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RESUMO:O trabalho contempla as ações de ensino, pesquisa e extensão que constituem a docência universitária, favorecendo o alcance da finalidade posta à educação superior que envolve, entre outros: promover acesso a conhecimentos sobre as problemáticas nacionais e regionais; incentivar a investigação científica para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e criação da cultura, bem como promover a extensão para difundir as conquistas geradas na instituição.Diante disso, propõe a seguinte tese: a docência universitária mediada pelo desenvolvimentode ações de ensino, pesquisa e extensão constitui possibilidade real de ser práxis criadora. O objetivo principal consiste em compreender mediações que constituem possibilidade real da docência universitária ser práxis criadora. O estudo tem como fundamento teóricometodológico os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural e as leis, categorias e princípios do Materialismo Histórico-Dialético. Os dados foram produzidos por meio de observação e de entrevista crítico-reflexiva mediada por registros da atividade docente, contemplando etapas que favorecem a descrição, a informação, o confronto e a reconstrução da docência. A participante é uma professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc) da Universidade Federal do Piauí, especificamente do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros,
localizado em Picos. Os resultados revelam que a atividade docente dessa professora é efetivada por meio de relação indissociável e contextualizada entre ensino, pesquisa e extensão, orientada por motivos relacionados ao potencial de transformações positivas na sociedade e aossentimentos também positivos que dela decorrem, o que permitiu não apenas confirmar a tese, mas expandilá, pois a possibilidade real da docência universitária ser práxis criadora chega a realizar-se pelo desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão de forma indissociável e contextualizada. Disso emerge uma atividade docente universitária que se constitui como práxis criadora, pois por meio da unidade teoria e prática a professora, juntamente com seu grupo de
estudos, consegue produzir transformações na realidade de maneira criativa e favorecedora do desenvolvimento de uma consciência crítica na sociedade. ABSTRACT:The work contemplates the teaching actions, research and extension which constitutes the university teaching by favoring the achievement of the purpose given to higher education which involves, among others: promoting access to knowledge about national and regional issues;
encouraging the scientific investigation for science and technology development, and culture
creation, as well as promoting the extension to disseminate the achievements generated in the
institution. In view of this, the following thesis proposed is: the university teaching mediated by teaching actions, research and extension constitutes a real possibility of being a praxis creator. The main objective is to understand mediations that constitute a real university teaching possibility of being a praxis creator. The study has as atheoretical and methodological basis the assumptions of Historical-Cultural Psychology and the laws, categories and principles ofHistorical-Dialectic Materialism. The data were produced through observation and criticalreflective interview mediated by teaching activity reports, contemplating steps that favour the
description, information, confrontation and the reconstruction of teaching. The participant is a
professor of the Course of Degree in education of the Field (Ledoc) from the Federal University
of Piauí, specifically from Senator Helvídio Nunes de Barros, based in Picos. The results reveal that the teaching activity of this teacher is effective through na inseparable and contextualized relation between teaching, research and extension guided by reasons related to the potential of positive transformations in society and to the feelings that are also positive arisen from it. Thisallowed not only to confirm the thesis, but to expand it, since the real possibility of university
teaching being creative praxis comes to fruition through the development of teaching, researchand extension in an inseparable and contextualized way. From this emerges a universityteaching activity that constitutes a creating praxis, because through the theory-practice unit, theteacher, together with her group study, can produce transformations in reality in a creative wayand promoting the development of a critical consciousness in society |
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