Repositório Institucional da UFPI

CONHECIMENTO E PRÁTICA DE CIRURGIÕES-DENTISTAS NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA.

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author MENDES, Lara Maria Ferreira.
dc.date.accessioned 2020-03-04T17:09:33Z
dc.date.available 2020-03-04T17:09:33Z
dc.date.issued 2020-03-04
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1998
dc.description Orientadora: Profª Drª Marcoeli Silva de Moura. Membro Interno: Profa. Dra. Cacilda Castelo Branco Lima. Membro Externo: Prof. Dr. Fabrício Ibiapina Tapety (UNINOVAFAPI). Membro Suplente: Profa. Dra. Jaqueline Carvalho e Silva Sales (UFPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O Programa Saúde na Escola propõe uma abordagem diferente da política de educação em saúde. A saúde bucal é proposta entre as ações do componente I (avaliação clínica e psicossocial) executadas no âmbito do Programa Saúde na Escola. Na literatura são escassas as publicações na área de saúde bucal sobre as ações do Programa Saúde na Escola e o impacto do investimento nesse setor. O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento sobre Programa Saúde na Escola e prática no Programa Saúde na Escola dos Cirurgiões-Dentistas da Estratégia Saúde da Família em relação ao Programa Saúde na Escola. Foi realizado estudo transversal incluindo todos os cirurgiões-dentistas, que atuam na Estratégia Saúde da Família no município de Teresina, Piauí, Brasil. Os dados foram coletados no período de março a julho de 2019 por meio de questionário autoaplicável, enviado aos cirurgiões-dentistas pelo aplicativo WhatsApp®. Foram coletados dados sóciodemográficos e questões relacionadas a atuação e conhecimento dos cirurgiões-dentistas sobre o Programa Saúde na Escola. Foram realizadas análises descritivas e testes Qui-quadrado de Pearson e Exato de Fisher (p<0,05). Dos 219 cirurgiões-dentistas elegíveis para este estudo, 175 participaram (79,9%). Esses eram predominantemente do sexo feminino (72%), com idade entre 31-50 anos (66,3%), 11 a 20 anos de formado (66,3%), em instituição pública (89,9%) com especialização (68%) em área clínica (53,1%). Dos 175 cirurgiões-dentistas pesquisados, 164 (94,3 %) relataram realizar atividades no Programa Saúde na Escola. As ações mais realizadas foram levantamento epidemiológico (40,6%), escovação supervisionada (63,4%), aplicação tópica de flúor (10,9%) e palestras educativas (11,4%). Apesar de realizarem levantamentos epidemiológicos os cirurgiões-dentistas desconheciam a prevalência e severidade da carie dentária nos escolares. Há conhecimento inadequado dos cirurgiões-dentistas sobre o Programa Saúde na Escola e não houve associação do conhecimento com outras variáveis (p > 0,05). Conclui-se que os profissionais apresentam conhecimento inadequado sobre Programa Saúde na Escola e apesar de executarem atividades importantes, negligenciam as normativas e a necessidade de avaliações. ABSTRACT: The School Health Program proposes a different approach to health education policy. Oral health is among the actions of component I (clinical and psychosocial evaluation) performed under the School Health Program. In the researched literature there are few publications in the oral health area about the actions of the School Health Program and the impact of investment in this sector. The aim of this study was to evaluate the knowledge and practice of the Family Health Strategy Dental Surgeons in the School Health Program. A cross-sectional study was conducted including all the Dental Surgeons that work at the Family Health Strategy in Teresina, Piauí, Brazil. Data were collected from March to July 2019 through a self-administered questionnaire sent to the Dental Surgeons by the WhatsApp® application. Sociodemographic data and questions related to the performance and knowledge of the Dental Surgeons about the School Health Program were collected. Descriptive analyzes and Pearson's chi-square and Fisher's exact tests (p <0.05) were performed. Of the 219 eligible for this study, 175 participated (79.9%). These are female (72%), aged between 31-50 years (66.3%), graduated 11 to 20 years ago (66.3%), in a public institution (89.9%) with specialization (68%) in the clinical area (73.1%). Of the 175 Dental Surgeons surveyed, 164 (94.3%) perform activities in the School Health Program. The most common actions were epidemiological survey (40.6%), supervised brushing (63.4%), topical fluoride application (10.9%) and educational lectures (11.4%). Despite conducting epidemiological surveys, Dental Surgeons are unaware of the prevalence and severity of tooth decay in schoolchildren. There is little knowledge of the Dental Surgeons about School Health Program and there was no association of knowledge with other variables. Concludes that professionals have difficulties in relation to knowledge about School Health Program and despite performing important activities, neglect their goals and the need for evaluations, which can impact negatively the articulation between health and education and consequently the quality of life of the students. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Programa Saúde na Escola (PSE) pt_BR
dc.subject Saúde Bucal pt_BR
dc.subject Conhecimentos, Atitudes e Práticas em Saúde. pt_BR
dc.subject Health at School Program (PSE) pt_BR
dc.subject Oral Health pt_BR
dc.subject Health Knowledge, Attitudes, Practice. pt_BR
dc.title CONHECIMENTO E PRÁTICA DE CIRURGIÕES-DENTISTAS NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account