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VIGILÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL EM PARNAÍBA: Práticas e percepções na Atenção Básica

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dc.contributor.author GÂNDARA, Brisa Fideles
dc.date.accessioned 2020-02-07T21:24:51Z
dc.date.available 2020-02-07T21:24:51Z
dc.date.issued 2020-02-07
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1979
dc.description Orientador: Prof. Dr. José Ivo dos Santos Pedrosa Avaliadora: Profa. Dra. Lorena Santos Soares Avaliadora: Profa. Dra. Monalise Pontes Xavier pt_BR
dc.description.abstract Resumo O desenvolvimento infantil para aquisição de competências psicomotoras e socioafetivas evolui de forma rápida nos primeiros anos de vida, de forma que é de suma importância a redução de fatores de risco negativos para o desenvolvimento e aumento da exposição a estímulos promotores. Este trabalho está pautado na necessidade de melhoria da vigilância do desenvolvimento infantil, como estratégia para reduzir as iniquidades sociais através da garantia de formação de adultos com pleno desenvolvimento cognitivo. Teve-se por objetivo realizar um levantamento das práticas na Atenção Básica acerca do desenvolvimento infantil, das percepções de mães sobre o desenvolvimento das crianças e a assistência prestada. Para tanto, realizou-se entrevistas e aplicação de questionário semiestruturado com médicos e enfermeiros da Atenção Básica em Parnaíba e roda de conversa com mães usuárias do serviço de saúde. Obteve-se como resultado que 75% dos enfermeiros realizam puericultura como estratégia de vigilância do crescimento e desenvolvimento, 31,9% dos profissionais preenchem a caderneta de saúde da criança com informações sobre o desenvolvimento, 70% realizam orientações sobre estimulação precoce e desenvolvimento saudável e cerca de 74% dos profissionais se consideram aptos a reconhecer atrasos precocemente, contudo referem carecer de capacitações. Em relação a percepção das mães, constatou-se que a caderneta da criança funciona como um instrumento para acompanhamento do crescimento e vacinação muito mais do que para a avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor, além disso recorrem mais a experiência de pares e recursos tecnológicos para obterem informações sobre o tema, delegando ao serviço de saúde apenas as condições patológicas. Desta forma percebe-se a necessidade de melhoria das informações tanto na educação em saúde junto as mães quanto no processo de trabalho da equipe e na formação de profissionais com tais competências para garantir o cuidado integral a saúde da criança. Abstract Child development for the acquisition of psychomotor and socio-affective skills evolves rapidly in the first years of life, so it is extremely important to reduce negative risk factors for development and increase exposure to promoter stimuli. This work is based on the need to improve the surveillance of child development, as a strategy to reduce social inequities by guaranteeing training of adults with full cognitive development. The objective was to carry out a survey of practices in Primary Care about child development, the perceptions of mothers about the development of children and the assistance provided. For that, we conducted interviews and a semistructured questionnaire with physicians and nurses of Primary Care in Parnaíba and a conversation with mothers users of the health service. As a result, more than 73% of nurses carried out childcare day as a growth and development surveillance strategy, 31.9% of professionals fill the Child Health Handbook with information on development, 70% provide guidance on early stimulation and and about 74% of professionals consider themselves capable of recognizing delays early, although still need further education and training. Regarding the perception of the mothers, it was found that the Child handbook serves as an instrument for monitoring growth and vaccination much more than for the evaluation of neuropsychomotor development, in addition they use more experience of pairs and technological resources to obtain information on the subject, delegating to the health service only the pathological conditions. In this way, it is perceived the need to improve information both in health education with the mothers and in the work process of the team and in the training of professionals with such competences to guarantee the integral health care of the child. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Puericultura pt_BR
dc.subject Atenção primária à saúde pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.subject Saúde da criança pt_BR
dc.subject Childcare pt_BR
dc.subject Primary health care pt_BR
dc.subject Child development pt_BR
dc.subject Child health pt_BR
dc.title VIGILÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL EM PARNAÍBA: Práticas e percepções na Atenção Básica pt_BR
dc.type Other pt_BR


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