Abstract:
RESUMO: Este trabalho realiza uma análise da história de mulheres picoenses sertanejas e suas vivências pessoais e profissionais no período de 1940 até 2015. O objetivo é investigar a trajetória de vida das personagens trabalhadas, bem como analisar suas relações familiares, de trabalho, na arte, suas participações políticas, sociais e educacionais na cidade de Picos a partir da metade do século XX. Considera-se o lugar de fala dessas mulheres a cidade em que vivem suas experiências diversas. Por conseguinte, o trabalho contribuiu ao ampliar o leque de estudos historiográficos sobre a história das mulheres e suas participações socio-históricas no contexto picoense. As fontes utilizadas foram entrevistas colhidas com as colaboradoras, utilizando metodologias propostas pela História Oral para construção do trabalho, assim como os arquivos particulares das personagens, que incluem fotografias, documentos e livros. Dentre autores relevantes para a pesquisa, estão Lucília Delgado e Sônia de Freitas. Como referencial teórico foram utilizadas as obras A nova história das mulheres no Brasil, História das mulheres no Brasil, História e memória, o livro organizado por António Novoa Vida de professores, dentre outros que colaboram para compreensão da história das mulheres, gênero, história de vida, memória e educação. O recorte temporal escolhido se deu principalmente por causa da atuação profissional das mulheres professoras entrevistadas no período recortado. Conseguimos como principais resultados demonstrar a interrelação da história de vida dessas mulheres e suas atuações na áera da educação incomum a todas as mulheres estudadas. ABSTRACT: This paper analyses women from the city Picos‟ countryside and their personal and professional living in the period from 1940 to 2015. The focus of this work is to investigate the life trajectory of these people, as well as to investigate their family, work, art, political activeness, social, and educational relations in the city of Picos as from half of XX century on. It is approached on their current places, the city they live in numerous experiences. Therefore, this paper proposes broaden the historiographical studies on these women‟s history and their socio historic participations inside the city‟s context. The sources used were the interviews made with them, utilizing, as base, the Oral History for work construction, as well as private files from said interviewees, which included fotos, documents, and books. As of relevant authors to this research, they are Lucilia Delgado and Sônia de Freitas. As theoretical reference were utilized the works, to mention: A nova história das mulheres no Brasil, História das Mulheres no Brazil, História e memória (Respectively: “New History of Women in Brazil”, “History of Women in Brazil”, “History and memory”, free translations), and the one organized by António Novoa, “Vida de professores” (“Professors‟ lives”, free translation), among others that collaborate to better comprehend women‟s story, gender, life story, memory, and education. The timing chosen was due to the professional act of interviewed female professor. We managed, as main results, to demonstrate the correlation between these women‟s life stories and their roles in education area uncommon to all the studied women.