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ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE FÍSICA: ESPAÇO DE AQUISIÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES

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dc.contributor.author MAURIZ, Tatiane Rodrigues de Moura
dc.date.accessioned 2020-03-13T10:59:28Z
dc.date.available 2020-03-13T10:59:28Z
dc.date.issued 2020-03-13
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2032
dc.description Orientadora: Prof.º. Dr. José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho.Examinadora Interna: Profª. Dra. Josania Lima Portela Carvalhêdo.Examinadora Externa: Prof.ª Dra. Valdirene Gomes de Sousa (UESPI) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO O estágio supervisionado representa um profícuo ambiente de iniciação profissional por possibilitar a vivência de situações reais no contexto educacional que colaboram com a construção e solidificação de conhecimentos necessários ao desempenho profissional. É, portanto, uma ferramenta essencial para ampliar laços com a futura profissão, permitindo construções significativas durante a formação inicial de professores. Isto posto, é apresentado o seguinte problema de pesquisa: Quais as contribuições do estágio supervisionado para a aquisição e mobilização de saberes na formação inicial em Física no IFPI Campus Picos? Assim, este estudo tem como objetivo geral analisar as contribuições do estágio supervisionado para a aquisição e mobilização de saberes na formação inicial de professores de Física no IFPI Campus Picos. Especificamente, tenciona, descrever as concepções de estágio supervisionado das supervisoras e licenciandos em Física, caracterizar o estágio supervisionado na Licenciatura em Física do IFPI – Campus Picos, identificar os saberes adquiridos e mobilizados pelos licenciandos em Física no estágio supervisionado e compreender a função do estágio supervisionado na formação inicial do professor de Física. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, sendo utilizado o método autobiográfico e tendo como suportes para produção de dados o questionário misto e a entrevista narrativa. Como técnica para análise dos dados, foi empregada a análise de conteúdo fundamentada na perspectiva de Bardin (2011). Os interlocutores e o contexto do estudo compreenderam as supervisoras de estágio e licenciandos de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) - Campus Picos, e a estruturação teórica está alicerçada em autores e legislações que discutem sobre formação inicial, entre eles, Charlot (2008), Contreras (2002), Pérez Gomes (1995), Pimenta e Ghedin (2006), Gatti (2013), Scalcon (2008), Schön (1983), Zeichner (1992) e Brasil (2015). Quanto ao estágio supervisionado, as reflexões estão fundamentadas em Barreiro e Gebran (2006), Gonçalves (2015), Maciel (2012), Pimenta e Lima (2004), Piconez (1998), Zabalza (2014), bem como em marcos legais que orientam esta prática tanto em âmbito nacional como no contexto do IFPI - Campus Picos e as discussões acerca dos saberes docentes, partem das categorizações apresentadas por Gauthier et al.(1998), Pimenta (1999) e Tardif (2002). As compreensões construídas confirmaram a hipótese inicial de que o estágio supervisionado contribui sobremaneira para a aquisição e mobilização de saberes docentes, com destaque no contexto investigado, àqueles relacionados às dimensões pedagógica e disciplinar. Houve também o entendimento de que, parcerias mais efetivas entre as instituições formadoras são necessárias para ampliar o leque de saberes apropriados no estágio supervisionado. Assim, a expectativa é de que as reflexões provocadas por este estudo contribuam para o aprimoramento dos cursos de formação de professores em Física, essencialmente no que tange a novas formas de conceber e realizar o estágio supervisionado.ABSTRACT The supervised internship represents a fruitful environment of professional initiation by allowing the experience of real situations in the educational context that collaborate with the construction and solidification of knowledge necessary for professional performance. It is therefore an essential tool for broadening ties with the future profession, allowing for meaningful construction during initial teacher education. Thus, the following research problem is presented: What are the contributions of the supervised internship for the acquisition and mobilization of knowledge in the initial formation in Physics at IFPI Campus Picos? Thus, this study aims to analyze the contributions of supervised internship for the acquisition and mobilization of knowledge in the initial training of physics teachers at IFPI Campus Picos. Specifically, it intends to describe the supervised internship concepts of physics supervisors and undergraduates, to characterize the supervised internship in the Physics Degree of IFPI - Campus Picos, to identify the knowledge acquired and mobilized by physics graduates in the supervised internship and to understand the function of the internship. supervised in the initial formation of the Physics teacher. For this, a qualitative research was carried out, using the autobiographical method and having as support for data production the mixed questionnaire and the narrative interview. As a technique for data analysis, content analysis based on the perspective of Bardin (2011) was employed. The interlocutors and the context of the study comprised the internship supervisors and physics graduates of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Piauí (IFPI) - Picos Campus, and the theoretical structure is based on authors and legislations that discuss initial training, among them Charlot (2008), Contreras (2002), Pérez Gomes (1995), Pimenta and Ghedin (2006), Gatti (2013), Scalcon (2008), Schön (1983), Zeichner (1992) and Brazil (2015). Regarding the supervised internship, the reflections are based on Barreiro and Gebran (2006), Gonçalves (2015), Maciel (2012), Pimenta and Lima (2004), Piconez (1998), Zabalza (2014), as well as legal frameworks that guide this practice both nationally and in the context of IFPI - Campus Picos and the discussions about teaching knowledge, depart from the categorizations presented by Gauthier et al. (1998), Pimenta (1999) and Tardif (2002). The built understandings confirmed the initial hypothesis that the supervised internship contributes greatly to the acquisition and mobilization of teaching knowledge, especially in the investigated context, those related to the pedagogical and disciplinary dimensions. There was also the understanding that more effective partnerships between training institutions are needed to broaden the range of appropriate knowledge at the supervised stage. Thus, it is expected that the reflections provoked by this study contribute to the improvement of teacher training courses in Physics, essentially with regard to new ways of designing and conducting the supervised internship. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação Inicial pt_BR
dc.subject Licenciatura em Física pt_BR
dc.subject Estágio Curricular Supervisionado pt_BR
dc.subject Saberes Docentes pt_BR
dc.subject Initial Formation pt_BR
dc.subject Degree in Physics pt_BR
dc.subject Supervised internship pt_BR
dc.subject Teaching knowledge pt_BR
dc.title ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE FÍSICA: ESPAÇO DE AQUISIÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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