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RESUMO: O uso de atividades lúdicas na educação é um recurso que favorece uma aprendizagem prazerosa e divertida. O ensino de um modo geral enfrenta dificuldade em alcançar seu objetivo essencial, uma aprendizagem realmente significativa, seja pela falta de recursos ou de interesse dos alunos na aprendizagem. Essa deficiência de aprendizagem é acentuada nas disciplinas de ciências da natureza (Física e Química). Neste estudo, propomos a construção e avaliação de um produto educacional que auxilia o ensino de Física Moderna no ensino médio, que o mesmo tenha potencialidade de significação. A elaboração e construção desse produto tem como referência a Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel, baseada na estrutura cognitiva do aprendiz. O produto educacional, resultado desta pesquisa, é um jogo de tabuleiro com o título de Jogo da Teoria da Relatividade, nele são abordados os conceitos da Teoria da Relatividade Geral e Restrita e os cientistas cujo estudo levou a sua definição. Este jogo foi aplicado nas turmas de terceira série do ensino médio no Centro de Educação de Tempo Integral Deputada Francisca Trindade, em que o pesquisador é docente desde 2005. Após o uso do jogo em sala de aula, foi aplicado um questionário com o intuito de avaliar sua eficiência como material potencialmente significativo. Os resultados apontam que o jogo apresenta as principais características de uma atividade lúdica (lúdico e frívolo) e os aspectos necessários para a sua caracterização como jogo educacional. Ainda é possível concluir que o jogo despertou o interesse do aluno pela Teoria da Relatividade e promoveu uma maior interação entre os discentes. Assim, esta pesquisa é útil, pois mostra que a aprendizagem pode ocorrer através de uma atividade lúdica, e que sua dinâmica pode ser usada para outras áreas de conhecimento. ABSTRACT: The use of playful activities in Education is a resource that favors the fun and enjoyable learning. The teaching generally face difficulties to reach the main objective, really a significant learning, either because the lack of resources or interest of students in the learning. This learning disability is accentuated in the Nature Science subjects (Physics and Chemistry). In this study, we proposed the construction and evaluation of a educational product that helps the Modern Physics teaching in high school. The elaboration and construction of this product have as reference the Significant Learning Theory by David Ausubel, based on the cognitive structure of the student. The educational production, result of this research, is a board game with the title of game of relative theory, in this are approached the concepts of general and restricted relativity as well as the scientists whose study caused its definition. This game was applied in the thirds grades in high school in Educational Center of Full Time Deputada Francisca Trindade, where the researcher is teacher since 2005. After the use of the game in classroom, it was applied a questioner with the objective to evaluate its efficiency as a really significant material. The results show that the game shows the main characteristics of a playful activity (playful and frivolous) and the aspects necessary to its characterization as a educational game. It is still possible conclude that the game awakened the interest of the student in Relativity Theory and promoted a great interaction among the students. So, this research is useful, because it show that the learning can happen through of playful activity, and the games can be used to other areas of knowledge. |
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