| dc.description.abstract | RESUMO: INTRODUÇÃO: A vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) representa uma 
estratégia de prevenção extremamente relevante no controle de infecções 
provocadas pelos principais sorotipos do vírus, no entanto, a manutenção de 
elevadas coberturas vacinais se configura como um desafio no Brasil. OBJETIVO: 
analisar conhecimentos, atitudes e práticas de adolescentes estudantes de escolas 
públicas do município de Teresina-PI sobre o HPV. MÉTODO:Trata-se de um estudo 
transversal, do tipo Conhecimentos, Atitudes e Práticas (CAP), realizado em 12 
escolas da rede pública do município de Teresina, as quais foram aleatoriamente 
selecionadas.A população foi composta por uma amostra aleatória de 472 
adolescentes de 15 anos. Todos os participantes responderam a um questionário 
que avalia as características sociodemográficas, o nível de conhecimento sobre o 
HPV, atitudes relacionadas à vacinação e o status vacinal. Os níveis de 
conhecimento e atitude foram classificados por meio de escores padronizados e a 
prática através da situação vacinal.Os dados sociodemográficos e os níveis de 
conhecimento, atitude e prática foram analisados por meio de estatística descritiva. 
As análises foram realizadas com o uso do StatisticalPackage for the Social 
Sciences (SPSS) versão 21.00. Foi utilizada a análise bivariada, por meio do teste 
de Qui-quadrado, para identificar as associações entre as características 
sociodemográficas e o conhecimento, atitude e prática, bem como entre o 
conhecimento e atitude com a prática de prevenção contra o HPV por meio da 
imunização. As variáveis que na análise bivariada apresentaram valor de p ≤ 0,20 
foram submetidas ao modelo multivariado de regressão logística.A significância 
estatística foi fixada em p<0,05.RESULTADOS: Dentre os participantes, 27,3% 
apresentaram conhecimento suficiente, 34,1% atitudes positivas e 74,6% prática 
adequada. Houve associação estatisticamente significativa na análise multivariada 
entre o sexo feminino (p < 0,001), conhecimento suficiente (p = 0,015) e atitudes 
positivas (p= 0,019) e a prática adequada através da vacinação. CONCLUSÃO: Os 
resultados evidenciam a importância de intervenções educativas e políticas de 
saúde mais efetivas e direcionadas, que sejam capazes de ampliar o conhecimento 
dos adolescentes, gerando atitudes positivas e promovendo a imunização. ABSTRACT: 
INTRODUCTION: Human papillomavirus (HPV) vaccination represents an extremely 
relevant prevention strategy in the control of infections caused by the main virus 
serotypes. However, maintaining high vaccine coverage is a challenge in Brazil. 
OBJECTIVE: To analyze knowledge, attitudes and practices of adolescent students 
from public schools in Teresina-PI about HPV.METHODS: This is a cross-sectional 
study of the type Knowledge, Attitudes and Practices (CAP), conducted in 12 public 
schools in the municipality of Teresina, which were randomly selected. The 
population consisted of a random sample of 472 adolescents at the aged 15 years. 
All participants completed a questionnaire that assessed sociodemographic 
characteristics, HPV level of knowledge, vaccination-related attitudes, and 
vaccination status. Knowledge and attitude levels were classified by standardized 
scores and practice by vaccination status.Sociodemographic data and levels of 
knowledge, attitude and practice were analyzed using descriptive statistics. Analyzes 
were performed using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS) version 
21.00. Bivariate analysis using the Chi-square test was used to identify associations 
between sociodemographic characteristics and knowledge, attitude and practice, as 
well as between knowledge and attitude with HPV prevention practice through 
immunization. The variables that in the bivariate analysis presented p ≤ 0.20 were 
submitted to the multivariate logistic regression model. Statistical significance was set 
at p <0.05.RESULTS:Among the participants, 27.3% had sufficient knowledge, 
34.1% positive attitudes and 74.6% adequate practice. There was a statistically 
significant association in the multivariate analysis between females (p <0.001), 
sufficient knowledge (p = 0.015) and positive attitudes (p = 0.019) and proper 
practice through vaccination.CONCLUSION: The results highlight the importance of 
more effective and targeted educational interventions and health policies, which are 
capable of expanding the knowledge of adolescents, generating positive attitudes 
and promoting immunization. RESUMEN: 
INTRODUCCIÓN: La vacunación contra el vírus del papiloma humano (VPH) 
representa una estrategia de prevención extremadamente relevante enelcontrol de 
infecciones causadas por losprincipalesserotiposdelvirus. Sin embargo, mantener 
una alta cobertura de vacunación es undesafíoen Brasil. OBJETIVO: 
analizarelconocimiento, lasactitudes y lasprácticas de losestudiantes adolescentes 
de lasescuelas públicas de Teresina-PI sobre el VPH. MÉTODOS: Este es unestudio 
transversal del tipo Conocimiento, Actitudes y Prácticas (CAP), realizado en 12 
escuelas públicas delmunicipio de Teresina, que fueronseleccionadas al azar. La 
poblaciónconsistióen una muestraaleatoria de 472 jóvenes de 15 años. Todos los 
participantes completaronuncuestionario que evaluabalas características 
sociodemográficas, elnivel de conocimientodel VPH, lasactitudes relacionadas conla 
vacuna y el estado de la vacuna. Los niveles de conocimiento y actitud se 
clasificaron por puntajesestandarizados y lapráctica por estado de vacunación. Los 
datossociodemográficos y los niveles de conocimiento, actitud y práctica se 
analizaron mediante estadística descriptiva. Los análisis se realizaronconel paquete 
estadístico para cienciassociales (SPSS) versión 21.00. El análisis bivariado 
utilizando laprueba de Chi-cuadrado se utilizó para identificar asociaciones entre las 
características sociodemográficas y elconocimiento, laactitud y lapráctica, así como 
entre elconocimiento y laactitudconlaprevencióndel VPH a través de lainmunización. 
.Lasvariables que enelanálisis bivariado presentaron p ≤ 0.20 fueron sometidas al 
modelo de regresión logística multivariante. La significación estadística se 
establecióen p <0,05. RESULTADOS: Entre los participantes, el 27.3% 
teníaconocimiento suficiente, el 34.1% de actitudes positivas y el 74.6% de 
prácticaadecuada. Hubo una asociaciónestadísticamente significativa enelanálisis 
multivariado entre mujeres (p <0.001), conocimiento suficiente (p = 0.015) y 
actitudes positivas (p = 0.019) y laprácticaadecuada a través de lavacunación. 
CONCLUSIÓN: Los resultados destacanlaimportancia de intervenciones educativas 
y políticas de salud más efectivas y focalizadas, que seancapaces de expandir 
elconocimiento de los adolescentes, generaractitudes positivas y promover 
lainmunización. | pt_BR |