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A UTILIZAÇÃO DA ESCALA GEOGRÁFICA COMO FORMA DE ABORDAGEM DE CONTEÚDOS: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO ADOTADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

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dc.contributor.author SILVA, Marcos Aurélio Gomes da
dc.date.accessioned 2020-01-09T19:31:55Z
dc.date.available 2020-01-09T19:31:55Z
dc.date.issued 2020-01-09
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1971
dc.description Orientador: Prof. Dr. Armstrong Miranda Evangelista Avaliador interno: Prof. Dr. Carlos Sait Pereira de Andrade Avaliador externo: Prof. Dr. Marcos Antonio de Castro Marques Teixeira Avaliadora externa: Profª. Drª. Ivaine Maria Tonini pt_BR
dc.description.abstract RESUMO A escala geográfica, aceita por muitos autores como uma categoria-chave nos estudos do espaço, adquire particular relevância como estratégia de abordagem de conteúdos do livro didático (LD) de Geografia. Assim, o presente trabalho de pesquisa tem o objetivo geral de analisar como esse recurso metodológico é utilizado nos livros didáticos adotados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Teresina (PI). A Pesquisa se apoia no pressuposto que o LD, mesmo em nossos dias, é uma ferramenta de ensino-aprendizagem bastante utilizada por alunos e professores em sala de aula, e fundamenta-se na posição de autores como Pontuschka (1984), Lajolo (1996), Castrogiovanni e Goulart (2001), Scäffer (2001), Kaercher (2001), Silva, Souza e Duarte (2006) e Tonini (2011) que admitem o papel ainda preponderante do livro didático no processo ensino-aprendizagem na Educação Básica. Considerou-se que o problema se apresenta ainda maior na EJA, por se tratar de uma modalidade de ensino, via de regra, bastante negligenciada pelo poder público. Desta forma, avaliou-se necessário, dentre os objetivos específicos: (a) Definir os conceitos-chave principais do estudo; (b) Identificar os tipos e níveis de escala tratados nos livros didáticos analisados; (c) Averiguar se o livro didático proporciona aos sujeitos-alunos o conhecimento necessário à compreensão do seu espaço de vivência (o lugar) e o exercício de sua cidadania; (d) Verificar a ocorrência da multiescalaridade e da articulação entre os diferentes níveis escalares no conteúdo nas coleções selecionadas. Foram analisadas as duas coleções adotadas nas redes municipal e estadual de educação, dos Anos Finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano). Para alcançar os objetivos supracitados procurou-se apoio nas teorias defendidas por autores que abordam o problema da escala geográfica, como Racine, Raffestan e Ruff (1983), Castro (1992), Valenzuela (2004), Horta (2013), Souza (2013) e Haesbaert (2015). No campo do ensino de Geografia, recorreu-se aos nomes de Straforini (2002), Nogueira e Carneiro (2009), Oliveira (2009; 2011) e Silva (2013/2014). Os textos destes e de outros estudiosos nortearam o estudo no sentido da conceptualização e tipificação de escala geográfica. A metodologia utilizada na pesquisa foi da análise de conteúdo (AC) com o auxílio do computador, tendo como suporte teórico os trabalhos de Richardson (1985), Teixeira e Becker (2001), Morais (2003), Flicr (2004), Bauer e Gaskell (2005), Kelle(2005), Lage e Godoy (2008) e Bardin (2016). Assim, utilizou-se um pacote de software da versão CAQDAS (Computer-assisted Qualitative Data Analysis Software), denominado NUD*IST, desenvolvido por Richards e Richards, no final dos anos 1990, e que funciona com base no princípio da categorização/codificação do texto. A grande vantagem na utilização desse tipo de software relaciona-se as facilidades oferecidas ao permitir que se faça a análise do corpus de forma confiável, célere e sistematizada. Os relatórios fornecidos pelo programa permitiram concluir, em termos gerais, que as coleções analisadas dão pouca importância à abordagem em escala local e negligenciam várias possibilidades de articulações escalares, estratégia que dificulta a compreensão do espaço geográfico em sua totalidade. ABSTRACT The geographic scale, accepted by many authors with a key category in space studies, acquires particular relevance as a strategy for approaching contents of the textbook (TB) of Geography. Thus, the present work has the general objective of analyzing how this methodological resource is used in the textbooks adopted in the Education for Young people and Adults (EYA) in the city of Teresina (PI). The research is based on the assumption that the textbook, even today, is a teaching-learning tool widely used by students and teachers in the classroom, and is based on the position of authors such as Pontuschka (1984), Lajolo (1996), Castrogiovanni and Goulart (2001), Schäffer (2001), Kaercher (2001), Silva, Souza and Duarte (2006) and Tonini (2011), who acknowledge the still preponderant role of the textbook in the teaching-learning process in Basic Education. It was considered that the problem is even greater in the EYA, because it is a modality of education, as a rule, quite neglected by the public authority. In this way, it was assessed necessary, among the specific objectives: (a) Define the main key concepts of the study; (b) Identify the types and levels of scale treated in the analyzed textbooks; (c) To investigate whether the textbook provides to the subjects-students the knowledge necessary to understand their space of living (the place) and the exercise of their citizenship; (d) Verify the occurrence of multiscalarity and articulation between the different scalar levels in the content in the selected collections. It was analyzed the two book collections adopted in the municipal and state education systems, from the Final Years of Middle Education (grades 6-9). In order to achieve the objectives mentioned above, we sought support in the theories defended by authors who approach the problem of geographic scale, such as Racine, Raffestan and Ruff (1983), Castro (1992), Valenzuela (2004), Horta (2013), Souza (2013) and Haesbaert (2015). In the field of Geography teaching, we used the names of Straforini (2002), Nogueira and Carneiro (2009), Oliveira (2009; 2011) and Silva (2013/2014). The texts of these and other scholars guided the study towards the conceptualization and typification of geographic scale. The methodology used in the research was the analysis of content (AC) with the help of the computer, having as theoretical support the works of Richardson (1985), Teixeira and Becker (2001), Morais (2003), Flicr (2004), Bauer and Gaskell (2005), Kelle (2005), Lage and Godoy (2008) and Bardan (2016). Thus, a software package of the CAQDAS (Computer-Assisted Qualitative Data Analysis Software) version, called NUD * IST, developed by Richards and Richards in the late 1990s and based on the principle of categorization/coding text. The great advantage in using this type of software is related to the facilities offered by allowing the analysis of the corpus in a reliable, fast and systematized way. The reports provided by the program made it possible to conclude, in general terms, that the book collections analyzed give little importance to the local scale approach and neglect various possibilities of scalar articulations, a strategy that makes it difficult to comprehend the geographic space as a whole. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de jovens e adultos pt_BR
dc.subject Geografia - estudo e ensino pt_BR
dc.subject Livro didático - avaliação pt_BR
dc.subject Education for Young people and Adults pt_BR
dc.subject Geography - study and teaching pt_BR
dc.subject Textbook - assessment pt_BR
dc.title A UTILIZAÇÃO DA ESCALA GEOGRÁFICA COMO FORMA DE ABORDAGEM DE CONTEÚDOS: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO ADOTADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) pt_BR
dc.type Other pt_BR


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