Abstract:
RESUMO: Esta pesquisa objetivou verificar em que medida a religiosidade e a busca de sensações explicam o consumo de álcool. Para tanto, foram desenvolvidos dois estudos. No primeiro, avaliou-se psicometricamente o Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT) no contexto Piauiense. Participaram 406 estudantes universitários, com idade média de 23,31 anos (DP = 5,73), a maioria do sexo feminino (68,2%), solteiros (58,4%), com padrões de consumo de álcool de baixo risco (74,4%), que responderam o AUDIT e questões sociodemográficas. Realizou-se análises descritivas, análises fatoriais confirmatórias (AFC) e de consistência interna. Os resultados indicaram melhor ajuste do modelo trifatorial [χ2(32) = 0,89, p<0,001; TLI = 0,99; CFI = 0,99; RSMEA = 0,036 (IC90%=0,012 – 0,056); ECVI = 0,30] e adequada consistência interna (α = 0,85; Ω = 0,89). O estudo 2 objetivou testar a estrutura do AUDIT obtida no estudo 1; verificar o relacionamento entre religiosidade, busca de sensações e consumo de álcool, além de avaliar a capacidade preditiva da religiosidade e busca de sensações em relação ao consumo de álcool. Participaram 210 universitários, com idade média de 21,29 anos (DP = 4,39), a maioria mulheres (53,3%), que responderam os instrumentos do estudo 1, acrescidos da Escala de Atitudes Religiosas (EAR-20) e do Inventário de Arnett de Busca de Sensações (AISS). Foram realizadas análises confirmatórias, além de correlações e regressão linear múltipla. Os resultados apontaram ajuste satisfatório do AUDIT (CFI = 0,99, TLI = 0,99, RMSEA = 0,039), confirmando sua estrutura trifatorial. Ademais, identificou-se relações negativas e significativas entre os fatores da EAR-20 e os do AUDIT, e correlação positiva e significativa entre as dimensões do AISS e as do AUDIT, além de demonstrar que o fator comportamento religioso (EAR-20) predisse a pontuação total do AUDIT (β = - 0,32, t = - 2,55, p < 0,01) e do fator consumo de álcool (β = - 0,37, t = - 2,99, p < 0,003). Conclui-se que os objetivos do estudo tenham sido alcançados, com evidências de uma medida de autorrelato, para mensuração de padrões de consumo de álcool em universitários, com qualidades psicométricas asseguradas, além da apresentação de variáveis explicativas que contribuem para a compreensão do consumo de álcool. Assim, espera-se, com este trabalho, contribuir para subsidiar ações de prevenção e promoção em saúde, no espaço universitário, além de contribuir com o arcabouço teórico da psicologia social, por meio do fornecimento de dados empíricos e teóricos acerca do tema aqui abordado. ABSTRACT: This study aimed to verify the extent to which religiosity and the search for sensations explain the consumption of alcohol. Therefore, two studies were developed. In the first, the Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT) was evaluated psychometrically in the Piauiense context. A total of 406 university students, with an average age of 23.31 years (SD = 5.73), the majority of females (68.2%), single (58.4%), and low-risk alcohol consumption (74.4%), who answered the AUDIT and sociodemographic questions. Descriptive analyzes, confirmatory factorial analyzes (AFC) and internal consistency were performed. The results indicated a better fit of the three-factor model [χ2 (32) = .89, p <.001; TLI = .99; CFI = .99; RSMEA = .036 (IC90% = .012- .056); ECVI = .30] and adequate internal consistency (α = .85, Ω = .89). Study 2 aimed to test the structure of AUDIT obtained in study 1; to verify the relationship between religiosity, search for sensations and alcohol consumption, as well as to evaluate the predictive capacity of religiosity and search for sensations regarding alcohol consumption. A total of 210 university students, with an average age of 21.29 years (SD = 4.39), most of them women (53.3%), who answered the instruments of study 1, plus the Religious Attitudes Scale (EAR-20) and of the Arnett Sensation Search Inventory (AISS) participated. Confirmatory analyzes were performed, in addition to correlations and multiple linear regression. The results indicated a satisfactory adjustment of the AUDIT (CFI = .99, TLI = .99, RMSEA = .039), confirming its three-factor structure. In addition, we identified negative and significant relationships between the EAR-20 and AUDIT factors, and a positive and significant correlation between AISS and AUDIT dimensions, as well as showing that the religious behavior factor (EAR-20) predicted the total score of the AUDIT (β = - .32, t = - 2.55, p < .01) and the alcohol consumption factor (β = - .37, t = 2.99, p < .003 ). It was concluded that the objectives of the study were achieved, with evidence of a self-report measure, to measure alcohol consumption patterns among university students, with assured psychometric qualities, as well as the presentation of explanatory variables that contribute to the understanding of alcohol consumption alcohol. Thus, it is hoped, with this work, to contribute to health prevention and promotion actions in the university space, besides contributing to the theoretical framework of social psychology, by providing empirical and theoretical data on the subject addressed here.