Abstract:
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RESUMO A deficiência na segurança do paciente causa aumento do risco da ocorrência de erros e eventos adversos. Para que o paciente receba uma assistência de excelência com uma exposição ao mínimo de riscos à sua saúde é imprescindível a implementação do gerenciamento de riscos. Neste sentido, este estudo teve como objetivos: discutir o conhecimento dos enfermeiros sobre gerenciamento de riscos e segurança do paciente, conhecer os riscos mais frequentes para a segurança do paciente, levantar as ações de gerenciamento de riscos desenvolvidas pelos enfermeiros, elaborar coletivamente um Plano de Ações de enfermagem voltado para o gerenciamento do risco prioritário identificado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada no referencial metodológico da pesquisa Convergente-Assistencial, desenvolvida nos postos de internação de um hospital acreditado, na cidade de Teresina-PI. Para a construção dos dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e grupo focal, participaram deste estudo 22 enfermeiros. A análise qualitativa dos dados obtidos foi realizada pelo software IRAMUTEQ, para a análise do texto definiu-se o método da Classificação Hierárquica Descendente, para a análise de conteúdo utilizou-se a técnica de análise temática ou categorial de Minayo. O projeto do presente estudo foi encaminhado para apreciação no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, aprovado com parecer: 2.404.180 e CAAE: 79588917.0.0000.5214. Dos relatos analisados pela técnica de conteúdo de Minayo emergiram três categorias: Segurança do paciente e gerenciamento de riscos na perspectiva de enfermeiros; Gerenciamento de riscos: um olhar para a atuação reativa; Atitudes e vivências: consolidando um gerenciamento de riscos proativo. Os resultados revelaram que os profissionais possuem conhecimento sobre a essência do significado e aplicabilidade dos temas, refletindo o avanço que se obteve nos últimos anos. Como riscos mais frequentes destacaram-se o risco de queda, risco de lesão por pressão, risco de erro de medicação e risco de extravasamento de quimioterapia, este último identificado como prioritário pelos participantes. No tocante a atuação reativa frente aos erros, notou-se uma fase de transição, em que os profissionais entendem a importância do estabelecimento de uma cultura de aprendizagem, mas a cultura punitiva e cultura de culpa ainda se mostram presentes. Essa fase de transição também é percebida nos discursos associados à cultura de segurança, presente nas atitudes de avaliação de riscos e utilização de protocolos para manutenção da segurança do paciente. Os grupos focais resultaram na construção coletiva da proposta do Plano de Ações de enfermagem voltado para o gerenciamento do risco de extravasamento de quimioterapia. Dessa forma, considerou-se que, mesmo com a evolução que os profissionais e instituições de saúde têm passado com relação a segurança do paciente e cuidado seguro, ainda é necessário abolir algumas características culturais que impedem esse progresso, como a cultura punitiva e abordagem não sistêmica dos erros, associando isso à prática de educação permanente é possível alcançar melhorias significativas na qualidade da assistência prestada. Espera-se que o diálogo entre profissionais e a troca de experiências auxiliem no planejamento dos cuidados, tonando possível sugerir planos de cuidados assistenciais com foco na segurança e qualidade.
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ABSTRACT Deficiency in patient safety increases the risk of occurrence of errors and adverse events. In order for the patient to receive excellent care with exposure to the minimum of risks to his health, it is essential to implement risk management. In this sense, this study had the following objectives: to discuss nurses' knowledge about risk management and patient safety, to know the risks to patient safety more frequently, to raise the risk management actions developed by nurses, to prepare a Nursing actions aimed at managing the identified priority risk. This is a qualitative research, based on the methodological reference of the Convergent-Care Research, developed in the places of hospitalization of an accredited hospital, in the city of Teresina-PI. For the construction of the data semi-structured interviews and focus groups were used, 22 nurses participated in this study. The qualitative analysis of the obtained data was carried out by the IRAMUTEQ software, for the analysis of the text, the descending hierarchical classification method was defined, for the analysis of content was used the technique of thematic analysis or category of Minayo. This study was submitted to the Research Ethics Committee of the Federal University of Piauí, approved with an opinion: 2,404,180 and CAAE: 79588917.0.0000.5214. From the reports analyzed by Minayo's content technique, three categories emerged: Patient safety and risk management from the perspective of nurses; Risk management: a look at reactive performance; Attitudes and experiences: consolidating proactive risk management. The results revealed that the professionals have knowledge about the essence of the meaning and applicability of the themes, reflecting the progress that has been made in recent years. The most frequent risks were the risk of falling, the risk of injury due to pressure, risk of medication error and risk of extravasation of chemotherapy, the latter identified as a priority by the participants. With regard to reactive action against errors, a transition phase was observed, in which professionals understood the importance of establishing a culture of learning, but punitive culture and culture of guilt were still present. This phase of transition is also perceived in the discourses associated to the safety culture, present in the attitudes of risk assessment and use of protocols to maintain patient safety. The focus groups resulted in the collective construction of the proposed Action Plan for nursing aimed at managing the risk of extravasation of chemotherapy. Thus, it was considered that, even with the evolution that health professionals and institutions have undergone regarding patient safety and safe care, it is still necessary to abolish some cultural characteristics that impede such progress, such as punitive culture and non-systemic medical approach to errors, associating this to the practice of permanent education, it is possible to achieve significant improvements in the quality of care provided. It is hoped that the dialogue between professionals and the exchange of experiences will assist in the planning of care, making it possible to suggest care plans that focus on safety and quality.