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RESUMO:
INTRODUÇÃO: a discussão proposta está centrada no cuidado à saúde do
adolescente, somada à reflexão sobre redes e o acesso aos cuidados na Atenção
Básica à Saúde. As concepções de adolescência/adolescente e cuidado são situadas
como desafios teórico-práticos no campo da saúde, representados em suas
complexidades e pluralidades de sentidos e significações. OBJETIVO: analisar as
experiências de cuidado à saúde do adolescente no município de Campinas do Piauí.
MÉTODO: pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio da metodologia de história de
vida; foi realizada no município de Campinas do Piauí, Piauí. Os participantes foram
nove adolescentes; a análise dos dados foi desenvolvida por meio da hermenêutica
de Ricoeur. RESULTADOS: três unidades de significado foram reconhecidas: o “ser adolescente”, concepções de saúde e cuidado e, também, redes de cuidado. Foram
observados aspectos que constroem a identidade do adolescente no município e
marcam as transformações inerentes a essa fase, entre elas, a felicidade. Os
adolescentes desenvolveram um olhar crítico direcionado às situações de saúde,
todavia lançaram proposições sob a perspectiva do cuidado em rede, que pode
contribuir para a consolidação de uma atenção integral à saúde dos adolescentes no
município. CONSIDERAÇÕES: a adolescência é percebida como fase do
desenvolvimento complexa e marcada por estereótipos e conflitos. Refletem
dificuldades na inclusão de adolescentes nas práticas cotidianas dos serviços de
saúde. O adolescente reclama a integralidade no cuidado, com maior consideração,
visibilidade e o seu reconhecimento como sujeito singular. Suas histórias de vida
contribuem com a noção de que o cuidado se materializa em suas experiências
cotidianas, relacionais, formais e não-formais, institucionalizadas ou não, a depender
das singularidades de cada sujeito. ABSTRACT:
INTRODUCTION: The proposed discussion focuses on adolescent health care, in
addition to the reflection on networks and access to care in Primary Health Care. The
conceptions of adolescence/adolescent and care are situated as theoretical-practical
challenges in the health field, represented in their complexities and pluralities of
meanings and meanings. OBJECTIVE: to analyze the experiences of adolescent
health care in the municipality of Campinas do Piaui. METHOD: qualitative research,
developed through the methodology of life history; was held in the municipality of
Campinas do Piauí, Piauí. The participants were nine adolescents; data analysis was
developed through Ricoeur's hermeneutics. RESULTS: Three units of meaning were
recognized: “being a teenager”, conceptions of health and care, and also care
networks. Aspects that build the identity of adolescents in the city were observed and
mark the transformations inherent in this phase, including happiness. The adolescents
developed a critical look directed at health situations, however they launched
propositions from the perspective of networked care, which may contribute to the
consolidation of comprehensive health care for adolescents in the municipality.
CONSIDERATIONS: Adolescence is perceived as a phase of complex development
marked by stereotypes and conflicts. They reflect difficulties in including adolescents
in the daily practices of health services. The adolescent claims integrality in care, with
greater consideration, visibility and recognition as a singular subject. Their life stories
contribute to the notion that care materializes in their daily, relational, formal and non formal experiences, institutionalized or not, depending on the singularities of each
subject. |
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