Abstract:
RESUMO: A disciplina Geografia compõe o conjunto de disciplinas da estrutura
curricular do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Nesse sentido, é de
fundamental importância no desenvolvimento de habilidades e competências
como observar, analisar, interpretar e pensar criticamente as transformações
cotidianas e a dinâmica do espaço geográfico. O Ensino de Geografia na
Escola de Tempo Integral contribui para a organização do currículo e
articulação de conhecimentos a partir de abordagens interdisciplinares como
meio de compreender o conhecimento de forma ampla. O objetivo geral foi
analisar o Ensino de Geografia em escolas de Tempo Integral na cidade de
Teresina, Piauí, considerando as concepções de docentes das escolas
escolhidas para a pesquisa. Os objetivos específicos foram: (a) identificar as
práticas de Ensino de Geografia nas escolas de Ensino em Tempo Integral;
(b) discutir a concepção de participantes envolvidos (docentes), no sentido
de compreender como o Ensino de Geografia é abordado na escola de tempo
integral; (c) sugerir metodologias que despertem a aplicação de práticas
interdisciplinares nas escolas de tempo integral com vista ao Ensino de
Geografia. Os pressupostos teóricos fundamentam-se em Cavalcanti (2003),
Callai (2006), Vesentini (2004), Castrogiovanni (2007), Esquinsani (2016),
Gadotti (2009), Gonçalves (2006), Libâneo (2014), Moll (2012) , Cavaliere
(2002), entre outros. A pesquisa empírica foi realizada em uma escola por
Gerência Regional de Educação (GRE), totalizando 4 escolas , sigiladas com
letras do alfabeto: 4º GRE Centro-Norte (Escola A); 19º GRE Sul (Escola B);
20º GRE Nordeste (Escola C) e 21º GRE Sudeste (Escola D), a partir de
aplicação de entrevistas com docentes. Na interpretação dos resultados,
optou-se pelo uso de quadros para ressaltar a fala dos entrevistados e figuras
(Nuvens de Palavras). O site utilizado para a criação da s figuras foi o
wordclouds.com, o qual permite criar nuvens de palavras, o que resulta em
diversas formas e imagens para enriquecer a discussão das informações
obtidas a partir das entrevistas. Concluiu-se que permanecer mais tempo na
escola não é a solução para melhorar a qualidade do Ensino de Geografia,
pois a mesma carga horária planejada na escola de ensino médio regular
também é pensada para a escola de tempo integral . O Ensino de Geografia
pode ser aperfeiçoado nas Escolas de Tempo Integral com a contribuição do
Ensino de Geografia, além de explorar outros conteúdos e metodologias de
Ensino.
ABSTRACT: The Geography discipline composes the set of disciplines of the curricular
structure of Elementary School II and High School. In this sense, it’s of
fundamental importance in the development of skills and competences as
observing, analyzing, interpreting and thinking critically the daily transformations
and the dynamics of the geographical space. Teaching Geography in the Integral
School contributes to the organization of curriculum and articulation of knowledge
from interdisciplinary approaches as a means to comprehend knowledge in a
broad way. The general objective was to analyze the teaching of Geography in
full-time schools in the city of Teresina, Piauí, considering the conceptions of
teachers of the schools chosen for the research. The specific objectives were: (a)
identify the practices of Geography Teaching in the Schools of Integral Education;
(b) discuss the conception of participants involved (teachers) in order to
understand how Geography Teaching is approached in full-time school; (c)
suggest methodologies that encourage the application of interdisciplinary
practices in full-time schools with a view to Geography teaching. The theoretical
assumptions are based on Cavalcanti (2003), Callai (2006), Vesentini (2004),
Castrogiovanni (2007), Esquinsani (2016), Gadotti (2009), Gonçalves (2006),
Libâneo ), Cavaliere (2002), among others. The empirical research was carried
out in a school by Regional Education Management (GRE), totaling 4 schools,
with letters of the alphabet: 4th GRE North-Center (School A); 19th GRE South
(School B); 20º GRE Northeast (School C) and 21st GRE Southeast (School D),
considering the application of interviews with teachers. In the interpretation of the
results, we opted for the use of pictures to emphasize the speech of the
interviewees and figures (Word Clouds). The site used for the creation of the
figures was wordclouds.com, which allows to create clouds of words, which
results in several forms and images to enrich the discussion of the information
obtained from the interviews. It was concluded that staying longer in school is not
the solution to improve the quality of Geography teaching, because the same
planned workload in regular high school is also designed for full-time school. The
Geography teaching can be improved in the full-time schools with the contribution
of the Geography teaching, in addition to exploring other contents and
methodologies of teaching.