Abstract:
RESUMO: O presente estudo apresenta uma pesquisa sobre a prática pedagógica no contexto formativo da Educação de Jovens e Adultos, em articulação com a Andragogia e Teoria Experiencial. Vincula-se à Linha de Pesquisa Formação Docente e Prática Educativa, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd), e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais da Educação (NIPPC), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Analisa a prática pedagógica tendo como referência as necessidades formativas do professor e dificuldades de aprendizagem dos jovens e adultos estudantes. Para ser desenvolvida, contou com a participação de professores e jovens e adultos estudantes da rede estadual de ensino de Teresina, Piauí. O referencial teórico metodológico configura-se como uma pesquisa-ação colaborativa. A opção pela abordagem colaborativa justifica-se porque se aplica ao objeto de estudo, visto que possibilita uma visão sistêmica dos sujeitos implicados no processo. O interesse pela temática deriva-se do constante refletir sobre a EJA e a necessidade de mudança da prática, evidenciada na pesquisa de mestrado, acentuando-se quando se vivenciam diferentes experiências e convivências nas escolas municipais, por meio dos projetos de extensão que promovem a formação continuada de professores. Essas inquietações deram origem à questão norteadora do estudo: como a prática pedagógica de professores, fundamentada nos princípios da Andragogia e da Teoria Experiencial de Kolb, contribui para aprendizagem de pessoas jovens e adultas nos anos iniciais do ensino fundamental? Tem como objetivo geral analisar como a prática pedagógica do professor, a partir dos princípios andragógicos e da Teoria Experiencial de Kolb, contribui para a aprendizagem de pessoas jovens e adultas nos anos iniciais do ensino fundamental. Teoricamente, fundamentam-se em pressupostos que consideram a EJA e seus diferentes aspectos, consubstanciados nos estudos de autores que debatem a compreensão das estratégias de ensino e aprendizagem a partir da Andragogia e Teoria Experiencial, o contexto, a formação e os sujeitos, tais como Knowles (2009), Finger; Asún (2003), De Aquino (2007), Kolb (1984, 2014), Freire (1987), Moura (2003, 2015), Baquero (2004), Barcelos (2010), Paiva (2003), entre outros. Para a produção das informações, os procedimentos metodológicos adotados foram empregados o questionário, a entrevista e a formação continuada realizada na
escola, lócus do estudo. Para a organização das informações e sua análise, utilizou-se como orientação teórica as concepções de Bardin (2009), Pêcheux (2008, 2009, 2012), Maingueneau (1997), Fairclough (2008), Orlandi (2003), Gracia (2004), entre outros. Os resultados mostraram a transformação da prática e a construção de conhecimento por meio da formação continuada. Concluiu-se que a formação continuada demonstrou empiricamente que as novas estratégias de ensino e aprendizagem, criadas pelos professores e realizadas no espaço da sala de aula, com base na Andragogia e Teoria Experiencial de Kolb, favoreceram a melhoria da qualidade do ensino ofertado aos jovens e adultos. ABSTRACT: The present study presents a research on Pedagogical Practice in the formative context of Youth and Adult Education and its articulation with Andragogy and Experiential Theory. It is linked to the Research Line: Teacher Training and Educational Practice of the Graduate Program in Education and to the Interdisciplinary Center for Research in Curricular Practices and Training of Education Professionals (NIPPC), Federal University of Piauí. It analyzes the pedagogical practice with reference to the teacher training needs and learning difficulties of young and adult students. In order to be developed it counted with the participation of teachers and young people and adults students of the state education network of Teresina Piauí. The theoretical methodological framework is a collaborative action research. The option for the collaborative approach is justified because it applies to the study object, since it allows a systemic view of the subjects involved in the process. The researcher's interest stems from the constant reflection on the EJA and the need to change the practice, evidenced in the master's research, accentuating itself when experiencing different experiences and coexistence in the municipal schools, through the extension projects that promoted the continuous formation of teachers. These concerns gave rise to the guiding question of the study: how does pedagogical practice of teachers, based on the principles of Andragogy and Experiential Theory of Kolb, contribute to the learning of young people and adults in the initial years of elementary school? With the general objective of analyzing how the pedagogical practice of the teacher, based on the andragógica principles and the Experiential Theory of Kolb, contributes to the learning of young people and adults, in the initial years of elementary education. Theoretically they are based on assumptions that consider the EJA and its different aspects, in scholars who debate the understanding of teaching and learning strategies from Andragogy and Experiential Theory, context, training and subjects, such as Knowles (2009) , Finger; Asún (2003), De Aquino (2007); Kolb (1984, 2014), Freire (1987); Moura (2003, 2015), Baquero (2004), Barcelos (2010), Paiva (2003), among others. For the production of the information, the methodological procedures adopted were the questionnaire, the interview and the continued formation in the school, the locus of the study. For the organization of the information and its analysis, the conceptions of Bardin (2009), Pêcheux (2008, 2009, 2012), Maingueneau (1997), Fairclough (2008), Orlandi (2003), Gracia), among others. The results point to the transformation of practice and construction of knowledge through continuous training. It is concluded that continuing education empirically demonstrated that the new strategies of teaching and learning, created by teachers and carried out in the classroom space, based on Kolb's Andragogy and Experiential Theory, favored the improvement of the quality of teaching offered to the students. young people and adults. RESUMÉ: El presente estudio presenta una investigación sobre la Práctica pedagógica en el contexto formativo de la Educación de Jóvenes y Adultos y su articulación con la Andragogia y la Teoría Experiencial. Se vincula a la Línea de Investigación: Formación Docente y Práctica Educativa del Programa de Postgrado en Educación y al Núcleo Interdisciplinario de Investigación en Prácticas Curriculares y Formación de profesionales de la Educación (NIPPC), de la Universidad Federal de Piauí. Se analiza la práctica pedagógica teniendo como referencia las necesidades formativas del profesor y dificultades de aprendizaje de los jóvenes y adultos estudiantes. Para ser desarrollada contó con la participación de profesores y jóvenes y adultos estudiantes de la red estatal de enseñanza de Teresina Piauí. El referencial teórico metodológico se configura como una investigación-acción colaborativa. La opción por el enfoque colaborativo se justifica porque se aplica al objeto de estudio, ya que posibilita una visión sistémica, de los sujetos implicados en el proceso. El interés de la investigadora deriva del constante reflejo sobre la EJA y la necesidad de cambio de la práctica, evidenciada en la investigación de maestría, acentuándose cuando vive diferentes experiencias y convivencias en las escuelas municipales, a través de los proyectos de extensión que promovieron la formación continuada profesores. Estas inquietudes dieron origen a la cuestión orientadora del estudio: ¿Cómo contribuye la práctica pedagógica de profesores, fundamentada en los principios de la Andragogia y de la Teoría Experiencial de Kolb, contribuye al aprendizaje de personas jóvenes y adultas en los años iniciales de la enseñanza fundamental? Con el objetivo general de analizar cómo la práctica pedagógica del profesor, a partir de los principios andragógicos y de la Teoría Experiencial de Kolb, contribuye al aprendizaje de personas jóvenes y adultas, en los años iniciales de la enseñanza fundamental. En teoría, se basan en supuestos que considere la EJA y sus diferentes aspectos, en estudiosos que debaten la comprensión de las estrategias de enseñanza y aprendizaje a partir de la Andragogia y la Teoría Experiencial, el contexto, la formación y los sujetos, tales como Knowles (2009) , Finger; Asun (2003), De Aquino (2007); Kolb (1984, 2014), Freire (1987); (2003, 2015), Baquero (2004), Barcelos (2010), Paiva (2003), entre otros. Para la producción de las informaciones los procedimientos metodológicos adoptados fueron el cuestionario, la
entrevista y la formación continuada realizada en la escuela, locus del estudio. Para la organización de las informaciones y su análisis, se utilizó como orientación teórica las concepciones de Bardin (2009), Pêcheux (2008, 2009, 2012), Maingueneau (1997), Fairclough (2008), Orlandi (2003), Gracia (2004), entre otros. Los resultados apuntan a la transformación de la práctica y la construcción de conocimiento a través de la formación continuada. Se concluye que la formación continuada, demostró empíricamente que las nuevas estrategias de enseñanza y aprendizaje, creadas por los profesores y realizadas en el espacio del aula, con base en la Andragogia y la Teoría Experiencial de Kolb, favorecieron la mejora de la calidad de la enseñanza ofrecida a los alumnos jóvenes y adultos.