
partir do diálogo com autores como Harvey (2011, 2016), Adrião et al. (2009, 2015), Ball e
Yodell (2008), Robertson e Verger (2012), Ximenes (2015), Hill (2003), Paro (2012, 2012),
entre outros. O percurso metodológico sustenta-se em um estudo de caso de abordagem mista.
Entre as técnicas de coleta de dados, estão a análise documental, a aplicação de questionários
com professores que trabalham com o Programa em discussão, além de entrevistas
semiestruturadas com profissionais da educação, pertencentes a quatro Centros Municipais de
Educação Infantil (CMEI) de Teresina-PI, como professoras, diretoras e coordenadoras
pedagógicas, além de dois técnicos da SEMEC. Por se tratar de um estudo de caso, os dados
foram submetidos a uma análise sem perder de vista os estudos realizados em outros
contextos sobre o objeto em tela. Entre os resultados, identificou-se que a implantação do
Alfa e Beto, no âmbito da educação infantil, reflete um processo de privatização do tipo
exógena e endógena (BALL; YODELL, 2008), considerando as influências que exerce sobre
a gestão dessa etapa de ensino, bem como sobre o corpo docente, no que tange aos aspectos
técnicos e políticos de seu trabalho.ABSTRACT:In the context of advancing proposals to review the role of the State in society, as an effort to
overcome the crisis of capitalism, the construction of a new world-wide ideological project
was promoted, constituted by political, economic and juridical strategies that materialized in
management reforms. In this case, the role of the State in the promotion of social policies was
reconfigured in an intense decentralization movement that involves partnerships with the
private sphere. Education, as an integral part of these policies, experiences a process of
privatization, through public-private "partnerships" resulting from the adoption of education
systems conceived by managers as educational solutions for achieving quality. In Teresina,
the Municipal Department of Education establishes a contract with the Alfa and Beto
Institute, aimed at the acquisition of private education systems - which has affected the
working conditions of municipal school teachers. The present research aims to analyze the
convergences and/or divergences existing between the propositions of the Alfa and Beto
Program and the Statute and Plan of Positions and Salaries of the Magisterium of the
Municipal Network of Education in Teresina-PI, regarding the guarantees and rights for the
exercise of teaching. Based on a critical approach on the theme, this study promotes a
discussion about the historical-political and economic context that underlies the privatization
of Brazilian public educational networks, based on dialogue with authors such as Harvey
(2011, 2016), Adrião et al. (2009, 2015), Ball and Yodell (2008), Robertson and Verger
(2012), Ximenes (2015), Hill (2003), Paro (2012, 2012), among others. The methodological
course is based on a case study of mixed approach. Data collection techniques include
document analysis, the application of questionnaires with teachers working with the program
under discussion, and semi-structured interviews with education professionals from four
Municipal Centers for Early Childhood Education (CMEI) in Teresina -PI, as teachers,
directors and pedagogical coordinators, as well as two SEMEC technicians. Because it was a
case study, the data were submitted to an analysis without losing sight of the studies carried
out in other contexts about the object on screen. Among the results, it was identified that the
implantation of Alfa and Beto, in the context of early childhood education, reflects a process
of privatization of the exogenous and endogenous type, considering the influences that it
exerts on the management of this stage of education, as well as on the faculty, regarding the
technical and political aspects of their work. |
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