Abstract:
RESUMO: Com o intuito de evidenciar as mudanças desejadas para a cidade de Teresina no início do século XX, as quais repercutiram e se fundiram ao modo de construir e se apropriar dos espaços das casas que abrigavam as famílias teresinenses mais abastadas da capital piauiense nas décadas de 1900 a 1920, construíram-se os trajetos dessa pesquisa. Para tanto, esse estudo guiou-se pelos referenciais da história cultural, visando a analisar e refletir sobre as mudanças na arquitetura das casas teresinenses que progressivamente se alteraram do estilo colonial (rural) para o eclético e, consequentemente, implicaram a adesão a novos ordenamentos sociais nos espaços privados e públicos. Tais vicissitudes provocaram, ainda, mudanças nas sociabilidades e nos relacionamentos entre os indivíduos, os costumes, os hábitos e as práticas culturais; além de modificações na forma de conceber a casa, seus espaços e as relações entre os sujeitos que a coabitam, transformando-a em um lar doméstico. Para sobrelevar as mudanças no espaço doméstico teresinense, o estudo percorreu múltiplas fontes históricas, a saber: fontes bibliográficas, que proporcionaram referenciais teóricos e metodológicos para o desenvolvimento do trabalho; fontes hemerográficas e fontes literárias (principalmente obras escritas por Abdias Neves, Clodoaldo Freitas e Lili Castelo Branco), cuja análise, a partir da relação História & Literatura, forneceu a percepção do ser família teresinense e os ideais constituídos para esta no período pesquisado; fontes iconográficas e imagéticas, que oportunizaram compreender as alterações (materiais) urbanas e a arquitetura doméstica teresinense. A variedade de fontes históricas utilizadas, congregadas ao embasamento teórico-metodológico, forneceram o suporte necessário para o desenvolvimento desse trabalho, à medida que os dados e reflexões fizeram emergir um arcabouço maior de análises e compreensão sobre a realidade histórica da capital teresinense até a década de 1920, cuja população (con)vivia entre a dicotomia da modernidade do século XX ardorosamente desejada e tradição (apego) rural do século XIX. ABSTRACT: In order to show the desired changes to the city of Teresina in the early twentieth century, which reverberated and merged with the way of building and appropriating the spaces of houses that housed the wealthiest Teresina families in the Piauí capital in the 1900s to 1920, the paths of this research were constructed. In order to do so, this study was guided by the references of cultural history, aiming at analyzing and reflecting on the changes in the architecture of the Teresian houses that progressively changed from the colonial (rural) style to the eclectic and, consequently, implied adherence to new orders in private and public spaces. These vicissitudes also provoked changes in the sociabilities and relationships between individuals, customs, habits and cultural practices; in addition to modifications in the way of conceiving the house, its spaces and the relations between the subjects that cohabit it, transforming it into a domestic home. In order to overcome the changes in Teresinese domestic space, the study covered several historical sources, namely: bibliographical sources, which provided theoretical and methodological references for the development of the work; (mainly works written by Abdias Neves, Clodoaldo Freitas and Lili Castelo Branco), whose analysis, based on the History & Literature relationship, provided the perception of being a Teresian family and the ideals constituted for it during the studied period; iconographic and imagistic sources, that opportunized to understand the urban (material) alterations and the teresinense domestic architecture. The variety of historical sources used, together with the theoretical and methodological foundations, provided the necessary support for the development of this work, as the data and reflections gave rise to a larger framework of analysis and understanding about the historical reality of the Teresian capital until the decade of 1920, whose population (con) lived between the dichotomy of the ardently desired twentieth-century modernity and nineteenth-century rural tradition (attachment).