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Resumo
O desenvolvimento infantil para aquisição de competências psicomotoras e
socioafetivas evolui de forma rápida nos primeiros anos de vida, de forma que é
de suma importância a redução de fatores de risco negativos para o
desenvolvimento e aumento da exposição a estímulos promotores. Este trabalho
está pautado na necessidade de melhoria da vigilância do desenvolvimento
infantil, como estratégia para reduzir as iniquidades sociais através da garantia
de formação de adultos com pleno desenvolvimento cognitivo. Teve-se por
objetivo realizar um levantamento das práticas na Atenção Básica acerca do
desenvolvimento infantil, das percepções de mães sobre o desenvolvimento das
crianças e a assistência prestada. Para tanto, realizou-se entrevistas e aplicação
de questionário semiestruturado com médicos e enfermeiros da Atenção Básica
em Parnaíba e roda de conversa com mães usuárias do serviço de saúde.
Obteve-se como resultado que 75% dos enfermeiros realizam puericultura como
estratégia de vigilância do crescimento e desenvolvimento, 31,9% dos
profissionais preenchem a caderneta de saúde da criança com informações
sobre o desenvolvimento, 70% realizam orientações sobre estimulação precoce
e desenvolvimento saudável e cerca de 74% dos profissionais se consideram
aptos a reconhecer atrasos precocemente, contudo referem carecer de
capacitações. Em relação a percepção das mães, constatou-se que a caderneta
da criança funciona como um instrumento para acompanhamento do
crescimento e vacinação muito mais do que para a avaliação do desenvolvimento
neuropsicomotor, além disso recorrem mais a experiência de pares e recursos
tecnológicos para obterem informações sobre o tema, delegando ao serviço de
saúde apenas as condições patológicas. Desta forma percebe-se a necessidade
de melhoria das informações tanto na educação em saúde junto as mães quanto
no processo de trabalho da equipe e na formação de profissionais com tais
competências para garantir o cuidado integral a saúde da criança.
Abstract
Child development for the acquisition of psychomotor and socio-affective skills
evolves rapidly in the first years of life, so it is extremely important to reduce
negative risk factors for development and increase exposure to promoter stimuli.
This work is based on the need to improve the surveillance of child development,
as a strategy to reduce social inequities by guaranteeing training of adults with
full cognitive development. The objective was to carry out a survey of practices in
Primary Care about child development, the perceptions of mothers about the
development of children and the assistance provided. For that, we conducted
interviews and a semistructured questionnaire with physicians and nurses of
Primary Care in Parnaíba and a conversation with mothers users of the health
service. As a result, more than 73% of nurses carried out childcare day as a
growth and development surveillance strategy, 31.9% of professionals fill the
Child Health Handbook with information on development, 70% provide guidance
on early stimulation and and about 74% of professionals consider themselves
capable of recognizing delays early, although still need further education and
training. Regarding the perception of the mothers, it was found that the Child
handbook serves as an instrument for monitoring growth and vaccination much
more than for the evaluation of neuropsychomotor development, in addition they
use more experience of pairs and technological resources to obtain information
on the subject, delegating to the health service only the pathological conditions.
In this way, it is perceived the need to improve information both in health
education with the mothers and in the work process of the team and in the training
of professionals with such competences to guarantee the integral health care of
the child. |
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