Repositório Institucional da UFPI

ENTRE SABERES, ARTEFATOS E FÓSSEIS: UMA LEITURA SOBRE A DINÂMICA DA EXPOSIÇÃO E A COMUNICAÇÃO COM O PÚBLICO DO MUSEU DE ARQUEOLOGIA E PALEONTOLOGIA DA UFPI

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author QUARESMA, Renata Larissa Sales
dc.date.accessioned 2019-11-18T21:16:32Z
dc.date.available 2019-11-18T21:16:32Z
dc.date.issued 2019-11-18
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1941
dc.description Orientador: Profa. Dra. Maria Conceição Soares Meneses Lage Avaliador interno: Prof. Dr. Juan Carlos Cisneros Avaliador externo: Prof. Dr. Carlos Alberto Santos Costa pt_BR
dc.description.abstract RESUMO O museu tendo uma função cultural ao longo dos séculos, a partir da prática de coletar, estudar, conservar e organizar fragmentos da natureza e materialidade produzida pelo homem, diante das t ransformações relacionadas à compreensão das sociedades sobre os seus fenômenos culturais, ampliou suas funcionalidades, passando a considerar a dimensão educacional, que ganhou força e se estabeleceu como resposta à busca por sua democratização. Recenteme nte os museus propuseram novas abordagens, constituindo se como meio de comunicação entre vários públicos. Este estudo concentrou se num projeto pedagógico a partir da influência e relevância do serviço educativo museológico, especificamente sobre o trabal ho desenvolvido no Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI (MAP), localizado no Centro de Ciências da Natureza (CCN 2) da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, que foi inaugurado em 2012, e ainda está em fase d e estruturação. A comissão administrativa do MAP, constituída por professores dos cursos de Arqueologia e de Biolog ia, está a formular uma nova exposição e ainda uma nova dinâmica de funcionamento. A exposição at ual contém vestígios arqueológicos e fósseis , e atende ao público proveniente principalmente de escolas. A prática educativa realizada é ainda pouco sistemática, só desenvolvida quando as escolas agendam as visitas. Pretende se com esta pesquisa, formular ações educacionais vinculadas diretamente às exposições, sejam atuais e/ou futuras do Museu, possibilitando experimentações integradas que alcancem a experiência do público, de forma que promova ao visitante um lugar absolutamente central no processo de aprendizagem, em que todas as ações proporcion adas pelo museu através de suas exposições, mediadores e recursos didáticos possibilitem a estes a compreensão da temática musealizada, assim como, as distinções entre Arqueologia e Paleontologia, e ainda que com suas diferenças muitas vezes são apresentad as juntas nos museus. Assim, esse trabalho está sendo desenvolvido com o intuito de potencializar a aprendizagem e promover diversas experiências aos visitantes. ABSTRACT The museum having a cultural function over the centuries, from the practice of collecting, studying, conserving and organizing fragments of nature and the materiality produced by man, faced with the transformations connected to the understanding of socie ties about their cultural phenomenon, increased the functionalities, the educational dimension, which gained strength and established itself as a response to the search for its democratization. Recently the museum proposes new approaches, constituting itse lf as means of communication between several publics. This study focused on a pedagogical project based on the influence and relevance of the museum educational service, specifically on the work developed at the Archaeology and Paleontology Museum at UFPI (MAP), located at the Centro de Ciências da Natureza (CCN 2) of Piauí, campus Ministro Petrônio Portella, in Teresina, which was founded in 2012, and remains in the structuring phase. The MAP administrative committee, represented by professors from the cou rses of Archeology and Biology, at the moment is formulating a new exhibition and a new dynamics of functioning. The current exhibition contains archaeological and fossil remains and has the main public coming from schools. The educational practice is stil l not very systematic, only developed when the schools schedule the visits. The aim of this research is to formulate educational actions directly linked to the exhibitions in present and future at the Museum, making possible integrated experiments that rea ch the public's experience, so as to promote to the visitor an absolutely central place in the learning process, in which all actions provided by the museum through their exhibitions, mediators and didactic resources, enable them to understand the museogra phic thought theme, as well as the differences between Archeology and Paleontology, and which, even with their differences, are often presented together in museums. Thus, this work is being developed with the objective of enhancing learning and promoting d iverse experiences for visitors. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Museus - atividades educativas pt_BR
dc.subject Arqueologia - Piauí pt_BR
dc.subject Paleontologia - Piauí pt_BR
dc.subject Museums - Educational Activities pt_BR
dc.subject Archeology - Piauí pt_BR
dc.subject Paleontology - Piauí pt_BR
dc.title ENTRE SABERES, ARTEFATOS E FÓSSEIS: UMA LEITURA SOBRE A DINÂMICA DA EXPOSIÇÃO E A COMUNICAÇÃO COM O PÚBLICO DO MUSEU DE ARQUEOLOGIA E PALEONTOLOGIA DA UFPI pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account