Abstract:
RESUMO: A atuação efetiva do cirurgião-dentista na atenção primária à saúde deve se basear na garantia de acesso a todas as pessoas e na escuta e resolução dos problemas de saúde do usuário de forma qualificada. Tal efetividade é alcançada mediante execução do acolhimento. Práticas de acolhimento na odontologia podem ser consideradas imprescindíveis à melhoria da assistên-cia, pois ao executá-las, o cirurgião-dentista possibilita a criação de vínculo entre o paciente e a equipe odontológica. O estudo objetivou avaliar o acolhimento prestado pelos cirurgiões- dentistas a partir da perspectiva dos usuários da Estratégia Saúde da Família. Trata-se de um estudo avaliativo, transversal, realizado no período de outubro a dezembro do ano de 2017. Participaram da pesquisa 214 usuários dos serviços odontológicos da Estratégia Saúde da Família do município de Teresina-Piauí. Os dados foram coletados utilizando o instrumento de avaliação da atenção primária (Primary Care Assessment Tool-Saúde Bucal) que permitiu investigar as variáveis: perfil sociodemográfico, grau de afiliação e atributos do acolhimento. Os dados foram analisados no Statistical Package for the Social Sciences (SPSS®), versão 18.0. As variáveis quantitativas foram descritas pelas medidas de média, desvio padrão e me-diana, além dos valores mínimo e máximo; as variáveis qualitativas foram analisadas em ter-mos de frequências simples e relativas. A média das notas atribuídas pelos usuários, classifi-caram o atributo “Acesso de primeiro contato” como bom (média 8,2) e os atributos “Orienta-ção familiar” (média 6,6) e “Longitudinalidade” (média 6,0) como regulares. A análise da classificação destes atributos, permitiu avaliar, segundo a percepção dos usuários, o acolhi-mento executado pelos cirurgiões-dentistas como regular. O bom “Acesso de primeiro conta-to” ressalta eficácia no ingresso do usuário aos serviços odontológicos primários e no enca-minhamento deste para os serviços de maior complexidade, em contrapartida uma “Orienta-ção familiar” e “Longitudinalidade” regulares, enfatizam falhas no processo de comunica-ção/interação profissional/paciente. Os achados permitem concluir que apesar do vínculo existente entre cirurgiões-dentistas e usuários, os profissionais avaliados necessitam desen-volver aspectos cognitivos, afetivos e comportamentais inerentes ao acolhimento, tais como diálogo e escuta qualificada, bem como, incorporá-los na rotina do atendimento odontológico. ABSTRACT: The effective performance of the dentist in primary health care should be based on ensuring access to all people and on hearing and solving the patient's health problems in a qualified manner. Achieving such a level of effectiveness requires the professional, the exercise of competences as the user embracement. User embracement practices in dentistry may be con-sidered essential to the improvement of care, because in performing them, the dentists can create a bond between the patient and the dental team. The aim of this study was to user em-bracement provided by dentists from the perspective of the users. This is a cross-sectional evaluative study carried out between October and December 2017. The study was attended by 214 users of the Dental Health Services of the Teresina-Piauí municipality. The data were collected using the Primary Care Assessment Tool that allowed investigating the variables: sociodemographic profile, degree of affiliation and attributes of the user embracement. The data were analyzed in the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS®), version 18.0. Quantitative variables were described by mean, standard deviation and median deviations, in addition to the minimum and maximum values; the qualitative variables were analyzed in terms of simple and relative frequencies. The average of the scores attributed by the users ranked the attribute "First contact access" as good (mean 8.2) and attributes "Family orienta-tion" (mean 6.6) and "Longitudinality" (mean 6.0) as regulars. The analysis of the classifica-tion of these attributes allowed us to evaluate, according to the perception of the users, the user embracement performed by dentists as regulars. The good "first contact access" empha-sizes effectiveness in the user's access to primary dental services and in the referral to more complex services; in contrast to a regular "Family Orientation" and "Longitudinality", empha-size failures in the process of communication / professional / patient interaction. The findings also show that, in spite of the link between dentists and users, the evaluated professionals need to develop cognitive, affective and behavioral aspects inherent to the user embracement, such as dialogue and qualified listening, as well as incorporating them into the routine of den-tal care.