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RESUMO
O presente trabalho tem como foco de investigação a participação popular digital por meio do aplicativo Colab. Essa ferramenta digital, com layout similar ao das popularizadas redes sociais (Facebook e Instagram), permite a exposição de problemas sociais por meio da interação dos cidadãos com o Poder Executivo Municipal. A presente pesquisa coloca a seguinte problematização: Quais as características da participação popular no Colab referente à faixa etária e ao gênero? Em que medida o Colab se apresenta como um novo modelo digital de ouvidoria pública? Para responder, foram analisados 26 municípios brasileiros, a fim de verificar como ocorre a cyberparticipação, referente ao gênero e à faixa etária. Adicionalmente, os dados do Colab foram comparados com o Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv), objetivando verificar se o Colab é um aprimoramento das tradicionais ouvidorias públicas presentes no e-Ouv. Os resultados da análise do Colab indicam que, embora a cyberparticipação feminina e dos jovens ainda ocorra de forma mais tímida, tal aplicativo apresenta uma interação digital crescente, sendo um modelo de ouvidoria pública melhorada, visto que possibilita uma maior interação participativa entre os cidadãos e adota as estratégias da gamificação para motivar e impulsionar o engajamento popular. Com efeito, nota-se o potencial desse mecanismo em otimizar o acesso aos serviços públicos para a solução das demandas sociais com o aproveitamento das informações públicas.
ABSTRACT
The present work focuses on digital popular participation through the Colab application. This digital tool, with layout similar to the popularized social networks (Facebook and Instagram), allows the exposure of social problems through the interactions of citizens with the Municipal Executive Branch. The present research poses the following problematization: What are the characteristics of the popular participation in Colab regarding age group and gender? To what extent does Colab present itself as a new digital model of public ombudsman? To answer, 26 Brazilian municipalities were analyzed in order to verify how cyberparticipation occurs, referring to gender and age group. In addition, Colab's data were compared with the Federal Executive Branch's Ombudsman System (e-Ouv) with the purpose of verifying whether Colab is an improvement of the traditional public ombudsmen, present in the e-Ouv. The results of the Colab analysis indicate that, although female and young people cyber-participation still occur in a more timid fashion, this application presents a growing digital interaction, being a model of public ombudsman's office, since it enables a greater participatory interaction between citizens and adopts gamification strategies to motivate and drive popular engagement. In fact, the potential of this mechanism to optimize access to public services for the solution of social demands with the use of public information is noted. |
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