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CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICAS DE ADOLESCENTES SOBRE O HPV.

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dc.contributor.author GALVÃO, Mariana Portela Soares Pires.
dc.date.accessioned 2020-03-03T17:00:19Z
dc.date.available 2020-03-03T17:00:19Z
dc.date.issued 2020-03-03
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1991
dc.description Orientadora: Profª. Drª. Telma Maria Evangelista de Araújo (UFPI). Membro Interno: Profª. PhD. Silvana Santiago da Rocha. Membro Externo: Profª. Drª. Adélia Dalva da Silva Oliveira (UNINOVAFAPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: INTRODUÇÃO: A vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) representa uma estratégia de prevenção extremamente relevante no controle de infecções provocadas pelos principais sorotipos do vírus, no entanto, a manutenção de elevadas coberturas vacinais se configura como um desafio no Brasil. OBJETIVO: analisar conhecimentos, atitudes e práticas de adolescentes estudantes de escolas públicas do município de Teresina-PI sobre o HPV. MÉTODO:Trata-se de um estudo transversal, do tipo Conhecimentos, Atitudes e Práticas (CAP), realizado em 12 escolas da rede pública do município de Teresina, as quais foram aleatoriamente selecionadas.A população foi composta por uma amostra aleatória de 472 adolescentes de 15 anos. Todos os participantes responderam a um questionário que avalia as características sociodemográficas, o nível de conhecimento sobre o HPV, atitudes relacionadas à vacinação e o status vacinal. Os níveis de conhecimento e atitude foram classificados por meio de escores padronizados e a prática através da situação vacinal.Os dados sociodemográficos e os níveis de conhecimento, atitude e prática foram analisados por meio de estatística descritiva. As análises foram realizadas com o uso do StatisticalPackage for the Social Sciences (SPSS) versão 21.00. Foi utilizada a análise bivariada, por meio do teste de Qui-quadrado, para identificar as associações entre as características sociodemográficas e o conhecimento, atitude e prática, bem como entre o conhecimento e atitude com a prática de prevenção contra o HPV por meio da imunização. As variáveis que na análise bivariada apresentaram valor de p ≤ 0,20 foram submetidas ao modelo multivariado de regressão logística.A significância estatística foi fixada em p<0,05.RESULTADOS: Dentre os participantes, 27,3% apresentaram conhecimento suficiente, 34,1% atitudes positivas e 74,6% prática adequada. Houve associação estatisticamente significativa na análise multivariada entre o sexo feminino (p < 0,001), conhecimento suficiente (p = 0,015) e atitudes positivas (p= 0,019) e a prática adequada através da vacinação. CONCLUSÃO: Os resultados evidenciam a importância de intervenções educativas e políticas de saúde mais efetivas e direcionadas, que sejam capazes de ampliar o conhecimento dos adolescentes, gerando atitudes positivas e promovendo a imunização. ABSTRACT: INTRODUCTION: Human papillomavirus (HPV) vaccination represents an extremely relevant prevention strategy in the control of infections caused by the main virus serotypes. However, maintaining high vaccine coverage is a challenge in Brazil. OBJECTIVE: To analyze knowledge, attitudes and practices of adolescent students from public schools in Teresina-PI about HPV.METHODS: This is a cross-sectional study of the type Knowledge, Attitudes and Practices (CAP), conducted in 12 public schools in the municipality of Teresina, which were randomly selected. The population consisted of a random sample of 472 adolescents at the aged 15 years. All participants completed a questionnaire that assessed sociodemographic characteristics, HPV level of knowledge, vaccination-related attitudes, and vaccination status. Knowledge and attitude levels were classified by standardized scores and practice by vaccination status.Sociodemographic data and levels of knowledge, attitude and practice were analyzed using descriptive statistics. Analyzes were performed using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS) version 21.00. Bivariate analysis using the Chi-square test was used to identify associations between sociodemographic characteristics and knowledge, attitude and practice, as well as between knowledge and attitude with HPV prevention practice through immunization. The variables that in the bivariate analysis presented p ≤ 0.20 were submitted to the multivariate logistic regression model. Statistical significance was set at p <0.05.RESULTS:Among the participants, 27.3% had sufficient knowledge, 34.1% positive attitudes and 74.6% adequate practice. There was a statistically significant association in the multivariate analysis between females (p <0.001), sufficient knowledge (p = 0.015) and positive attitudes (p = 0.019) and proper practice through vaccination.CONCLUSION: The results highlight the importance of more effective and targeted educational interventions and health policies, which are capable of expanding the knowledge of adolescents, generating positive attitudes and promoting immunization. RESUMEN: INTRODUCCIÓN: La vacunación contra el vírus del papiloma humano (VPH) representa una estrategia de prevención extremadamente relevante enelcontrol de infecciones causadas por losprincipalesserotiposdelvirus. Sin embargo, mantener una alta cobertura de vacunación es undesafíoen Brasil. OBJETIVO: analizarelconocimiento, lasactitudes y lasprácticas de losestudiantes adolescentes de lasescuelas públicas de Teresina-PI sobre el VPH. MÉTODOS: Este es unestudio transversal del tipo Conocimiento, Actitudes y Prácticas (CAP), realizado en 12 escuelas públicas delmunicipio de Teresina, que fueronseleccionadas al azar. La poblaciónconsistióen una muestraaleatoria de 472 jóvenes de 15 años. Todos los participantes completaronuncuestionario que evaluabalas características sociodemográficas, elnivel de conocimientodel VPH, lasactitudes relacionadas conla vacuna y el estado de la vacuna. Los niveles de conocimiento y actitud se clasificaron por puntajesestandarizados y lapráctica por estado de vacunación. Los datossociodemográficos y los niveles de conocimiento, actitud y práctica se analizaron mediante estadística descriptiva. Los análisis se realizaronconel paquete estadístico para cienciassociales (SPSS) versión 21.00. El análisis bivariado utilizando laprueba de Chi-cuadrado se utilizó para identificar asociaciones entre las características sociodemográficas y elconocimiento, laactitud y lapráctica, así como entre elconocimiento y laactitudconlaprevencióndel VPH a través de lainmunización. .Lasvariables que enelanálisis bivariado presentaron p ≤ 0.20 fueron sometidas al modelo de regresión logística multivariante. La significación estadística se establecióen p <0,05. RESULTADOS: Entre los participantes, el 27.3% teníaconocimiento suficiente, el 34.1% de actitudes positivas y el 74.6% de prácticaadecuada. Hubo una asociaciónestadísticamente significativa enelanálisis multivariado entre mujeres (p <0.001), conocimiento suficiente (p = 0.015) y actitudes positivas (p = 0.019) y laprácticaadecuada a través de lavacunación. CONCLUSIÓN: Los resultados destacanlaimportancia de intervenciones educativas y políticas de salud más efectivas y focalizadas, que seancapaces de expandir elconocimiento de los adolescentes, generaractitudes positivas y promover lainmunización. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject HPV pt_BR
dc.subject Vacinação pt_BR
dc.subject Adolescente pt_BR
dc.subject Conhecimento pt_BR
dc.subject Atitude pt_BR
dc.subject Vaccination pt_BR
dc.subject Teen pt_BR
dc.subject Knowledge pt_BR
dc.subject Attitude pt_BR
dc.subject VPH pt_BR
dc.subject Vacunación pt_BR
dc.subject Conocimiento pt_BR
dc.subject Actitud pt_BR
dc.title CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICAS DE ADOLESCENTES SOBRE O HPV. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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