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UM ESTUDO INDICIÁRIO SOBRE A RELAÇÃO LEITURA E ESCRITA NA PRODUÇÃO DE TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS.

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dc.contributor.author MONTEIRO, Karla Dayane Silva
dc.date.accessioned 2020-03-05T20:01:12Z
dc.date.available 2020-03-05T20:01:12Z
dc.date.issued 2020-03-05
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2008
dc.description Orientadora: Profª Drª Maria Angélica Freire de Carvalho. Membro Interno: Profº Dr. Francisco Wellington Borges Gomes. Membro Externo: Profº Dr. Luiz Antonio Gomes Senna (UERJ). Membro Suplente: Profª Dr.ª Maria Auxiliadora Ferreira Lima (UFPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A dissertação “Um estudo indiciário sobre a relação leitura e escrita na produção de textos argumentativos” apresenta uma discussão sobre a produção escrita de alunos universitários, concludentes da graduação em Letras. Essa pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, de campo e qualitativa, a partir de uma abordagem sócio-histórica (BAKHTIN; 2011), (GINZBURG, 1989; 2006). Os dados para a constituição do estudo foram coletados na Universidade Estadual do Piauí, Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba, onde reside a pesquisadora e por ser uma instituição que, naquela cidade, é a única a ofertar o curso de Letras-Português. Esses dados compreenderam textos escritos por alunos concludentes do curso, produzidos em conformidade ao enunciado proposto no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE, 2014). Para a condução da análise das produções, partiu-se da seguinte problemática: Que indícios revelam leituras de textos variados e possíveis relações nas produções textuais dos sujeitos pesquisados, e como esses sujeitos sociais organizam o diálogo trazido no texto escrito? A seleção dos dados contemplou, ainda, respostas dadas a um questionário fechado, que tinha por objetivo acompanhar as práticas de leitura dos alunos concludentes. O estudo ancora-se nos pressupostos teóricos que têm por base o caráter dialógico da linguagem, a partir das noções teóricas de dialogismo e responsividade de Bakhtin (2006; 2011; 2014), além do aporte teórico-metodológico Paradigma Indiciário proposto por Carlo Ginzburg (1989; 2006). Essa fundamentação guiou o trabalho de investigação voltado para a singularidade, a procura de indícios particulares de cada texto analisado. As respostas dadas ao questionário permitiram comparar a referência de leituras indicadas e uma relação intertextual evidenciada nas produções de textos dos alunos. Os indícios permitiram avaliar o espelhamento ou não, de práticas leitoras de gêneros variados na produção textual. Revelaram-se, ainda, indícios no discurso do aluno que confirmaram diálogos com as fontes de leitura por ele indicadas no questionário; assim como, uma relação com o texto preliminar indicado no enunciado do ENADE. Na apreciação, verificaram-se estratégias como, a inserção ou ausência de marcas linguísticas do texto-base; o estabelecimento de inferências e a apresentação ou não de argumentos de autoridade. Os indícios revelados embasaram a constituição de hipóteses explicativas sobre como os sujeitos apresentam em sua produção escrita referências à leituras, marcando ou não processos intertextuais. ABSTRACT: The Master’s dissertation "An evidential study on the relation between reading and writing in the production of argumentative texts" presents a discussion about the written production of university students, concluding the graduation in Languages. This research is characterized as bibliographical, field and qualitative, from a socio-historical approach (BAKHTIN, 2011), (GINZBURG, 1989; 2006). The data for the constitution of the study were collected at the Universidade Estadual do Piauí (State University of Piauí), Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira, in the city of Parnaíba, where the researcher resides and is an institution that, in that city, is the only one to offer the Portuguese-Language course. These data included texts written by students of the course, produced according to the statement proposed in the National Student Performance Examination (ENADE, 2014). In order to conduct the analysis of productions, we start with the following problematic: What evidences reveal readings of varied texts and possible relationships in the textual productions of the subjects studied, and how do these social subjects organize the dialogue brought in in the written text? The data selection also included answers given to a closed questionnaire, whose objective was to follow the reading practices of the concluding students. The study is anchored in theoretical assumptions based on the dialogical character of language, based on the theoretical notions of dialogism and responsiveness of Bakhtin (2006; 2011; 2014), besides the theoretical methodological contribution Evidential Paradigm proposed by Carlo Ginzburg (1989; 2006). This reasoning guided the research work focused on the singularity, the search for particular evidences of each text analyzed. The answers given to the questionnaire allowed comparing the reference of indicated readings and an intertextual relationship evidenced in the texts productions of the students. The evidence allowed to evaluate the mirroring or not, of reading practices of varied genres in textual production. There were also indications in the student's speech that confirmed dialogues with the sources of reading indicated by him in the questionnaire; as well as a relationship with the preliminary text indicated in the ENADE statement. In the assessment, there were strategies such as the insertion or absence of linguistic marks of the base text; the establishment of inferences and the presentation or not of arguments of authority. The evidence revealed support for the constitution of explanatory hypotheses about how subjects present in their written production references to the readings, marking or not intertextual processes. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Leitura e escrita pt_BR
dc.subject Dialogismo pt_BR
dc.subject Paradigma Indiciário pt_BR
dc.subject Reading and writing pt_BR
dc.subject Dialogism pt_BR
dc.subject Evidential Paradigm pt_BR
dc.title UM ESTUDO INDICIÁRIO SOBRE A RELAÇÃO LEITURA E ESCRITA NA PRODUÇÃO DE TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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