Abstract:
RESUMO: A educação a distância (EaD) permite eliminar a separação geográfica entre educador e educando e atende um número ilimitado de alunos em busca de formação, capacitação ou atualização profissional. Estudos sobre o cuidado de Enfermagem às pessoas com estomias intestinais de eliminação apontam que há lacunas e equívocos no processo de reabilitação do estomizado, que podem ser ocasionados pelo conhecimento insuficiente dos enfermeiros em relação à temática, formação insuficiente ou falta de capacitação. Embora, existam estudos sobre o uso da EaD para educação de pessoas estomizadas e estudantes de enfermagem sobre estomias, nenhum foi realizado com enfermeiros da atenção básica à saúde. Este estudo teve como objetivo avaliar o impacto de uma intervenção educativa online no conhecimento de enfermeiros da Estratégia Saúde da Família de Teresina sobre estomias intestinais de eliminação. Estudo prospectivo, quase-experimental, do tipo grupo único, antes e depois, realizado na Estratégia Saúde da Família da Regional de Saúde Centro/Norte de Teresina – PI, no período de maio a julho de 2015, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí. A população foi composta por 81 enfermeiros da Atenção Básica. Destes, 40 foram excluídos e fizeram parte da amostra 41 enfermeiros. Estatísticas descritivas foram utilizadas para análise exploratória das variáveis sociodemográficas, de formação, uso do computador e da Internet e conhecimento dos enfermeiros sobre estomias intestinais de eliminação antes e após a intervenção educativa online. Para comparar os escores de acertos no pré e pós-teste foi utilizado o Teste de Wilcoxon e o nível de significância adotado foi de α=0,05. Foram considerados estatisticamente significantes os resultados dos testes que apresentaram α menor ou igual a 0,05. A maioria dos enfermeiros era do sexo feminino 39 (95,1%), casada 24 (58,5%), com média de idade de 40,0 (dp=10,3) anos. Do total de enfermeiros, 31 (75,6%) foram formados em instituições públicas, sendo que quase a totalidade deles possuía especialização 37 (92,5%) e apenas 5 (12,2%) Mestrado. A média de tempo de formação foi de 14,6 (dp=9,5) anos. A maioria dos enfermeiros, 39 (95,1%) possuíam computador e todos (100%) tinham acesso à Internet. Mais da metade, 30 (73,2%), utilizava o computador diariamente e em casa 30 (75%). Trinta e cinco (85,4%) utilizavam diariamente a Internet, em casa 37 (90,2%). Na avaliação do conhecimento dos enfermeiros verificou-se que apenas 5 (14,3%) obtiveram acertos superiores a 80% no pré-teste. Após a intervenção educativa online, o número de enfermeiros que obtiveram acertos superiores a 80% aumentou para 32 (94,1%). Com relação aos domínios, quase todos apresentaram aumento no número de acertos superiores a 80% no pós-teste, exceto o domínio “Pós-Operatório Tardio”. Houve diferença estatística significativa no conhecimento dos enfermeiros após a intervenção educativa online (p=0,000), com percentual de melhoria de 96,7% no geral. A EaD pode ser uma estratégia efetiva para educação permanente de enfermeiros, visto que é uma modalidade de ensino que estimula a construção do conhecimento, fomenta a autonomia do aluno na busca e aprofundamento de conteúdo, desenvolve habilidades, melhora a capacidade de argumentação e o trabalho em conjunto com os outros participantes. ABSTRACT: Distance education (DE) eliminates the geographical separation between educator and student and meets an unlimited number of students seeking education, training or professional development. Studies on nursing care for people with intestinal ostomy of elimination point out that there are gaps and misconceptions in the rehabilitation process of ostomy, which can be caused by the following factors: insufficient knowledge of nurses regarding the subject, inadequate training or lack of training. Although there are studies on the use of distance learning for the education of patients with ostomy and nursing students about ostomy, none was conducted with nurses in primary health care. This study aimed to evaluate the impact of an online educational intervention on knowledge of nurses from the Family Health Strategy in Teresina about intestinal ostomy of elimination. It is a prospective, quasi-experimental, type single group, before and after, held at the Health Strategy of the Regional Health Family Center / North Teresina-PI from May to July of 2015. It was conducted after the approval by the Ethics Committee of the Federal University of Piauí. The population consisted of 81 nurses of Primary Care. Of these, 40 were excluded and 41 nurses were part of the sample. Descriptive statistics were used for exploratory analysis of sociodemographic variables, training, computer use and Internet, and nurses' knowledge about intestinal ostomy of elimination before and after the online educational intervention. To compare the successes scores in pre- and post-test, it was used the Wilcoxon test and the significance level was set at α = 0.05. It was considered statistically significant results with α less than 0.05 or equal to 0.05. Most nurses were women 39 (95.1%), married 24 (58.5%), and with mean age of 40.0 (SD = 10.3) years. Of all nurses, 31 (75.6%) were trained in public institutions, and almost all of them had a specialist tittle 37 (92.5%) and only 5 (12.2%) had a master's degree. The average training time was 14.6 (SD = 9.5) years. Most nurses, 39 (95.1%) had computer and all (100%) had access to Internet. More than half, 30 (73.2%) used the computer daily and 30 (75%) used at home. Thirty-five (85.4%) used Internet daily and 37 (90.2%) used at home. In the evaluation of nurses knowledge, it was showed that only 5 (14.3%) had reached more than 80% in the pretest. After the online educational intervention, the number of nurses who reached over 80% increased to 32 (94.1%). With regard to the fields, almost all showed an increase in the number of correct answers higher than 80% in the post-test, except in the “Late Postoperative” domain. There were statistically significant differences in the knowledge of nurses after the online educational intervention (p = 0.000), with an overall improvement percentage of 96.7%. DE can be an effective strategy for continuing education of nurses since it is a teaching method that encourages the construction of knowledge. It increases student autonomy in the pursuit and deepening of content, develops skills, improves reasoning skills and teamwork.