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RESUMO
O século XXI segue marcado pelos avanços das mídias potencializado pela internet.
Nesse cenário, diferentes formas de interações e mediações são proporcionadas por
meio da virtualização e popularização de dispositivos tecnológicos, a exemplo do
celular smartphone. Nesse contexto, a investigação ora apresentada surgiu de
inquietações sobre a utilização da rede social como ferramenta para compartilhar
experiências, expor a rotina diária e conteúdos diversos com a proposta de
capitalização da imagem (SIBILIA, 2016). O objetivo consiste em analisar a relação
entre mídia e criança na era da internet, em específico na rede social Instagram, na
perspectiva de compreender a mercantilização da infância por meio da capitalização
da imagem de crianças. Como técnicas de produção dos dados observamos os
perfis de “Guiguibashow” e o de “Dudinhashow”, no período de novembro de 2016 a
novembro de 2017, organizando e analisando os resultados nas categorias: criança
e publicidade, estratégias de persuasão e engajamento, gênero e estereótipos. Com
base em Buckingham (2011), Castells (2008), Moraes (2011, 2016), Sibília (2016),
Sodré (2003), concluímos que as redes sociais permitem a inserção da criança ao
tempo em que a mercantiliza, tornando-a uma ferramenta de marketing, de marcas,
produtos e estilos de vida para potencializar o consumo no mundo globalizado,
apresentando-a à conveniência do capital financeiro das grandes corporações – um
adulto em miniatura e ao mesmo tempo criança em suas espontaneidades e
brincadeiras. Consideramos ainda que é necessária uma legislação mais atuante na
perspectiva de proteção a infância da criança.
ABSTRACT
The twenty-first century is marked by the advances of the media enhanced by the
internet. In this scenario, different forms of interactions and mediations are provided
through virtualization and popularization of technological devices, such as the
smartphone. In this context, the research presented here arose from concerns about
the use of the social network as a tool for sharing experiences, exposing the daily
routine and diverse contents with the proposed capitalization of the image (SIBILIA,
2016). The objective is to analyze the relationship between media and children in the
internet age, specifically in the social network Instagram, with a view to
understanding the commodification of childhood through the capitalization of the
image of children. As data production techniques we observed the "Guiguibashow"
and "Dudinhashow" profiles, from November 2016 to November 2017, organizing and
analyzing the results in the categories: children and advertising, persuasion and
engagement strategies, gender and stereotypes. Based on Buckingham (2011),
Castells (2008), Moraes (2011, 2016), Sibília (2016) and Sodré (2003), we conclude
that social networks allow the insertion of the child at the time in which it is
commercialized, making it a marketing tool, products and lifestyles to boost
consumption in the globalized world, presenting the child to the convenience of
financial capital of large corporations - an adult in miniature and at the same time
child in their spontaneity and play . We also believe that more effective legislation is
needed in order to protect the child's childhood. |
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