Repositório Institucional da UFPI

SHOW DA INFÂNCIA NA MÍDIA: “Guiguibashow” e “Dudinhashow” no Instagram

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dc.contributor.author ALVES, Flalrreta
dc.date.accessioned 2019-12-09T20:58:22Z
dc.date.available 2019-12-09T20:58:22Z
dc.date.issued 2019-12-09
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1952
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Marta Maria Azevedo Queiroz Avaliador interno: Prof. Dr. Gustavo Fortes Said Avaliadora externa: Profa. Dra. Tamires Ferreira Coelho pt_BR
dc.description.abstract RESUMO O século XXI segue marcado pelos avanços das mídias potencializado pela internet. Nesse cenário, diferentes formas de interações e mediações são proporcionadas por meio da virtualização e popularização de dispositivos tecnológicos, a exemplo do celular smartphone. Nesse contexto, a investigação ora apresentada surgiu de inquietações sobre a utilização da rede social como ferramenta para compartilhar experiências, expor a rotina diária e conteúdos diversos com a proposta de capitalização da imagem (SIBILIA, 2016). O objetivo consiste em analisar a relação entre mídia e criança na era da internet, em específico na rede social Instagram, na perspectiva de compreender a mercantilização da infância por meio da capitalização da imagem de crianças. Como técnicas de produção dos dados observamos os perfis de “Guiguibashow” e o de “Dudinhashow”, no período de novembro de 2016 a novembro de 2017, organizando e analisando os resultados nas categorias: criança e publicidade, estratégias de persuasão e engajamento, gênero e estereótipos. Com base em Buckingham (2011), Castells (2008), Moraes (2011, 2016), Sibília (2016), Sodré (2003), concluímos que as redes sociais permitem a inserção da criança ao tempo em que a mercantiliza, tornando-a uma ferramenta de marketing, de marcas, produtos e estilos de vida para potencializar o consumo no mundo globalizado, apresentando-a à conveniência do capital financeiro das grandes corporações – um adulto em miniatura e ao mesmo tempo criança em suas espontaneidades e brincadeiras. Consideramos ainda que é necessária uma legislação mais atuante na perspectiva de proteção a infância da criança. ABSTRACT The twenty-first century is marked by the advances of the media enhanced by the internet. In this scenario, different forms of interactions and mediations are provided through virtualization and popularization of technological devices, such as the smartphone. In this context, the research presented here arose from concerns about the use of the social network as a tool for sharing experiences, exposing the daily routine and diverse contents with the proposed capitalization of the image (SIBILIA, 2016). The objective is to analyze the relationship between media and children in the internet age, specifically in the social network Instagram, with a view to understanding the commodification of childhood through the capitalization of the image of children. As data production techniques we observed the "Guiguibashow" and "Dudinhashow" profiles, from November 2016 to November 2017, organizing and analyzing the results in the categories: children and advertising, persuasion and engagement strategies, gender and stereotypes. Based on Buckingham (2011), Castells (2008), Moraes (2011, 2016), Sibília (2016) and Sodré (2003), we conclude that social networks allow the insertion of the child at the time in which it is commercialized, making it a marketing tool, products and lifestyles to boost consumption in the globalized world, presenting the child to the convenience of financial capital of large corporations - an adult in miniature and at the same time child in their spontaneity and play . We also believe that more effective legislation is needed in order to protect the child's childhood. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Crianças e redes sociais pt_BR
dc.subject Mercantilização da infância pt_BR
dc.subject Kids and social networks pt_BR
dc.subject Mercantilization of childhood pt_BR
dc.title SHOW DA INFÂNCIA NA MÍDIA: “Guiguibashow” e “Dudinhashow” no Instagram pt_BR
dc.type Other pt_BR


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    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Mestrado em Comunicação do Centro de Ciências da Educação.

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