Repositório Institucional da UFPI

HISTÓRIAS DE MULHERES DRAMISTAS: (Re)constituindo passos dos mestres da cultura cearense (2003 – 2013)

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author PONTES, Márcio de Araújo
dc.date.accessioned 2016-06-20T12:52:02Z
dc.date.available 2016-06-20T12:52:02Z
dc.date.issued 2016-06-20
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/193
dc.description Orientador: Prof. Dr. Francisco de Assis de Sousa Nascimento. 1ª Examinadora Interna: Profª. Dra. Cláudia Cristina da Silva Fontineles. 2ª Examinadora Interna: Profª. Dra.Terezinha de Jesus Mesquita Queiroz. 1º Examinador Externo: Prof. Dr. Gilsafran Nazareno Mota Jucá (UECE) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Mulheres dramistas do município de Tianguá são tomadas como referência para que se possa compreender as tensões que marcam a trajetória dos mestres da cultura cearense, diplomados pela Secretaria Estadual da Cultura, a partir de 2003. Quando a dramista Ana Maria da Conceição, recebe o título de mestre da cultura, sendo a partir de então reconhecida como tesouro vivo da cultura cearense, suas experiências relacionadas à cultura dramista são evidenciadas e seu grupo experimenta novas vivências. Ações culturais desenvolvidas pelo Governo ampliam as possibilidades de circulação das manifestações culturais, embora com algumas implicações. Entre as correntes historiográficas pautadas na História Cultural, a pesquisa se apóia na micro-história, buscando diminuir a escala do objeto a ser pesquisado para se apropriar da riqueza de seus detalhes, aplicando a História Oral como método, que utiliza a técnica da entrevista na construção das fontes orais, sendo privilegiada a história temática. Ainda fazem parte da pesquisa investigações hemerográfias e iconográficas. ABSTRACT: Women dramistas Tianguá the municipality are taken as a reference so that you can understand the tensions that mark the path of the masters of Ceará culture, graduates from the State Department of Culture, from 2003. When dramista Ana Maria da Conceição, receives the title culture master, and from then recognized as a living treasure of Ceará culture, their experiences related to dramista culture are evident and his group try new experiences. Cultural actions developed by the Government extend the circulation possibilities of cultural expressions, albeit with some implications. Among the historiographical currents guided by the Cultural History, the research is based on micro-history, seeking to decrease the object's scale to be searched to appropriate the wealth of your details by applying oral history as a method, which uses the interview technique in construction of oral sources, the theme being privileged history. Still part of the research hemerográfias and iconographic investigations. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cultura dramistas pt_BR
dc.subject Tradição oral pt_BR
dc.subject Mestre da cultura pt_BR
dc.subject Manifestação popular pt_BR
dc.subject Dramistas culture pt_BR
dc.subject Oral tradition pt_BR
dc.subject Culture master pt_BR
dc.subject Popular demonstration pt_BR
dc.title HISTÓRIAS DE MULHERES DRAMISTAS: (Re)constituindo passos dos mestres da cultura cearense (2003 – 2013) pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account