Abstract:
RESUMO: Cada vez mais o paradigma da inclusão se apresenta como capaz de aproximar a escola das demandas sociais, onde a marca das diferenças se torna mais perceptível. Quando se trata da inclusão da pessoa com deficiência no contexto educacional, o desafio a ser vencido não é mais a deficiência e sim, apontar instrumentos ou estratégias que possibilitem a esse alunado o acesso ao conhecimento que circula nesse espaço social. O aluno com paralisia cerebral (PC), que não se comunica convencionalmente, estigmatizado como incapaz pela sua condição, vivencia na escola inúmeras barreiras para acessar plenamente os benefícios desse espaço de aprendizagem. Para este aluno a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) é fundamental para o êxito escolar, uma vez que lhe dá condições de estabelecer comunicação com seus pares e o Atendimento Educacional Especializado é o serviço da Educação Especial responsável direto pela implementação da CAA para alunos que dela necessitam. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o processo de comunicação dos alunos com paralisia cerebral (PC) a partir da comunicação aumentativa e alternativa (CAA) desenvolvida no atendimento educacional especializado (AEE). A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo descritiva. Participaram do estudo 5 professoras e 5 alunos com PC. As professoras atuam em Salas de Recursos Multifuncionais e os alunos recebem respectivamente o atendimento destas, em escolas da rede municipal de ensino de Teresina. Utilizamos como base teórica para este trabalho, autores como Mendes (2006), Nunes (2003; 2007; 2011), Schirmer (2007; 2013), entre outros. Entre os resultados encontrados foi possível verificar que a CAA traz resultados positivos para o aluno com paralisia cerebral, no entanto, o trabalho realizado no AEE ainda se encontra em fase inicial, especialmente pelas condições de trabalho e o tempo reduzido para estruturar sistemas de CAA junto aos alunos. ABSTRACT: Increasingly the inclusion paradigm is shown up as able to bring school closer to social demands where the marks of the differences become more perceptible. With regard to the inclusion of the disabled person in the educational context, the challenge to be overcome is no longer the disability itself but to point out tools or strategies that enable this student to access the knowledge which flows through this social space. The student with cerebral palsy (CP) who does not communicate conventionally stigmatized as incapable for his condition lives countless barriers to access fully the benefits of such learning space in school. To this student the Augmentative and Alternative Communication (AAC) is essential for the educational success once it gives him conditions to provide communication with his pairs and the Specialized Educational Service is the work of the Special Education directly responsible for the introduction of AAC for students who need it. This research had as general objective to investigate the communication process of students with cerebral palsy from the augmentative and alternative communication (AAC) developed at the specialized educational service (SES). The research has qualitative nature and descriptive type. 5 teachers and 5 students with CP participated in the study. The teachers work in Multifunctional Resources Classrooms and the students receive respectively their service in municipal schools from Teresina. We have used authors like Mendes (2006), Nunes (2003; 2007; 2011), Schirmer (2007; 2013) and others as theoretical base for this work. Among the findings it was possible to verify that AAC brings positive results for the student with cerebral palsy, however, the work accomplished at SES is still at its early stage, especially for the work conditions and the short time to structure systems of AAC closely with the students.