Abstract:
RESUMO: Introdução: Atualmente, a Universidade Estadual do Piauí oferta quatro cursos de enfermagem, no entanto entre os anos de 1998 a 2003 esse número expandiu-se para
nove cursos, que não receberam a devida estrutura para funcionamento, resultando na
transferência dos alunos para os campi da Universidade mais estruturados. A vinda
desses alunos para o campus da cidade de Teresina favoreceu a criação do Curso de
Bacharelado em Enfermagem no Centro de Ciências da Saúde da Universidade
Estadual do Piauí no ano de 2008. Objetivos: descrever os antecedentes históricos da
criação dos Cursos de enfermagem do CCS da UESPI, compreender as estratégias de
luta para a transferência dos alunos dos municípios-polos para Teresina e seu processo
de formação e analisar as lutas simbólicas dos discentes e docentes para a inserção
do Curso de Enfermagem no CCS da UESPI. Método: Trata-se de uma pesquisa sóciohistórico, com base nos conceitos de poder simbólico, violência simbólica, campo,
habitus e capital do sociólogo Pierre Bourdieu. A produção dos dados foi embasada na
história oral temática segundo Meihy e tiveram duração média de 45 minutos. Foram
realizadas dezessete entrevistas com: cinco coordenadores do curso de enfermagem,
seis egressos, dois diretores do Centro de Ciências da Saúde e quatro docentes. Os
documentos utilizados foram atas de reunião de Conselho de Centro, memorandos,
ofícios, leis e decretos que tratavam sobre o curso de enfermagem e fontes
iconográficas. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade
Federal do Piauí com o número de parecer 2.139.940. Resultados: Foram agrupados
em três capítulos: Antecedentes históricos para criação do curso de Enfermagem no
Centro de Ciências da Saúde; Estratégias e mobilizações dos docentes para conclusão
do curso em Teresina e Lutas simbólicas para inserção da primeira turma de
Enfermagem no campus de Teresina da Universidade Estadual do Piauí – 2008 a 2012.
Os achados apontam que a Universidade Estadual passou por um processo
desordenado de expansão com oferta de Cursos de Bacharelado em Enfermagem em
vários municípios de forma desordenada. Desse modo, os discentes e docentes das
cidades de Água Branca, Barras e Campo Maior elaboraram estratégias de lutas com
intuito da transferência destes para o campus de Teresina. No entanto as condições
precárias nas quais o Curso de Enfermagem foi ofertado causaram descontentamento
aos alunos que empreenderam novas lutas. Como resultado foi possível o
reconhecimento do Curso de Bacharelado em Enfermagem e a oferta de vagas no ano
de 2008 para a cidade de Teresina. A partir do ingresso da primeira turma outras
estratégias foram elaboradas para a efetiva inserção do curso. Conclusão: O Curso de
Bacharelado em Enfermagem na cidade de Teresina foi criado em 2008 e lutas
simbólicas foram travadas por seus agentes sociais para seu reconhecimento no
ambiente acadêmico e na sociedade piauiense, que resultou em ganho de capital pelos
integrantes do curso de enfermagem. ABSTRACT: Introduction: Currently, the State University of Piauí offers four nursing courses, however between 1998 and 2003 this number expanded to nine courses, which did not receive the proper structure for functioning, resulting in the transfer of students to the University campuses more structured. The arrival of these students to the campus of the city of Teresina favored the creation of the Bachelor of Nursing Course at the Health Sciences Center of the State University of Piauí in 2008. Objectives: to describe the historical background of the creation of the Nursing Courses of the UESPI CCS, to understand the strategies for the transfer of the students from the municipalities-poles to Teresina and its training process and to analyze the symbolic struggles of the students and professors for the insertion of the Nursing Course in the CCS of UESPI. Method: This is a socio-historical research, based on the concepts of symbolic power, symbolic violence, field, habitus and capital of sociologist Pierre Bourdieu. The production of the data was based on the thematic oral history according to Meihy and had an average duration of 45 minutes. Seventeen interviews were conducted with: five coordinators of the nursing course, six graduates, two directors of the Health Sciences Center and four teachers. The documents used were meeting minutes of Center Council, memoranda, offices, laws and decrees dealing with the nursing course and iconographic sources. The project was approved by the Ethics and Research Committee of the Federal University of Piauí with the number of opinion 2.139.940. Results: The results were grouped into three chapters: Historical antecedents for creation of the Nursing course at the Health Sciences Center; Strategies and mobilizations of teachers for the conclusion of the course in Teresina and symbolic struggles for insertion of the first group of Nursing in the campus of Teresina of the State University of Piauí - 2008 to 2012. The findings indicate that the State University underwent a disorderly process of expansion with Nursing Bachelor's Degree programs in several municipalities in a disorderly way. In this way, the students and teachers of the cities of Água Branca, Barras and Campo Maior elaborated strategies of struggles with the intention of transferring these to the Teresina campus. However, the precarious conditions in which the Nursing Course was offered caused discontent to the students who undertook new struggles. As a result, it was possible to recognize the Bachelor's Degree in Nursing and the offer of vacancies in the year 2008 for the city of Teresina. Since the first class, other strategies have been developed for the effective insertion of the course. Conclusion:
The Nursing Bachelor's Degree in Teresina was created in 2008 and symbolic struggles
were fought by its social agents for recognition in the academic environment and in Piauí
society, which resulted in capital gain by members of the nursing course. RESUMEN: Introducción: En la actualidad, la Universidad Estatal del Piauí ofrece cuatro cursos
de enfermería, sin embargo entre los años 1998 a 2003 esa cifra se expandió a nueve
cursos, que no recibieron la debida estructura para funcionamiento, resultando en la
transferencia de los alumnos a los campus de la Universidad más estructurados. La
llegada de estos alumnos al campus de la ciudad de Teresina favoreció la creación del
Curso de Bachillerato en Enfermería en el Centro de Ciencias de la Salud de la
Universidad Estatal de Piauí en el año 2008. Objetivos: describir los antecedentes
históricos de la creación de los Cursos de enfermería del CCS de la UESPI, comprender
las estrategias de lucha para la transferencia de los alumnos de los municipios polos a
Teresina y su proceso de formación y analizar las luchas simbólicas de los discentes y
docentes para la inserción del Curso de Enfermería en el CCS de la UESPI. Método:
Se trata de una investigación socio-histórica, basada en los conceptos de poder
simbólico, violencia simbólica, campo, habitus y capital del sociólogo Pierre Bourdieu.
La producción de los datos se basó en la historia oral temática según Meihy y tuvieron
una duración media de 45 minutos. Se realizaron diecisiete entrevistas con: cinco
coordinadores del curso de enfermería, seis egresados, dos directores del Centro de
Ciencias de la Salud y cuatro docentes. Los documentos utilizados fueron actas de
reunión de Consejo de Centro, memorandos, oficios, leyes y decretos que trataban
sobre el curso de enfermería y fuentes iconográficas. El proyecto fue aprobado por el
Comité de Ética e Investigación de la Universidad Federal de Piauí con el número de
opinión 2.139.940. Resultados: Los resultados fueron agrupados en tres capítulos:
Antecedentes históricos para la creación del curso de Enfermería en el Centro de
Ciencias de la Salud; Estrategias y movilizaciones de los docentes para concluir el
curso en Teresina y Lutas simbólicas para inserción de la primera clase de Enfermería
en el campus de Teresina de la Universidad Estatal del Piauí - 2008 a 2012. Los
hallazgos apuntan que la Universidad Estadual pasó por un proceso desordenado de
expansión con de la Universidad de Buenos Aires. De este modo, los discentes y
docentes de las ciudades de Agua Blanca, Barras y Campo Maior elaboraron
estrategias de lucha con la intención de transferir estos al campus de Teresina. Sin
embargo las condiciones precarias en las cuales el Curso de Enfermería fue ofrecido
causaron descontento a los alumnos que emprendieron nuevas luchas. Como resultado
fue posible el reconocimiento del Curso de Bachillerato en Enfermería y la oferta de
vacantes en el año 2008 para la ciudad de Teresina. A partir del ingreso de la primera
clase, otras estrategias fueron elaboradas para la efectiva inserción del curso..
Conclusión: El Curso de Bachillerato en Enfermería en la ciudad de Teresina fue
creado en 2008 y luchas simbólicas fueron trabadas por sus agentes sociales para su
reconocimiento en el ambiente académico y en la sociedad piauiense, que resultó en
ganancia de capital por los integrantes del curso de enfermería.