Abstract:
RESUMO: O presente estudo teve por objetivo investigar os cenários de leitura e as rotinas de sala de aula no 3º ano do Ensino Médio mediante as atividades propostas no contexto de ensino de matemática. Compreendendo que este ensino é responsável por ampliar a competência dos estudantes, observamos nas avaliações de larga escala como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), dentre outros, as dificuldades reveladas em relação às habilidades de leitura e interpretação exigidas na disciplina de matemática. Tais dificuldades são claramente traduzidas em números através dos resultados sobre o desempenho das competências matemáticas apresentados pelos sistemas nacionais de avaliação. Neste estudo, temos um recorte e nos concentramos na dimensão da leitura, tendo em vista que, tradicionalmente, a escola utiliza a leitura como principal meio de aquisição de conhecimentos. No entanto, para o leitor adquirir conhecimento através da leitura é necessário que interprete o texto verbal ou não-verbal. A pesquisa teve inspiração etnográfica e foi desenvolvida na escola Prefeito Freitas Neto no período de Agosto a Outubro de 2017, com alunos do 3º ano do Ensino Médio. O método de caráter instrumental para coleta de dados deu-se através de observação das aulas, entrevistas, gravações e consulta a materiais como atividades realizadas em sala de aula. O aporte teórico contempla teorias do letramento seguindo a tradição de autores como Street (1984) Lopes (1989, 2006) Kleiman (1995, 2002), dentre outros. O que motivou a realização deste estudo foi percebermos a necessidade de ações urgentes no sentido de reparar a lacuna existente no que se refere ao domínio de leitura e desenvolvimento de competências que os jovens apresentam ao concluírem o ensino médio. O estudo indica que não ocorre de forma efetiva um direcionamento dos alunos em relação à leitura e compreensão do domínio matemático inscrito. Desta forma, os alunos enquanto leitores munidos de estratégias e habilidades parecem ainda não ter atingido um desempenho suficiente para participar satisfatoriamente do processo e consequentemente contemplar a resolução de questões. ABSTRACT: The following study aims to investigate the reading scenarios and the classroom routines in the 3rd grade of High School through the activities proposed in the context of mathematics teaching. Understanding that this teaching is responsible for broadening students' competence, it was observed in the high-level assessments, such as the National High School Examination (ENEM in Portuguese), among others, the difficulties revealed regarding the reading and interpretation skills required in the mathematics discipline. Such difficulties are clearly translated into numbers through the results on the performance of mathematical skills presented by the national assessment systems. In this study, there is a clipping focused on the dimension of reading, considering that, traditionally, schools use reading as the main means of acquiring knowledge. However, so that the reader acquire knowledge through reading it is necessary that they interpret the verbal or non-verbal text. The research, which has ethnographic inspiration, was developed at the Prefeito Freitas Neto school from August to October 2017, with students from the 3rd grade of High School. The instrumental character method for data collection through classes observation, interviews, recordings and analyzing materials such as activities carried out in the classroom. The theoretical contribution contemplates literacy theories following the tradition of authors such as Street (1984) Lopes (1989, 2006) Kleiman (1995, 2002), among others. Perceiving the need for urgent actions in order to repair the existing gap in the reading field as well as the development of skills that the students have when they finish High School motivate the execution of this work. The study indicates that the students’ orientation towards reading and comprehension of written mathematical domain does not occur. Therefore, students as readers that possess strategies and abilities, still do not seem to have reached enough competence to participate satisfactorily in the process and consequently contemplate the resolution of questions.