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RESUMO: Este trabalho apresenta como tema a construção identitária profissional docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo. A pesquisa parte da tese de que os processos formadores da prática educativa, os saberes, as vivências e as experiências desenvolvidas no espaço da Educação do Campo constituem-se elementos para a construção identitária profissional docente. A investigação desenvolveu-se por intermédio da pesquisa narrativa, com abordagem qualitativa, tendo como locus o curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Piauí, campus Senador Helvídio Nunes de Barros, cidade de Picos-PI, e conta com a participação de cinco professores do referido Curso. Os instrumentos para produção de dados foram: o memorial de formação e a realização de entrevistas semiestruturadas, ambos orientados por um roteiro. Para estruturação do enfoque teórico-metodológico, dentre os autores utilizados, destaca: Guedes-Pinto, Silva e Gomes (2008); Poirier, Clapier-Valladon e Raybaut (1999). O estudo tem como problema de pesquisa: Como acontece a construção identitária profissional dos docentes atuantes na Licenciatura em Educação do Campo? Desta questão decorre o objetivo geral: Investigar a construção identitária profissional do docente que atua na Licenciatura em Educação do Campo. Para desenvolvimento da discussão, foi necessária uma revisão de literatura sobre a Educação do Campo e sobre construção identitária profissional do professor, que se apoia em teóricos e em documentos oficiais que discutem essas temáticas: Bauman (2005), Brasil (2007, 2015), Caldart (2009), Dubar (2009), Hall (2014), Kaufmann (2004), Leite (2002), Silva (2014), Woodward (2014) e outros. Os dados produzidos se encontram organizados com base em categorias e subcategorias que surgiram da empiria e que são denominados: a) “Trajetórias Formativas do Professor Formador”, com a subcategoria “Formação inicial e continuada: elementos constitutivos da identidade”; b) “Concepções de Educação do Campo”, com a subcategoria “Escritura de si: tornar-se professor na/da LEDOC”; c) “Saberes camponeses mobilizados na prática educativa”; d) “Possibilidades e desafios na construção identitária profissional docente”. A partir da análise dessas categorias foi constatado que as experiências adquiridas no Curso, por meio da mobilização de saberes camponeses e da realização do Tempo Comunidade contribuem para a construção identitária profissional docente. O resultado alcançado confirma a proposição da tese no que diz respeitos aos elementos constitutivos da construção identitária profissional docente. ABSTRACT: This work presents as a theme the construction of professional teacher identity in the course of Licenciatura in Education of the Field. The research starts from the thesis that the processes that form the educational practice, the knowledge, the experiences and the experiences developed in the space of Field Education constitute elements for the professional identity teacher construction. The research was developed through a narrative research, with a qualitative approach, having as a locus the course of Licenciatura in Field Education, Federal University of Piauí, Senador Helvídio Nunes de Barros campus, city of Picos-PI, and counts on the five professors of this Course. The instruments for data production were: the training memorial and semi-structured interviews, both guided by a script. For the structuring of the theoretical-methodological approach, among the authors used, it stands out: Guedes-Pinto, Silva and Gomes (2008); Poirier, Clapier-Valladon and Raybaut (1999). The study has as a research problem: How does the construction of professional identity of teachers working in the Field Education Degree? From this issue the general objective is: To investigate the professional identity construction of the teacher who works in the Degree in Field Education. In order to develop the discussion, it was necessary to review the literature on the field education and on the professional identity construction of the teacher, which is based on theorists and official documents that discuss these themes: Bauman (2005), Brazil (2007, 2015), Caldart (2009), Dubar (2009), Hall (2014), Kaufmann (2004), Milk (2002), Silva (2014), Woodward (2014) and others. The data produced are organized on the basis of categories and subcategories that emerged from the empiric and which are called: a) "Formative Trajectories of the Teacher Trainer", with the subcategory "Initial and continued formation: constitutive elements of the identity"; b) "Conceptions of Field Education", with the subcategory "Writing itself: becoming a teacher in LEDOC"; c) "Knowing peasants mobilized in educational practice"; d) "Possibilities and challenges in the construction of professional teacher identity". From the analysis of these categories, it was verified that the experiences acquired in the Course, through the mobilization of peasant knowledge and the accomplishment of the Community Time contribute to the construction of professional teacher identity. The result achieved confirms the proposition of the thesis in regards to the constituent elements of the professional identity teacher construction. RESUMEN: Este trabajo presenta como tema la construcción identitaria profesional docente en el curso de Licenciatura en Educación del Campo. La investigación parte de la tesis de que los procesos formadores de la práctica educativa, los saberes, las vivencias y las experiencias desarrolladas en el espacio de la Educación del Campo se constituyen elementos para la construcción identitaria profesional docente. La investigación se desarrolló por intermedio de la investigación narrativa, con abordaje cualitativo, teniendo como locus el curso de Licenciatura en Educación del Campo, de la Universidad Federal de Piauí, campus Senador Helvídio Nunes de Barros, ciudad de Picos-PI, y cuenta con la. la participación de cinco profesores de dicho Curso. Los instrumentos para la producción de datos fueron: el memorial de formación y la realización de entrevistas semiestructuradas, ambos orientados por un guión. Para la estructuración del enfoque teórico-metodológico, entre los autores utilizados, destaca: Guedes-Pinto, Silva y Gomes (2008); Poirier, Clapier-Valladon y Raybaut (1999). El estudio tiene como problema de investigación: ¿Cómo sucede la construcción identitaria profesional de los docentes actuantes en la Licenciatura en Educación del Campo? De esta cuestión se deriva el objetivo general: Investigar la construcción identitaria profesional del docente que actúa en la Licenciatura en Educación del Campo. Para el desarrollo de la discusión, fue necesaria una revisión de literatura sobre la Educación del Campo y sobre construcción identitaria profesional del profesor, que se apoya en teóricos y en documentos oficiales que discuten esas temáticas: Bauman (2005), Brasil (2007, 2015), Brasil, Y en el caso de que no se conozcan los resultados de la encuesta. Los datos producidos se encuentran organizados con base en categorías y subcategorías que surgieron de la empiria y que se denominan: a) "Trayectorias Formativas del Profesor Formador", con la subcategoría "Formación inicial y continuada: elementos constitutivos de la identidad"; b) "Concepciones de Educación del Campo", con la subcategoría "Escritura de sí: convertirse en profesor en la LEDOC"; c) "Saberes campesinos movilizados en la práctica educativa"; d) "Posibilidades y desafíos en la construcción identitaria profesional docente". A partir del análisis de esas categorías se constató que las experiencias adquiridas en el Curso, por medio de la movilización de saberes campesinos y de la realización del Tiempo Comunidad contribuyen a la construcción identitaria profesional docente. El resultado alcanzado confirma la proposición de la tesis en lo que se refiere a los elementos constitutivos de la construcción identitaria profesional docente. |
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