Abstract:
RESUMO: O pressuposto deste estudo é de que as relações da prática do professor de Ciências Naturais com a organização do ensino produzem possibilidades de apropriação de conceitos científicos. Tem como objetivo geral investigar as relações que se estabelecem da prática do professor de Ciências Naturais com a organização do ensino, mediando possibilidades de apropriação de conceitos científicos. Especificamente, pretende caracterizar a prática do professor de Ciências Naturais nos anos finais do Ensino Fundamental, identificar as necessidades advindas da prática como tomada de consciência para a apropriação de conceitos científicos e analisar as implicações produzidas pela organização do ensino na prática do professor de Ciências Naturais para apropriação de conceitos científicos. Dado seu caráter investigativo formativo, recorre à pesquisa-ação (FRANCO, 2005, 2012; SMITH, 1992), uma vez que a intenção é desenvolver uma investigação-formação, tendo em vista criar possibilidades de reelaborar a prática e as ações de ensino a partir da elevação do nível de consciência. A pesquisa foi realizada em uma escola pública, no período de 2013 a 2016, na cidade de Teresina – PI, desenvolvida com cinco partícipes, professoras de Ciências Naturais dos anos finais do Ensino Fundamental. Este estudo está respaldado nos princípios do Materialismo Histórico Dialético, enquanto método de pesquisa e análise dos dados (MARX; ENGELS, 2007; VIGOTSKI, 2009; KOSIK, 2011; AFANASIEV, 1968). Justifica a escolha do tema, diante da compreensão de que a apropriação de conceitos científicos ocorre de forma desvinculada da experiência imediata, em momentos intencionalmente organizados com o fim explícito de ensinar e aprender. Esse processo acontece de forma mediada por signos e por instrumentos produzidos culturalmente de forma objetivada inerentes à função do professor e da escola. O processo de produção dos dados se deu por meio do questionário semiestruturado, da entrevista semiestruturada e dos encontros formativos por meio dos quais se desencadearam momentos de discussão do campo teórico, possibilitando uma tomada de consciência das práticas reais. Como suporte para análise dos dados, utiliza a análise do discurso (PONTECORVO, 2005; ORLANDI, 2005), considerando, para isso, o discurso das interlocutoras como realidade material para análise dos enunciados selecionados. Os dados empíricos apontam para elaboração de eixos temáticos que interelacionam o movimento lógico do pensamento, da prática e da organização do ensino como mediadores para apropriação de conceitos. Os resultados analisados apontam para resposta da questão problema. No levantamento dos conhecimentos prévios, bem como nos diversos momentos da pesquisa, foi constatado nos enunciados das partícipes a predominância da prática repetitiva, espontaneísta, limitada ao pragmatismo. A relação entre o lógico, a prática e as ações de ensino revela ser determinante para o tipo de conceito construído, sejam eles espontâneos ou científicos e que a inserção em contextos formativos cria as possibilidades de elevação do nível de consciência das partícipes e, por conseguinte, a reconstrução das práticas e das ações de ensino com vistas à apropriação de conceitos científicos. Na investigação, a tese de que as relações que se estabelecem da prática do professor de Ciências Naturais com a organização do ensino produzem possibilidades de apropriação de conceitos científicos foi confirmada. ABSTRACT: The assumption of this study is that the relations of the practice of Natural Sciences Teacher with teaching organization produce appropriation possibilities of scientific concepts. Its general objective is to investigate the relationships established between the practice of Natural Sciences Teacher and teaching organization, mediating ownership possibilities of scientific concepts. Specifically, search to characterize the practice of natural sciences teacher in the final years of elementary school, to identify the needs arising from the practice as awareness for the appropriation of scientific concepts and to analyze the implications produced by the organization of teaching on the practice of Natural Sciences teacher for appropriation of scientific concepts. By its formative and investigative character, refers to action-research (FRANCO, 2005, 2012; SMITH, 1992), since the intention is to develop a training-research, in order to create possibilities to reconstruct the practice and teaching actions from raising the level of consciousness. The survey was conducted in a public school, from 2013 to 2016 in the city of Teresina - PI, developed with five participants, Natural Sciences teachers from the final years of elementary school. This study is supported by the principles of Historical Dialectical Materialism, as a research method and data analysis (MARX AND ENGELS, 2007; VYGOTSKY, 2009; KOSIK, 2011; AFANASIEV, 1968). Justifies the choice of subject, on the understanding that the appropriation of scientific concepts occurs detached from the immediate experience, at times intentionally organized with the explicit purpose of teaching and learning. This process happens mediated by signs and culturally produced instruments in an objectified form inherent to the teacher and school roles. The data production process occurred through semi-structured questionnaire, semi-structured interview and training meetings through which triggered moments of discussion about the theoretical field, allowing an awareness of real practices. As support for data analysis, uses discourse analysis (PONTECORVO, 2005; ORLANDI, 2005), considering, for this, the speech of interlocutors as material reality for analysis of selected statements. Empirical data indicate development of themes that relate the logical movement of thought, practice and teaching organization as mediators for appropriation of concepts. The analyzed results point to the answer of the problem question. In the survey of prior knowledge, as well as in many stages of the research, it was found in the statements of the participants the prevalence of repetitive, spontaneous and limited to pragmatism practice. The relationship between the logical, practice and teaching actions turns out to be decisive for the type of concept built, whether spontaneous or scientific and inserting in training contexts creates the lifting possibilities of the level of awareness of participants and therefore, the reconstruction of practices and teaching actions aimed at appropriation of scientific concepts. In the investigation, the thesis that the relations established from the practice of Natural Sciences Teacher with teaching organization produce possibilities of scientific concepts appropriation was confirmed.